O vereador Alcides Cardoso (DEM) discutiu o requerimento de número 10603/2021, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), dirigindo solicitação para realizar uma audiência pública sobre o tema: “A (In) segurança nas ruas do Recife”. Aprovada pela unanimidade dos parlamentares, a audiência será realizada no dia 17 de novembro de 2021, das 14h às 17h.
10
A situação da orla de Boa Viagem foi tema de um discurso proferido pelo vereador Fred Ferreira (PSC) nesta segunda-feira (18), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. O parlamentar disse que a insegurança e a falta de investimentos na área afastam turistas, comerciantes e praticantes de esportes.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (18) um requerimento de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) que solicita à Polícia Militar a intensificação do policiamento ostensivo nas estações do metrô da capital. Durante a reunião plenária remota, o parlamentar discursou na tribuna virtual da Casa de José Mariano para pedir o reforço da Operação Linha Segura, implementada no início deste ano para enfrentar a insegurança crescente nas plataformas e trens do sistema.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (18), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 36/2021, que propõe novas mudanças na previdência dos servidores municipais. Dentre elas, está a migração de 729 segurados pelo fundo Recifin, em vias de extinção desde 1998, para o fundo Reciprev, criado para substituí-lo. Durante a discussão da proposta, a vereadora Dani Portela (PSOL) declarou seu voto contrário e disse que a alteração pode colocar a previdência municipal em risco.
A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta segunda (18), em duas votações, dois projetos de lei do Executivo (PLE) que visam conceder isenção de impostos para assegurar moradia adequada. Os textos foram aprovados por unanimidade e seguiram à sanção do prefeito, para publicação no Diário Oficial do Município.
Entre os desafios que os gestores de uma cidade histórica como o Recife se deparam está o de reconstituir a região central após um período de restrições sociais absolutas como o que a sociedade enfrentou, causadas pela pandemia de covid-19. Em reunião pública realizada por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (18), a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife debateu essa questão pela ótica do tema “Dinamização Econômica do Centro”, com foco em serviços que podem contribuir para a superação das desigualdades.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) agradeceu a gestão do prefeito João Campos (PSB) pela assinatura da ordem de serviço para requalificação da “Pracinha de Boa Viagem”, na Zona Sul da cidade. De acordo com o vereador na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (19), o papel da oposição é mostrar o que a Prefeitura às vezes não consegue enxergar, fazer requerimento e levar aos responsáveis pela execução.
A passagem do Dia Internacional pela Erradicação da Miséria foi lembrada pela vereadora Dani Portela (PSOL), na reunião plenária virtual realizada na manhã desta terça-feira (19), na Câmara Municipal do Recife. “Imagine vocês ouvir de uma mãe: o meu sonho é ser gente. Essa frase foi dita na semana passada pela paulista Rosângela Sibele, que foi presa em flagrante porque estava roubando dois pacotes de macarrão instantâneo, conhecido por miojo, dois refrigerantes e um refresco em pó. O valor total dessa mercadoria era de R$ 21. Rosângela tem cinco filhos e todos estavam com fome”, disse.
A vereadora Michele Collins (PP) manifestou indignação porque técnicos da Secretaria da Saúde do Recife estariam resistindo, segundo ela, a liberar um certificado para entidades do terceiro setor atestando o trabalho de excelência e gratuito prestado à população. “Sem esse documento, que é um termo de cooperação, as organizações não podem requerer a dispensa do pagamento de um tributo, cujo valor é revertido para investir em obras sociais da entidade”, afirmou a parlamentar.
O vereador Chico Kiko (PP) disse, durante reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (19), que, recentemente, teve um encontro com o prefeito João Campos sobre melhorias para o Recife e fez um pedido ao gestor municipal. “Nessa conversa fiz um apelo e três novas pontas serão criadas. Uma delas foi um pedido meu”, ressaltou o parlamentar.
O vereador Osmar Ricardo (PT) discutiu dois requerimentos de sua autoria na manhã desta terça-feira (19), durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife. Um trata de uma moção de repúdio ao presidente da Fundação Palmares e a outra proposição solicita transcrição nos anais da Casa de uma entrevista do governador Paulo Câmara.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 9939/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), que solicita averiguar práticas sistemáticas de violência obstétrica nas maternidades municipais e providências para combatê-las. O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar realizado nesta terça-feira (19), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida via videoconferência.
Na reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (19), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou cinco requerimentos de sua autoria que concedem votos de aplausos a pessoas e instituições. Destes reconhecimentos, três são ligados à educação, um à prevenção ao suicídio e o outro indicado ao secretário Executivo de Governo, Vitor Pinheiro. Na ocasião, a parlamentar fez breves observações sobre cada concessão.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) fez questão de ressaltar, na reunião plenária virtual da Câmara do Recife, nesta terça-feira (19), a solene que vai promover na próxima quinta, dia 21, às 15h, em homenagem ao Dia do Vereador. Ele disse que haverá a entrega do Prêmio Liberato Costa Júnior para ex-vereadores, em reconhecimento ao trabalho prestado à cidade.
A vereadora Dani Portela (PSOL) discutiu dois requerimentos de sua autoria, que foram aprovados, na reunião plenária virtual realizada na manhã desta terça-feira (19), na Câmara Municipal do Recife. Um deles foi o de número 9939/2021, dirigindo indicação à Secretária de Saúde para que averigue “práticas sistemáticas de violência obstétrica nas maternidades municipais e tome providências para combatê-las”.
O vereador Fabiano Ferraz (Avante) falou sobre a necessidade de reforço na segurança dos parques do Recife e seus arredores, na reunião plenária virtual, realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (19) . “Estou entrando com um requerimento nesta Casa solicitando que o prefeito João Campos amplie o efetivo nos postos da Guarda Municipal, bem como faço um apelo ao Governo do Estado para que a Polícia Militar também esteja em um número maior nestes locais de grande movimentação pública”, disse.
Na reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (19), a vereadora Michele Collins (PP) informou ter entrado com um pedido na Casa para criação da Frente Parlamentar pela Orla do Recife. De acordo com a vereadora, a Frente deve promover debates acerca da orla de Boa Viagem e arredores, com a participação de universidades e representantes da sociedade civil.
Durante a reunião plenária remota da Câmara Municipal desta terça-feira (19), a vereadora Liana Cirne (PT) reagiu a um discurso do deputado estadual de São Paulo Frederico D’Avila (PSL) proferido na última quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa paulista. Na ocasião, D’Ávila lançou ofensas contra autoridades da Igreja Católica, como o Papa Francisco e o arcebispo metropolitano de Aparecida, dom Orlando Brandes. De acordo com Cirne, seu mandato vai protocolar, na Casa de José Mariano, um voto de repúdio contra o deputado.
No mês passado, a Câmara do Recife aprovou uma solicitação para que a Prefeitura estudasse a possibilidade de criar um grupamento especial armado na Guarda Municipal. Nesta terça-feira (19), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) – que é o autor do requerimento nº 9129/2021 – repercutiu o tema durante a reunião plenária remota da Casa. Ele lembrou que o tema será debatido em uma audiência pública na próxima segunda-feira (25).
O plenário da Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (19) o requerimento nº 9939/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), que pede à Secretaria de Saúde da capital que averigue a existência de práticas sistemáticas de violência obstétrica nas maternidades municipais e tome providências para combatê-las. Durante a discussão da matéria, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que havia pedido vista do requerimento anteriormente, se posicionou contrariamente à proposta. De acordo com ele, o termo ‘violência obstétrica’ seria ofensivo à categoria médica.