Uma reunião solene foi realizada na noite desta terça-feira (5), na Câmara Municipal, para homenagear “as mulheres que orgulham a cidade do Recife”. A iniciativa foi do vereador Ebinho Florêncio (Podemos), que entregou certificados a 62 escolhidas pelo gabinete, representantes de diversos setores sociais. Na justificativa da solenidade, o parlamentar explicou que “para homenagear a mulher, é preciso considerar itens importantes como o contexto cultural e histórico, as conquistas alcançadas e as políticas públicas ainda carentes no cenário brasileiro. Nada mais delicado e adequado para definir esse ser humano como aquele que dissemina a luz, a alegria, a esperança e ser a matriz da humanidade — que só continua sendo humanidade — por causa da mulher, que é vida e gera a vida”.
12
Comemorado anualmente em 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo motivou a realização de uma solenidade na Câmara do Recife nesta quarta-feira (6). No evento, promovido por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), a Casa de José Mariano prestou homenagem ao Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (CREFONO 4), que fiscaliza a atividade desses profissionais nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu a reunião solene.
Na manhã desta quinta-feira (7), a Escola do Legislativo do Recife promoveu um Simpósio de Direito Digital em parceria com o Instituto de Pesquisa em Direito & Tecnologia do Recife (IP.rec) e com a Liga de Direito Digital, Tecnologia e Sociedade (LIGADDOS) da Faculdade de Direito do Recife (UFPE). O evento ocorreu no plenarinho e contou com a participação de servidores da Casa de José Mariano.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife realizou uma reunião extraordinária remota nesta quinta-feira (7) para discutir um aditivo ao parecer do projeto de lei do Executivo (PLE) nº 57/2023, que visa a promover mudanças na lei do Recentro. Presidido pelo vereador Samuel Salazar (MDB), o grupo aprovou o aditivo para acrescentar na zona de abrangência do plano de incentivos fiscais a região do bairro da Boa Vista que compreende a rua da Imperatriz, a praça Maciel Pinheiro e o pátio de Santa Cruz.
Para prestar homenagem à Escola Primeiro Passo e ao Colégio Grande Passo, que completam 30 anos de criação, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene na tarde desta quinta-feira (7), por iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). “É com orgulho e satisfação que celebro o aniversário dessas instituições que se firmaram como um verdadeiro ícone de inovação educacional na Zona Sul do Recife. Ao longo destas três décadas, a escola e o colégio desempenharam um papel crucial na formação de jovens confiantes e preparados para os desafios do futuro. Desde sua fundação em 1993, os ideais inovadores nortearam suas ações, tornando-as pioneiras na prática do socioconstrutivismo, fundamentadas nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky”, disse o parlamentar.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (11), durante a reunião plenária, para debater dois assuntos. O primeiro referiu-se à audiência pública que será realizada nesta terça-feira (12) e o outro tema levantado foi no sentido de repercutir a visita que o parlamentar fez à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Dois votos de aplausos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram citados pela própria parlamentar, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (11). O de número 13.150/2023 envia congratulações aos 119 anos da Festa do Morro da Conceição. E o de número 13.151/2023 ao Fórum de Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco, pela celebração dos seus 11 anos de existência.
O vereador Osmar Ricardo (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (11) para tratar de dois temas que têm sido alvos das preocupações dos servidores públicos municipais. De acordo com ele, foram relatados problemas no sistema de assistência à saúde destinado aos servidores da Prefeitura e seus dependentes, o SAÚDE-RECIFE. Outra questão repercutida pelo parlamentar foram as dúvidas relacionadas à implementação do ponto eletrônico no Executivo municipal.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) afirmou que a votação e aprovação do projeto de lei do Executivo (PLE) número 57/2023 representou, entre outras conquistas, a vitória de uma luta do seu mandato em favor da valorização da Rua da Imperatriz, localizada no centro do Recife. “Eu venho apoiando a luta de proprietários de imóveis daquela rua há um ano e sete meses. Eles sempre quiseram ser incluídos no plano de incentivos do Recentro”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).
A vereadora Liana Cirne (PT) debateu e aprovou dois requerimentos, de sua autoria, sendo um pedindo melhorias para uma escola pública municipal, que segundo ela está precisando de fiscalização da Secretaria de Educação; e o outro solicitando a manutenção de ciclofaixas para facilitar o deslocamento de pessoas que locomovem com bicicletas. “São requerimentos muito simples, de infraestrutura, mas nem por isso menos importantes para a população”, defendeu, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).
