Notícias

Os concursos públicos do Recife, de 2019 e de 2024, destinados a Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (ASACE) foram discutidos em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (9), no plenarinho da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB). A audiência contou com a presença de representantes da Prefeitura, de sindicatos, além profissionais que aguardam a nomeação.

Dez dias depois do acidente de trânsito, que resultou na morte da ciclista Yelida do Nascimento Silva, 24 anos, uma comissão de vereadores, liderada por Luiz Eustáquio (PSB), recebeu os familiares e vizinhos da advogada, na Câmara Municipal do Recife, no final da manhã desta segunda-feira (9). Eles vieram pedir apoio do poder público e justiça para enfrentar o drama e o luto que estão lidando desde que foram surpreendidos com a notícia de que um caminhão atropelou a jovem que pedalava na Rua Petronila Botelho, no bairro do Arruda, Zona Norte. Yelida passou recentemente na primeira fase da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e deixou um filho autista.

Os constantes acidentes no trânsito do Recife, envolvendo ciclistas, foi o tema do discurso do vereador Luiz Eustáquio (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, (9). “Eles ocorrem todas as semanas e não sabemos mais o que fazer”, disse, anunciando que vai realizar uma audiência pública com representantes da Autarquia de Transito e Transportes Urbanos (CTTU), para debater o assunto. “No próximo ano, pretendo chamar a formação de uma comissão de vereadores para também debater esse tema”. Ele lamentou o acidente que resultou em morte da advogada Yelida do Nascimento Silva, 24 anos, na semana passada, e o que ocorreu hoje, na Avenida Caxangá, Zona Oeste, quando se deslocava para o trabalho. “Felizmente, Vitor Gomes dos Santos, de 26 anos, está vivo”.

Um relatório realizado pelo Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE) e entregue aos vereadores foi debatido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (9), durante a reunião Ordinária. O documento apresenta uma pesquisa realizada pelo sindicato nos oito distritos sanitários da cidade, e aborda questões como segurança nas unidades de saúde, investimento e necessidade de materiais. O tema foi discutido por diversos vereadores. As galerias do plenário estavam lotadas de profissionais da saúde com cartazes que solicitavam mais segurança nas unidades.

Questões relacionadas à segurança pública foram debatidas na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (9). O tema foi iniciado pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), que indicou a necessidade de mais transparência nos dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Em seguida, o vereador Ivan Moraes (PSOL) pontuou que o Recife é “uma das cidades que mais se mata no Brasil”, e que a prioridade da governadora Raquel Lyra “seria crimes contra o patrimônio”.

O vereador Almir Fernando (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (9) para salientar a necessidade das obras que mitigam os efeitos das chuvas nos morros e áreas alagáveis da capital. Durante o discurso na reunião plenária, ele repercutiu a conclusão de uma encosta definitiva na comunidade Subida do Toinho, no Alto da Brasileira, em Nova Descoberta. A obra, executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), beneficia cerca de cem moradores e foi entregue pela Prefeitura do Recife neste mês. “O prefeito da nossa cidade tem cuidado das questões tanto do alagamento quanto dos morros. A gente tem visto que não é como no passado, que se fazia apenas a barreira do morador que votava naquele prefeito, naquele vereador, naquele político”.

A importância cultural e econômica do Carnaval do Recife foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Zé Neto (PSB) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (9). O parlamentar aproveitou os anúncios feitos recentemente pela Prefeitura da capital sobre os festejos de 2025 para salientar a dimensão do Carnaval do Recife no cenário cultural brasileiro. Segundo o Poder Executivo, já estão confirmados uma prévia, inédita no Recife, com o bloco Bicho Maluco Beleza, bem como os nomes dos homenageados desta edição: a cantora Elba Ramalho, o cantor Marron Brasileiro e a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda. “Todos são símbolos da nossa cultura, cada um com a sua contribuição única para a música, a tradição e a identidade do Carnaval recifense”, disse Zé Neto. “Mais do que uma festa popular, o Carnaval do recifense é uma manifestação de resistência cultural, que mantem vivos os valores e as tradições, ao mesmo tempo que se reinventa a cada ano”.

Celebrado pelas comunidades evangélicas no segundo domingo do mês de dezembro, o Dia da Bíblia foi comemorado pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira (6), em reunião solene promovida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB). A Bíblia reúne livros sagrados que contém doutrinas, códigos, histórias de tradição judaica (que é o Antigo Testamento) e o Evangelho de Jesus Cristo (Novo Testamento). Desde 2001, a data integra o calendário cívico nacional, resultado da Lei número 10.335, aprovada naquele ano, de autoria do então deputado federal evangélico Eber Silva (RJ), pastor da Igreja Batista.

A Câmara Municipal do Recife homenageou 30 médicos da família nesta quinta-feira (5), em reunião solene para celebrar o Dia Nacional do Médico da Família, que acontece anualmente no dia 5 de dezembro. A consagração foi realizada por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB). A especialidade médica é uma das principais da atenção primária à saúde, com o acompanhamento dos pacientes ao longo da vida, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. O vereador Felipe Alecrim (Novo) presidiu a solenidade.

Sob a presidência do vereador Zé Neto (PSB) e com a presença da vereadora Michele Collins (PP) e dos vereadores Chico Kiko (PSB) e Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (5), por videoconferência. O colegiado analisou e aprovou 11 proposições, entre projetos de lei Ordinária (PLO) e projetos de decreto legislativo (PDL).