Notícias

A importância das cooperativas motivou a realização de uma solenidade na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (4). Promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), a celebração homenageou a Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco (Sistema OCB/PE) e representantes de diversas cooperativas locais e nacionais. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu o evento.

Numa atuação que vai além da defesa dos direitos da categoria, o Sindicato dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco tem se destacado também pela contribuição na construção de um sistema de saúde mais justo e eficaz para a sociedade. Para homenagear a instituição, na passagem dos 24 de sua existência, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) promoveu reunião solene na tarde desta quarta-feira (4), na Câmara Municipal do Recife.

A Câmara Municipal do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira (4), uma atividade educativa alusiva ao Dezembro Laranja – mês de prevenção ao câncer de pele. A ação contou com a distribuição de panfletos informativos e orientações sobre formas de prevenção da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é a lesão com maior incidência no Brasil, representando 31,3%.

Criado em outubro de 1994, o Ministério Internacional em Células (MIC) foi alvo de uma reunião solene, na noite desta terça-feira (3), na Câmara do Recife. A homenagem, promovida por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL), celebrou as três décadas de existência da igreja evangélica e destacou o trabalho social desenvolvido por ela. O vereador Paulo Muniz (PL) presidiu a cerimônia.

Os laudos e perícias que diagnostiquem deficiências irreversíveis poderão passar a ter prazo indeterminado no Recife. A medida, que atinge todos os serviços públicos, programas e benefícios que exijam comprovação de deficiência, é alvo do projeto de lei nº 28/2023, aprovado em primeira discussão na Câmara do Recife na reunião plenária desta terça-feira (3). A autora da proposta, vereadora Michele Collins (PP), ocupou a tribuna durante a discussão para salientar a importância da mudança. Após a aprovação em segunda votação, a matéria seguirá para a sanção do prefeito da capital.

Debater e conscientizar sobre a necessidade de acessibilidade, ruptura do capacitismo e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Esses são, segundo a vereadora Liana Cirne (PT), os objetivos do Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorre nesta terça-feira (3). Em um discurso na tribuna da Câmara, durante a reunião plenária desta manhã, a parlamentar disse que o tema é especialmente importante para o Recife, em razão dos problemas de acessibilidade enfrentados pela cidade em áreas como transporte público e estrutura das calçadas. Ela comemorou, entretanto, a criação, neste ano, da Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Poder Legislativo municipal. “Pernambuco é o sétimo estado do Brasil com mais pessoas com deficiência e nós somos a capital do Brasil com maior percentual de pessoas com deficiência. E, no entanto, somos uma cidade profundamente inacessível em vários aspectos”.

“Pude presenciar mais uma vez que o poder público, quando bem aplicado, traz uma transformação para a comunidade”. Com essas palavras, o vereador Carlos Muniz (PSB) deu início a uma série de elogios às mudanças empreendidas na Estrada dos Macacos, no bairro da Guabiraba. O parlamentar afirmou que intervenções como pavimentação, drenagem, instalação de ciclofaixa e iluminação trouxeram mais qualidade de vida para a população. De acordo com ele, as melhorias permitiram, por exemplo, a ampliação e aumento de vagas da creche-escola Celeste Vidal, reinaugurada na semana passada. “Aquela unidade, eu inaugurei como secretário-executivo de educação. Era, na época, uma construção de 662 m². Era uma unidade de difícil acesso, muitas vezes tinha que fazer toda uma logística para levar funcionários, professoras e gestoras para trabalhar”.

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (3), em primeira votação, o projeto de lei Ordinária número 204/2024, que declara Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife o jornal Diario de Pernambuco. De autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a proposta que destaca a importância do jornal na história da cidade e do Estado também foi discutida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).

O vereador Almir Fernando (PSB) cobrou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (3), a construção de um hospital com especialidades para os homens e a criação de um “Ônibus Azul”, para a realização de exames de câncer de próstata. “Acabou o Novembro Azul, mas a gente precisa também do Hospital do Homem. A gente precisa desse hospital, todos os dias morrem homens por conta do câncer de próstata. A gente também pede o “ônibus azul” para que o homem também possa procurar o médico para buscarmos antecipadamente o diagnóstico, principalmente do câncer de próstata, que é silencioso”, destacou. Ele também criticou problemas no abastecimento de água e salientou, ainda, o ranking divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em que demonstra que o Recife lidera a criação de empregos formais no Nordeste.

A divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em que mostra que o Recife lidera o ranking na geração de empregos entre as capitais do Nordeste foi destacada pelo vereador Zé Neto (MDB), nesta terça-feira (3). Durante a reunião Ordinária, ele pontuou que a cidade teve um saldo positivo em todos os meses do ano de 2024. “Mais de 35% dos trabalhadores formais de Pernambuco foram admitidos no Recife, em outubro. Desde janeiro de 2021, início da gestão do prefeito João Campos, já foram criados cerca de 100 mil empregos formais. O comércio foi o principal segmento na geração de empregos em outubro, contabilizando um saldo positivo de 1.060 novos postos. Esse resultado é fruto de um esforço conjunto entre o Poder Público, o setor comercial e a sociedade civil”, disse.