Notícias

“Durante muito tempo a gente se perguntou e perguntou quem mandou matar Marielle”, afirmou o vereador Ivan Moraes (PSOL), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), ao repercutir a prisão dos suspeitos de serem os mandantes da morte da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, neste domingo. Ele lembrou que, à época do assassinato, em março de 2018, subiu à tribuna para lamentar e denunciar o ocorrido, na tentativa de “ampliar a voz de quem luta por direitos humanos”, em prol de respostas sobre o caso.

Antes filiado ao partido Republicanos, o vereador Gilberto Alves agora faz parte do Partido Renovação Democrática (PRD). O parlamentar anunciou a troca de legenda nesta segunda-feira (25), na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária. Na ocasião, Alves teceu agradecimentos à antiga casa partidária e salientou as perspectivas do PRD para este ano eleitoral.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 1969/2024, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações para o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do(a) Idoso(a) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Nasci-HUOC). O núcleo promove a realização do ciclo anual de debates sobre os direitos da pessoa idosa com o tema "a minha cidade, o meu lazer: um recorte sobre a participação social no processo de envelhecimento".

O vereador Zé Neto (PROS) repercutiu o reconhecimento nacional obtido pelo Recife, no final de semana, que recebeu o primeiro lugar no Prêmio Brazilian Awards, na categoria Cidades Inteligentes, com o Eita Recife. “Temos muito a comemorar. A premiação foi anunciada durante um dos maiores eventos de inovação e tecnologia nacionais, o Smart City Expo Curitiba. Isso é motivo de orgulho”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (25).

O vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (25), durante reunião plenária, para ressaltar a lei municipal número 18709/2020, de sua iniciativa. A proposição instituiu a "Semana Municipal da Juventude" no Calendário Oficial de Eventos do Recife. “Exatamente agora, na última semana do mês de março, a lei tem como objetivos mostrar o potencial dos jovens enquanto sujeitos de direito e a importância da efetivação das políticas públicas de juventude", disse o parlamentar.

A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), concedeu a Medalha de Mérito José Mariano ao coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Fred Saraiva. Durante reunião solene, na manhã desta sexta-feira (22), sucederam-se discursos que exaltaram o seu trabalho e dedicação à corporação, nos últimos 31 anos. A solenidade foi conduzida pelo primeiro-secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PSB) e contou com a presença de integrantes e oficiais da PM, além de familiares e amigos do homenageado.

Uma audiência pública para tratar sobre as “Doenças Raras no Recife” foi realizada na manhã desta sexta-feira (22), no plenarinho da Casa, cuja iniciativa partiu do vereador Felipe Alecrim (PSC). Segundo o parlamentar, existem várias pessoas e entidades em luta na defesa dos direitos e de políticas públicas para as pessoas acometidas por alguma doença rara. “E essas pessoas necessitam de serviços especializados. No entanto, muitas vezes, não conseguem atendimento ou tratamento adequado para as suas necessidades”.

Sob a presidência do vereador Luiz Eustáquio (PSB), e com a presença do vereador Chico Kiko (PSB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta sexta-feira (22), por videoconferência, e aprovou um projeto de lei do Executivo (PLE). A proposta foi a de número 05/2024, que altera o §3º, inciso II, do artigo 4º da Lei Municipal nº 18.785, de 15 de março de 2021, para corrigir um erro material. A legislação mencionada para modificação dispõe sobre o Programa Crédito Popular do Recife.

Natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, a juíza de Direito Wilka Pinto Vilela recebeu o Título de Cidadã do Recife na noite desta quinta-feira (21), em reunião solene realizada na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PP). "Sentimos muita emoção em momentos como esse de agora: ver esta Casa conceder a uma mulher de destaque o título de cidadania pelos relevantes serviços prestados à nossa sociedade", disse a parlamentar. O plenário ficou repleto de amigos, familiares e autoridades do mundo jurídico. A reunião solene foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB).

Uma reunião solene promovida pela Câmara do Recife nesta quinta-feira (21) homenageou 37 mulheres que se destacam em diversos setores na capital pernambucana. O evento, realizado por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrou o trabalho desenvolvido por representantes de setores como a cultura popular, o Direito, a literatura e o ativismo social. A vereadora Natália de Menudo (PSB) presidiu a solenidade.