Visita oficial à China repercutida na Câmara
Rinaldo Junior aproveitou o tempo da reunião durante o grande expediente - momento em que o vereador dispõe de 15 minutos para o pronunciamento. Ele disse que ficou lisonjeado pela indicação do presidente nacional do PSB, prefeito João Campos, e que ficou impressionado com as ações daquele país referentes à infraestrutura, educação, transporte, entre outras. “O que acontece na China é maravilhoso. Vimos as cidades esponjas e o seu conceito de urbanização nos mostra o caminho a ser tomado. A preocupação do governo chinês é grande porque as cidades poluem, mas o governo é o que mais tem feito para diminuir a poluição no seu ar. As praças, parques e a inteligência da reurbanização das áreas degradadas mostrou, na prática, que é possível reorganizar e urbanizar levando qualidade para quem mais precisa”.
O vereador comentou sobre as unidades de saúde chinesas e de como o lixo é organizado pelos próprios cidadãos. “Os idosos, por sua cultura, consomem muito remédio da medicina chinesa e todos eles já saem da consulta das unidades de saúde com o seu remédio manipulado no mesmo momento. Achei isso fantástico. Sobre a coleta seletiva do lixo, numa cidade como Pequim que é quase 10 vezes maior do que Recife, mostra que o caminho passa pela educação. Não se vê lixo na rua. O próprio cidadão coleta seu lixo, faz a separação e tem o processo de combustão desse lixo transformando-o em gás e energia elétrica. E isso é devolvido à população chinesa em forma de serviço”.
Rinaldo Junior também salientou que a acessibilidade é muito presente na China. “O povo chinês é acolhedor e eles são muito trabalhadores. Um país que tem um trânsito complicado, como o do Recife, mas eles escolheram encarar aumentando as vias, criando ciclofaixas, ciclovias e criando acessibilidade nas suas calçadas. Tudo isso pensando no pedestre. A grande revolução cultural que foi liderada por Mao Tsé-Tung, como lá chamam de Comandante, fez a abertura comercial, planificou a economia e mostrou que é possível servir ao povo. Aliás, esse é o tema do Partido Comunista Chinês: servir ao povo e pregar a verdade”.
Em aparte, Júnior de Cleto fez considerações sobre a missão internacional. “Rinaldo Junior representou cada um desta Casa e o Recife. Fomos bem representados e acompanhei as publicações nas redes sociais. Vimos as fábricas de veículos que hoje chegam aqui em nosso país. Foi uma grande experiência e vimos cada momento da viagem pela internet”.
Pequeno expediente - Durante o pequeno expediente da reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira, o vereador Rinaldo Junior também ocupou a tribuna da Casa e disse que, mesmo em viagem, acompanhou as reuniões plenárias da Casa. Ele reclamou de afirmações do líder do partido Novo, vereador Eduardo Moura, a respeito de ações do prefeito da cidade.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Rinaldo Junior no pequeno expediente.
Clique e assista ao pronunciamento do vereador Rinaldo Junior no grande expediente.
Em 11.11.2025