Notícias

Criado para difundir informações sobre o autismo, com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas afetadas pelo transtorno, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (10), em reunião solene realizada pelo vereador Ronaldo Lopes (PP). A solenidade, que foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (PL), homenageou 37 pessoas com a entrega de certificados, destacando autistas, familiares, instituições, grupos e entidades que lidam com o transtorno.

Eles são importantes como representantes do povo. Conhecem todos os problemas relativos às suas comunidades e funcionam como intermediários entre o Poder Público e o interesse da população de onde residem. Defendem as causas comunitárias e estimulam a organização política e social. Em reconhecimento ao papel que as lideranças comunitárias desempenham na sociedade, o vereador Almir Fernando (PSB) realizou reunião solene, na tarde desta terça-feira (9), em homenagem ao Dia Municipal do Líder Comunitário.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9), o vereador Felipe Alecrim (Novo), líder da bancada da oposição na Casa, fez diversas críticas a ações da Prefeitura. Ele reclamou de questões relacionadas à saúde, atendimento à pessoas em situação de rua, educação e gastos da gestão com publicidade.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para discutir três assuntos, na manhã desta terça-feira (9), durante a reunião plenária. Primeiro, ele solicitou da Prefeitura um cronograma de contratação de professores, incluídos no cadastro reserva, que foram aprovados no mais recente concurso público; em seguida, comemorou a decisão da demolição de um prédio no centro da cidade e, logo após, questionou o anúncio do leilão do Edifício Holiday.

Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes realizou reunião na tarde desta terça-feira (9), quando aprovou o projeto de lei do Executivo (PLE) número 8/2024, que dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados públicos que indica e dá outras providências. Além de 12 projetos de lei Ordinária (PLO) e cinco projetos de decreto legislativo (PDL). Participaram da reunião os vereadores Cida Pedrosa (PCdoB) e Hélio Guabiraba (PSB).

O vereador Davi Muniz (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (9), para criticar a gestão municipal e cobrar do Executivo ações e obras em comunidades do bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. “O povo ainda vive com lama e esgoto na porta de casa”, pontuou.

O vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB), rebateu críticas que foram feitas à gestão do prefeito João Campos à frente da Prefeitura do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (9). A defesa teve como objetivo contestar as acusações do vereador Felipe Alecrim (Novo), para quem a gestão municipal sobrevive graças ao marketing. “Eu fico abismado quando um parlamentar sobe à esta tribuna e repete que qualquer um viraria show de popularidade com o plano de marketing que a Prefeitura tem. O marketing é feito em cima de obras que existem, que o povo toca, que o povo usa”, contra-argumentou Rinaldo Junior.

Um conjunto de 56 requerimentos, todos eles de sua autoria, foram discutidos em bloco pela vereadora Liana Cirne (PT), concedendo voto de aplausos e congratulações a diversas pessoas, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril. As proposições foram aprovadas na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9). “Na semana passada, realizei uma reunião solene para homenagear várias pessoas. Fiz o mesmo em anos anteriores. Essas homenagens têm um valor emocionalmente importante para elas”, disse a parlamentar. Em outro momento da reunião Ordinária, Liana Cirne voltou à tribuna para falar sobre temas ligados à rede municipal de ensino.

Na manhã desta terça-feira (9), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento de sua autoria, de número 2898/2024 que faz uma indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que sejam criadas ou alteradas linhas de transporte complementar com objetivo de atender a demanda por transporte público dos moradores do bairro Ipsep, em especial nas áreas da Vila Mauricéia, Vila dos Bancários, Vila da Sudene, Rua Blumenau e Praça Maria Lúcia.

Por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara do Recife promoveu uma reunião pública na tarde desta segunda-feira (8), no plenarinho da Casa, para discutir o Sistema Nacional de Cultura (SNC), uma lei federal que foi sancionada pelo presidente Lula durante passagem no Recife, na semana passada. A legislação é uma política de estado que visa promover políticas públicas de cultura nos municípios. Segundo a parlamentar, o objetivo da reunião foi explanar o SNC na tentativa de compreender o seu funcionamento para que seja aplicado na cidade.