Notícias

Uma reportagem do jornal Folha de Pernambuco, publicada no último domingo, sobre os problemas comuns vivenciados pelas cidades da Região Metropolitana de Recife (RMR), levou o vereador Raul Jungmann (PPS ) à tribuna nesta segunda-feira, 11. De acordo com o parlamentar, executivos da RMR estão se reunindo para tratar de questões comuns à região. “Se prestarmos atenção, os problemas do Recife não nascem, nem se resolvem apenas no Recife. Podemos citar o problema da mobilidade, do lixo, da água e da segurança, por exemplo”.

A votação nesta segunda-feira, 11, de nove vetos do Executivo a projetos de lei gerou intenso debate, especialmente, ao de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), líder do governo, de número 122/2011. A proposta dele prevê a colocação de iluminação pública nas passarelas da cidade. A votação suscitou dúvidas porque o vereador Carlos Gueiros (PTB) levantou a questão da inconstitucionalidade da proposta, uma vez que criava despesas e não havia dotação orçamentária específica. Segundo o parlamentar, além de gerar despesas para o município, ele não havia tomado conhecimento do parecer da Comissão de Legislação e Justiça, pois não constava da pauta do dia da Casa.

Para promover o debate sobre o papel do táxi como uma das soluções para a mobilidade urbana, o vereador Aerto Luna (PRP) lembrou na reunião plenária desta segunda-feira,11, que a situação do transporte e do trânsito no Recife aponta para crescimento insustentável da frota particular.

A vereadora Priscila Krause (DEM) questionou na tarde desta segunda-feira, 11, no plenário da Câmara do Recife, as exigências colocadas no edital de requalificação do Ginásio de Esportes conhecido como Geraldão. Segundo ela, a obra vem sendo cogitada desde o ano 2000, ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo, e a discussão foi retomada na gestão do ex-prefeito João da Costa, no entanto não saiu do papel, embora as licitações tenham sido efetivadas. A vereadora disse que anunciava com satisfação a divulgação do edital de licitação para a requalificação do Geraldão, há 15 dias, mas discordava das exigências técnicas colocadas.

O vereador Jurandir Liberal lembrou, na Tribuna de hoje (11), sobre os 10 anos da criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, a SEPPIR, e também lamentou a extinção da Diretoria de Igualdade Racial, no Recife. “Faz dez anos que a SEPPIR protagoniza a luta pela diminuição da desigualdade racial brasileira. Indicadores socioeconômicos de toda ordem, mostram uma melhoria nas condições de vida da população negra, bem como no acesso a serviços e direitos. A criação da Secretaria, a aprovação do Estatuto da Desigualdade Racial e os resultados encorajadores já revelados por algumas ações indicam um rumo positivo nas políticas públicas dos últimos anos”, disse.

Baseada em um estudo sobre brasões de armas ou escudos, a vereadora Michelle Collins vai apresentar um projeto de lei para modificar o brasão do Recife. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 11, véspera do aniversário de 476 anos da cidade. O símbolo do Recife é de autoria do escritor Mário Melo e do pintor Baltazar da Câmara e foi adotado em 1931.

O vereador Maguari (PSB) fez um alerta à Prefeitura e URB, no que se refere às obras do canal Guarulhos, localizado no bairro de Jardim São Paulo, durante a Reunião Plenária de hoje (11). “Faço meu alerta aqui nesta Tribuna porque se trata de um investimento altíssimo, na ordem de R$23 milhões, e assinada pelo ex-prefeito João da Costa (PT). Não estamos vendo a extensão do canal Guarulhos. O Presidente da URB, Nilton Mota, e o prefeito Geraldo Júlio precisam acompanhar de perto esta obra.”

No último dia 10 de março, o vereador Eduardo Chera comemorou aniversário e agradeceu as manifestações de carinho recebidas dos recifenses, na Tribuna de hoje (11). “As ruas de Brasília Teimosa e Pina, onde nasci e moro até hoje, mais uma vez foram cenário de gestos fraternos da população pela passagem do meu aniversário. Recebi diversos telefonemas, visitas, mensagens e também inúmeras faixas em diversos pontos de Brasília Teimosa, Pina e em vários bairros do Recife”. Chera se emocionou ao ler na Tribuna a carta que recebeu da filha, Safyra, de 6 anos, e foi aplaudido pelos colegas.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) apresentou aos colegas nesta segunda-feira, 11, o projeto de lei número 17/2013, de sua autoria, que trata da internação voluntária, involuntária e compulsória para dependentes químicos de álcool e drogas ilícitas no Recife. Para o vereador, existem casos em que a internação compulsória é a única alternativa de proteger o consumidor da droga, a família e a sociedade.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) relatou a visita que realizou ao Posto de Saúde da Família Prof. Alcides D’Àvila Codeceira, no Alto de José Bonifácio, durante Reunião Plenária desta segunda, (11). “No último dia 7, participei da visita ao PSF do Alto José Bonifácio, juntamente com o gerente de Atenção Básica, Arturo Jordan, o gerente geral de Administração e Finanças, Júlio Araújo, da prefeitura do Recife, e a gerente do Distrito, Fátima Silva. O objetivo foi constatar as reais condições em que se encontra a unidade de saúde daquela localidade, tomando como base o relatório entregue por mim e lideranças da comunidade ao Secretário de Saúde, Jailson Correia e ao prefeito Geraldo Júlio (PSB).