Notícias

A Câmara Municipal do Recife aprovou em primeira discussão, o projeto de lei Ordinária (PLO) número 87/2023, de autoria conjunta da vereadora Elaine Cristina e do vereador Ivan Moraes (ambos do PSOL), que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, o “Dia de Luta pela Redução de Danos e Riscos”. O PLO, que foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (3), voltará ao plenário para segunda votação.

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu o requerimento de 8981/2024, de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (3). Através da matéria, ela dirige indicação ao prefeito João Campos, e ao secretário de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), Jorge Vieira, que seja realizada uma vistoria e adotadas as providências em relação à instalação de grades que bloqueiam o acesso ao píer dos ciclistas localizado ao lado das Torres Gêmeas (Píer Maurício de Nassau e Píer Duarte Coelho), no centro da cidade.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (3), o vereador Tadeu Calheiros (MDB) comemorou o anúncio feito pelo prefeito João Campos, na semana passada, visando criar um Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) dentro do Hospital da Criança, localizado na Avenida Recife, Zona Sul. “Se a construção do hospital, que está em 75% da obra concluída, já é uma ação importante, com a criação do CDI vai agilizar o diagnóstico e acelerar o tratamento para o pronto estabelecimento das crianças”. O Hospital da Criança contará com 18 especialidades, segundo o vereador. Ele acrescentou que outro CDI também será construído no Recife, numa área próxima ao centro. “Quando estiverem prontas, as duas unidades vão contribuir e muito para zerar a fila de espera para vários exames”, disse.

Numa referência ao Dia do Samba, comemorado neste 2 de dezembro, e por compreender a importância histórica desse estilo musical, vivenciado, sobretudo, pelas pessoas negras e periféricas, a vereadora Elaine Cristina (PSOL) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife na noite desta segunda-feira (2). O Dia Nacional do Samba é comemorado hoje em diversos estados. Acredita-se que a data remete a uma visita de Ary Barroso à Bahia; mas há também uma versão de que a comemoração se prende ao Trem do Samba, ocupado pela Velha Guarda da Portela na Central do Brasil, e cuja primeira edição ocorreu em 1996.

A Frente Parlamentar pelo Clima, da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião, na tarde desta segunda-feira (2), para debater os preparativos da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do Recife, que terá como tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”. Ela será lançada na próxima semana, pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), e ocorrerá nos dias 13 e 14, no Centro Paulo Freire, Madalena.

Para celebrar os 21 anos do Festival de Música Independente “No Ar Coquetel Molotov”, o vereador Marco Aurélio Filho (PV) promoveu reunião solene na Câmara municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (2). Desde sua primeira edição em 2004, o festival quebrou conceitos pré-estabelecidos e vem evoluindo como um evento que já está no Calendário de Pernambuco. Ele também é reconhecido por seu pioneirismo nas áreas de sustentabilidade ambiental, adotando neste ano um protocolo de Lixo Zero. Durante a solenidade, 19 pessoas entre organizadores e artistas que participam do No Ar Coquetel Molotov, foram homenageadas.

O relatório sobre assassinatos de mulheres e meninas em 2023 relacionados ao gênero, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com o Fórum Geração Igualdade, foi repercutido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) nesta segunda-feira (02). Durante a reunião plenária, a parlamentar lamentou os dados divulgados. “A cada 10 minutos uma menina ou mulher é assassinada. Vivemos em um cenário de horror. No ano passado, mais de 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente em todo o mundo, segundo o relatório feminicídio 2023. Esses dados infelizmente corroboram com a realidade que vivenciamos em Pernambuco. Nós não somos um percentual, somos mulheres, pessoas que precisam ser respeitadas, e o Governo de Pernambuco tem que dar conta disso”, pontuou.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (02), a vereadora Liana Cirne (PT) destacou cinco requerimentos de sua autoria: 8.821/2024; 8.822/2024; 8.823/2024; 8.827/2024; 8.854/2024. As solicitações aprovadas pelos vereadores versam, respectivamente, sobre o controle de pragas urbanas e a manutenção do muro de contenção, canaletas e escadaria no Vasco da Gama; a limpeza de vegetação e a troca de lonas sobre a barreira localizada na Rua São Domingos Sávio, no Alto José Bonifácio, Zona Norte; a entrega de exames médicos em todos os postos de saúde do Recife; e um apelo ao ministro dos Transportes para o restabelecimento do serviço do Metrô do Recife aos domingos.

O vereador Davi Muniz (PSD) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (02), o projeto de lei do Executivo número 31/2024, que regula a cessão das permissões do serviço de táxi, a partir da Lei Federal nº 12.587/2012 e da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “O projeto vai beneficiar taxistas antigos, idosos, que não conseguem mais trabalhar e poderão transferir a permissão. A categoria transporta as pessoas com segurança, com qualidade, com táxis novos e carros renovados com a manutenção revisada pela Prefeitura e pela CTTU. Hoje, o táxi volta a ser a categoria que traz confiança transportando as pessoas com segurança e qualidade”, afirmou. Ele também comentou sobre o projeto de lei Ordinária número 150/2024, que dispõe sobre os cargos de auxiliar de enfermagem do quadro de cargos efetivos da Secretaria de Saúde do Recife. Ambos os projetos foram aprovados em duas votações. As galerias estavam lotadas de profissionais acompanhando as discussões.

A inclusão de auxiliares de enfermagem no quadro efetivo de técnicos da mesma categoria da Secretaria de Saúde do Recife foi aprovada na Câmara Municipal, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (2). As galerias do plenário estavam lotadas de profissionais da área. O projeto de lei de número 150/2024, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), foi aprovado por unanimidade dos presentes em duas votações. A proposta, que segue para a sanção do prefeito João Campos e vai beneficiar 416 profissionais contratados pelo município, foi amplamente discutida pelos vereadores.