O vereador Ivan Moraes (PSOL) lembrou que ontem, dia 10 de dezembro, marcou mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que não se pode falar nos direitos garantidos fazendo uma distinção de valores entre eles. “Eles são universais, indivisíveis e interdependentes. Não tem como fazer valer um direito sem considerar que todos são fundamentais e importantes juntos”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).
Na tarde desta segunda-feira (11), a vereadora Michele Collins (PP) abordou o requerimento nº 13222/2023, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), dirigindo indicação à secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas para viabilizar a análise técnica, objetivando a contemplação da ação social no sentido de promover o acolhimento das pessoas em situação de rua que hoje ocupam a praça Jenner de Souza, bairro do Derby. O assunto foi tema da parlamentar na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) parabenizou o conjunto de vereadores da Câmara do Recife pelo empenho na inclusão da Rua da Imperatriz, localizada no centro comercial, dentro dos benefícios fiscais previstos para a alteração do Recentro e cujo projeto de lei – o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 57/2023 – foi aprovado nas reuniões plenária e extraordinária realizadas na manhã desta segunda-feira (11). “Com a alteração, feita através de emenda ao projeto de lei, quem ganha é o Recife e o seu povo. Quero poder voltar a andar naquela rua como antigamente, com muita gente transitando. Queremos que a rua volte a ser o como era. E isso será possível graças a cada vereador e vereadora, assim como ao prefeito João Campos”.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou a Festa do Morro da Conceição, que aconteceu na sexta-feira (8), na Zona Norte da cidade. Ele também apontou denúncias feitas por moradores da localidade sobre a falta de água na região. “De um canto a outro enquanto subíamos o Morro da Conceição, as pessoas estavam numa só grita, que era a pergunta: cadê a minha água?”, disse.
O vereador Paulo Muniz (SD) repercutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara da Câmara Municipal desta segunda-feira (11), a 1ª Olimpíada de Matemática do Recife (OMR), promovida pela Secretária Municipal de Educação, que aconteceu na semana passada. O parlamentar expressou ter se emocionado durante o evento ao ver o sorriso e a felicidade dos seis alunos mais bem colocados em cada categoria, que ganharam, junto a dois professores e uma gestora, uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos. “Era impossível não se emocionar a cada nome chamado, a cada alegria, a cada desejo cumprido vendo o orgulho das mães”, disse.
A vereadora Aline Mariano (PP) destacou o requerimento de sua autoria que concede voto de aplauso e congratulações à instituição Mães e Anjos Azuis, pela excelência na promoção da inclusão social e escolar de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), a parlamentar também aproveitou a aprovação do requerimento e destacou outros assuntos relacionados à saúde mental, como a sanção de um projeto de lei de sua autoria.
A votação do projeto de lei do Executivo nº 57/2023, que promove mudanças na lei do Recentro, motivou um discurso do vereador Samuel Salazar (MDB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). Líder do governo e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Casa, Salazar defendeu a aprovação de um parecer da CFO ao projeto de lei, visando a incluir três locais do bairro da Boa Vista – a rua da Imperatriz, a praça Maciel Pinheiro e o pátio de Santa Cruz – na lista de beneficiados do plano de incentivo fiscal. Na ocasião, o plenário aprovou o projeto de lei nº 57/2023, com as alterações propostas pela Comissão, em primeira e segunda discussões.
O desabastecimento de água nas áreas periféricas do Recife foi o tema da audiência pública promovida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), nesta segunda-feira (11), no plenarinho. “O propósito é de reunir representantes do poder público, órgãos reguladores, especialistas em gestão hídrica e, principalmente, os moradores das áreas impactadas”, justificou o parlamentar.
Com um trabalho dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência através da promoção da inclusão, quebra de barreiras e construção de uma sociedade mais justa e equitativa, 32 organizações foram homenageadas nesta segunda-feira (11), na Câmara do Recife, por iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL). “A reivindicação de direitos a partir da organização popular trouxe uma série de avanços para nossa legislação, como, por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, a inclusão de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial nos estabelecimentos de ensino que possibilitam desenhar um caminho mais inclusivo e justo para essas pessoas”, disse.
Para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, os alunos do quarto período do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram a Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (12). Eles foram recebidos pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), terceiro vice-presidente, que falou da rotina da Casa de José Mariano, das atividades parlamentares e dos projetos que interferem na vida da população. Na visita, os estudantes foram mediados por representantes da ONG Embaixada Politize, que estimula o estudo da educação política de jovens.