Notícias

Desde 1977, a Organização das Nações Unidas adotou o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. “Como não lembrar de tantas que reconstruíram suas casas durante a madrugada, após terem sido demolidas durante o dia na ocupação de Brasília Teimosa, terra onde nasci e moro até hoje”, questionou o vereador Eduardo Chera. O parlamentar fez um discurso no plenário na tarde desta quarta-feira, 06, sobre avanços e injustiças que marcam a vida de muitas mulheres.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) cobrou investimentos sociais por parte dos banqueiros responsáveis pelo jogo do bicho em Pernambuco, durante Reunião no Plenário, hoje (6). O jogo é considerado uma contravenção, logo não paga impostos. O vereador acredita que, em contrapartida, os lucros deveriam ser investidos nas comunidades. “O jogo é uma contravenção, mas ele existe e dá lucros muito altos, que não retornam para a sociedade”, argumentou o parlamentar. “Fui a São Paulo e ao Rio de Janeiro, conversei com os banqueiros, lá eles investem em ação social, implantam cursos de qualificação dos jovens, já que não pagam impostos”. Maguari quer saber o que está sendo feito dos recursos extraídos do jogo.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna no Pequeno Expediente desta quarta (6) para solicitar melhorias nas unidades de saúde do Recife. “Sabemos que o governo recebeu várias reclamações da população para a questão da saúde e prometeu a construção de três hospitais e cumpriu. Além disso, construiu 14 UPA’s, mas, mesmo assim, Geraldo Julio vem sendo cobrado. No Alto Jose Bonifácio, por exemplo, existe uma unidade de saúde da família, mas infelizmente tem apenas um médico”, analisou.

Fechada desde março do ano passado, a farmácia que funcionava na Unidade de Saúde da Família – EmocyKrause, no bairro da Torre, atendia em média mais de mil pessoas por semana. “Agora os pacientes que precisam de medicamentos controlados e de modo contínuo para o controle de doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo, precisam solicitar os remédios na USF da Iputinga”. Esse foi o desabafo do vereador Aderaldo Pinto na reunião plenária desta quarta-feira, 06. Ele fez um apelo ao prefeito do Recife para reabrir a farmácia.

A criação de uma Escola Legislativa, com o objetivo de contribuir para a formação técnica e política de vereadores, assessores e funcionários, será proposta pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife. A decisão foi tomada na reunião da comissão realizada na manhã desta quarta-feira, 6 de março. Os componentes da comissão também acataram sugestão do presidente, vereador Aerto Luna (PRP), de convidar o procurador Lêucio Lemos para realizar seminário, na segunda quinzena de março, para esclarecer dúvidas sobre trâmites, processos e técnicas legislativas.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), participou da solenidade de comemoração da Data Magna de Pernambuco, realizada na frente da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira. A comemoração existe há cinco anos por força de lei de autoria da deputada Terezinha Nunes e tem como objetivo “evocar e homenagear os heróis da Revolução Pernambucana de 1817, proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo Estado”.

Cerca de 30% das cracolândias do Recife são de mulheres. Um dado assustador e que remete a dois tipos de mães: as que perdem seus filhos para o crack e as que consomem crack. Com estes dados, a vereadora Michele Collins (PP) iniciou o discurso na tarde desta terça-feira, 05, para homenagear as mulheres pela passagem dos mais de cem anos do Dia Internacional da Mulher. Para ela, as mulheres ainda sofrem muitos preconceitos, principalmente se forem pobres, negras e agora dependentes de drogas. A bancada feminina da Câmara do Recife decidiu que vai apresentar discursos sobre temas variados durante todo este mês.

O vereador Jurandir Liberal (PT) alertou os colegas sobre pedidos de poda de árvores, que segundo ele devem ser precedidos de vistoria da prefeitura para atestar se realmente é necessária a retirada. Ele lembrou que a cidade já é carente de verde. Por isso, o parlamentar pediu para discutir requerimento de autoria do vereador Eurico Freire (PV) sobre a poda de uma árvore.

Os reforços e investimentos destinados às polícias civil e militar de Pernambuco foram os assuntos debatidos pelo vereador Estefano Menudo (PSB), durante a Reunião de hoje (5). “O governador Eduardo Campos (PSB) esteve na solenidade de encerramento do curso de formação dos policiais civis e militares no quartel do Derby, incrementando a segurança pública do estado com mais de 1.996 policiais, sendo 1.375 militares e 616 civis, investindo mais de R$ 20 milhões no curso de formação”, disse. Menudo citou dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) com os valores investidos anualmente para a segurança em PE. “Foram dois bilhões e seiscentos milhões, sendo dois bilhões e cem milhões com pagamento de salários dos funcionários. E cem milhões com investimento em compras de equipamentos e construção”.

“Pensei que os anos de chumbo da ditadura haviam terminado, mas no Porto do Recife ela continua. Um caminhonheiro foi espancadao por um funcionário da segurança do Porto de forma bárbara”. A denúncia foi feita na tarde desta terça-feira 5, na Câmara do Recife, pelo vereador Marco Aurélio (PTC) . Ele acredita que as autoridades portuárias não concordam com esse tipo de atitude e nem o governo, mas ela acontece lá dentro. Ele disse que vai levar o caso ao Ministério Público do Trabalho, para que este tome as providências cabíveis contra atos de brutalidade cometidos contra um trabalhador. Há, segundo o vereador, no Porto do Recife, enorme descaso em relação às condições de trabalho e não seria de hoje.