O vereador Júnior Tércio (Podemos) usou a tribuna virtual da Câmara do Recife, nesta terça-feira (26), para agradecer à Prefeitura da cidade por atender ao seu requerimento e dar início a serviços de infraestrutura no Córrego da Areia, no bairro da Macaxeira. Ao mesmo, o parlamentar cobrou a conclusão destas obras.
10
Na última segunda-feira (25), a Câmara do Recife promoveu uma audiência pública a respeito da construção da ponte Monteiro-Iputinga, que deve ligar as Zonas Oeste e Norte da capital. Requerido pelo vereador Alcides Cardoso (DEM), o debate abordou, principalmente, a questão da desapropriação da população da área afetada pela obra. Durante a reunião plenária desta terça-feira (26), o parlamentar fez uso da tribuna virtual para repercutir alguns pontos da discussão.
O requerimento que concede voto de aplauso em favor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco (OAB-PE), em razão da colocação de placas que respeitam a identidade de gênero de pessoas trans (transsexuais/travestis/transgênero) nos banheiros da sede da instituição, de autoria conjunta da vereadora Dani Portela (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), gerou um amplo debate na Câmara do Recife e foi defendido pela autora da proposição. O requerimento foi aprovado na Casa, durante a reunião Ordinária virtual desta terça-feira (26).
A Câmara do Recife aprovou, neste terça-feira (26), um requerimento de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), que concede voto de aplauso à seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por instalar placas que respeitam a identidade de gênero das pessoas nos banheiros de sua sede. Durante o debate, o vereador Osmar Ricardo (PT) se pronunciou para demonstrar apoio à proposta e criticar expressões usadas pelo vereador Júnior Tércio (Podemos) para se contrapor à proposta. Em outro momento da reunião, o vereador apoiou um requerimento de Liana Cirne (PT) contra notícias falsas em relação ao Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).
Presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião online, na manhã desta quarta-feira (27). Acompanharam o encontro, os vereadores Paulo Muniz (SD), vice-presidente, e Eduardo Marques (PSB).
Criada em 2007 com a promessa de criar o sistema público de rádio e televisão, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) corre o risco de ser privatizada por meio do Programa Nacional de Desestatização o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para discutir esse tema e ressaltar a importância da democratização da comunicação, o vereador Ivan Moraes (PSOL) requereu à Câmara do Recife a realização de uma reunião pública, promovida nesta quarta-feira (27) por videoconferência. O debate contou a com a participação da deputada estadual Teresa Leitão (PSB) e de setores mobilizados contra a privatização da Empresa.
Autora do projeto de lei (PLO) número 325/2021, que institui a campanha “Vida no Trânsito: Pedestre Idoso Seguro”, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) realizou reunião pública virtual, na tarde desta quarta-feira (27), para aprimorar a matéria legislativa que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife. Para debater o tema, a parlamentar reuniu nove representantes da sociedade civil, especialistas em trânsito e autoridades da área.
A Legião de Maria completou 100 anos de existência e o vereador Felipe Alecrim (PSC) promoveu uma reunião solene para celebrar o aniversário da associação. O evento foi transmitido via videoconferência na manhã desta quinta-feira (28), direto do plenarinho da Casa de José Mariano. Fizeram parte da mesa da solenidade, o padre Antônio Diego, diretor espiritual da Legião de Maria; Flávio Antônio da Silva, presidente do Senatus de Recife que atua nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, além de Fernando de Noronha; e Evangelina Pessoa, presidente da Cúria que atua na paróquia da Torre e da Madalena. O vereador Fred Ferreira (PSC) presidiu os trabalhos.
A proposta orçamentária para o município no Recife para 2022 (Lei Orçamentária Anual, LOA) e as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para as despesas no próximo ano (o Plano Plurianual, PPA) receberam uma quantidade recorde de emendas dos vereadores. Ao final do prazo para recebimento das propostas, nesta quarta-feira (27), o Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife contabilizou um total de 944 emendas, fato inédito na história da Casa de José Mariano.
Na manhã desta quinta-feira (28), a Comissão Especial Suprapartidária para Acompanhar a Situação das Famílias do Edifício Holiday, da Câmara do Recife, realizou uma visita técnica ao Edifício para acompanhar de perto a real situação do imóvel e traçar possíveis medidas que o Poder Legislativo pode tomar para ajudar os antigos moradores. Além do presidente do colegiado, vereador Osmar Ricardo (PT), acompanharam a atividade, os vereadores Zé Neto (PROS), Paulo Muniz (SD) e Chico Kiko (PP). A visita foi acompanhada também por representantes de engenharia, arquitetura e da Prefeitura da cidade.
O termo “urbanismo social” se tornou conhecido desde que foi usado pela primeira vez em Medellin, na Colômbia, como estratégia de intervenção urbana visando a transformação da realidade social dos bairros pobres da cidade. Na manhã desta sexta-feira (29), ele foi o tema da reunião virtual da Frente Parlamentar pelo Centro do Recife, que recebeu especialistas e representantes de entidades da sociedade civil para conversar sobre as políticas públicas de urbanização com foco na população, na qualidade de vida e na diminuição da desigualdade social.
Presidida pelo vereador Dilson Batista (Avante), a Comissão de Segurança Cidadã promoveu uma reunião nesta sexta-feira (29) para discutir os pareceres de matérias legislativas em tramitação. Em pauta, estavam o projeto de lei nº 271/2021, sobre a concessão do porte de arma de fogo para agentes da Guarda Municipal, e o projeto de resolução nº 27/2021, que tem como objetivo criar no Poder Legislativo a Frente Parlamentar para a Discussão Acerca da Concessão do Porte de Arma de Fogo aos Agentes de Segurança do Recife.