A criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersex (LGBTI+) foi pauta de uma reunião da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal promovida nesta quarta-feira (18). No encontro, que ocorreu de forma remota, o colegiado acatou o parecer pela aprovação dado ao projeto de lei do Executivo nº 12/2022, que trata da matéria. A Comissão é presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB).

Todos sabiam do princípio de que esta é “a casa do povo”, mas desconheciam que podiam entrar no prédio. Tinham curiosidade, desejavam conhecê-lo, mas faltava a oportunidade. Achavam que o monumento histórico, que tem 100 anos, era “chique demais”, localizado dentro de um cartão postal do centro do Recife, o Parque 13 de Maio. Eram 9h30 da manhã desta quarta-feira (18) quando os alunos do 1º ano da Escola de Referência do Ensino Médio (Erem) Sizenando Silveira pisaram pela primeira vez no interior da Câmara Municipal. Foram recebidos pelo presidente Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), que conversou com os estudantes por uma hora e meia. “Estou muito feliz com a visita; tive a oportunidade de conversar, explicar o funcionamento da casa e tirar dúvidas”, afirmou o parlamentar.

A vereadora Michele Collins (PP) promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião pública, no plenarinho, com a finalidade de debater sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “A data escolhida foi 18 de maio, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.970, em razão do crime ocorrido em 1973, conhecido como o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos de idade foi brutamente assassinada depois de ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo”, explicou a parlamentar.

A implantação do Núcleo de Apoio ao Terceiro Setor no Recife, proposto pelo projeto de lei Ordinária número 348/2021, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife, durante reunião, nesta quarta-feira (18). Além do presidente do colegiado, vereador Luiz Eustáquio (PSB), esteve presente o vereador Zé Neto (PROS).

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se nesta quarta-feira (18), e aprovou, com três emendas modificativas e duas aditivas, o projeto de lei do Executivo 12/2022, que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersex (LGBTI+) e dá outras providências. Estiveram presentes o presidente do grupo, vereador Samuel Salazar (MDB), e os vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Aderaldo Pinto (PSB).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), representou o parlamento da capital pernambucana durante a cerimônia de inauguração da fábrica de porcelanas Tramontina Delta, realizada na manhã desta terça-feira (17). A planta está construída em um terreno com 66,2 hectares, localizada no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e irá fabricar utensílios de mesa, como xícaras, travessas e pratos, atendendo aos mercados nacional e internacional.

Em destaque ao Dia Internacional Contra a Homofobia, a vereadora Liana Cirne (PT) salientou dois requerimentos de sua autoria que tratam de empregabilidade para pessoas LGBTQIA+, transexuais e travestis. Na reunião Ordinária desta terça-feira (17), da Câmara do Recife, a parlamentar falou sobre a simbologia da aprovação dos pedidos na data de hoje.

Uma melhoria realizada pela Prefeitura do Recife no bairro do Sítio dos Pintos, Zona Norte da capital, rendeu elogios por parte do vereador Dilson Batista (Avante) nesta terça-feira (17). Na tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar agradeceu o Executivo pelo serviço de asfaltamento que beneficiou a comunidade Sítio São Braz. “Quero fazer um elogio e parabenizar o nosso prefeito João Campos (PSB) por realizar o sonho de moradores da comunidade”.

O vereador Zé Neto (PROS) fez questão de registrar, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (17), a importância do empreendimento imobiliário de moradia compartilhada no Bairro do Recife. “O lançamento foi na última terça-feira e o conceito inovador dialoga com o Bairro do Recife, sendo capaz inclusive de dinamizar mais a vida noturna da área e ainda oportunizar o surgimento de novos negócios. Ao todo, serão 225 apartamentos exclusivos para locação, por diária e temporadas, sejam curtas ou longas”, afirmou.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (17), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) criticou os gastos com viagens e cobrou mais transparência com as informações acerca dessas questões. Ele ressaltou ter apresentado à Casa de José Mariano o projeto de lei de número 117/2022, que institui a obrigatoriedade de os Poderes Executivo e Legislativo municipal divulgarem informações detalhadas a respeito dos deslocamentos aéreos realizados sob suas responsabilidades.