Notícias

Na noite da última segunda-feira (11), o vereador Chico Kiko assinou sua ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ato foi o tema de um discurso proferido na reunião plenária desta terça-feira (12) pelo parlamentar, antes filiado ao Partido Progressista (PP). Na ocasião ele teceu agradecimentos à antiga legenda e falou sobre suas perspectivas na nova sigla partidária.

A democratização do orçamento público municipal e a transparência na divulgação de dados foram os temas abordados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (12). “Estamos cansados de ouvir a Prefeitura do Recife replicando prêmios que o Portal da Transparência ganhou, como se esses prêmios dissessem que de fato temos transparência na cidade do Recife”, afirmou. Junto às críticas, o parlamentar sugeriu três medidas que, segundo ele, podem melhorar não só a arrecadação, como também a transparência das informações.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta terça-feira (12), para contestar, mais uma vez, as informações sobre a emenda a um projeto de lei do Executivo que tramitou na Casa em dezembro do ano passado. A proposta do Executivo altera uma lei sobre um plano de incentivos a projetos habitacionais populares.

“Sempre fiz a defesa dos trabalhadores aqui”, disse o vereador Rinaldo Junior (PSB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (12). A afirmação serviu de introdução para o anúncio de um projeto de lei, de autoria do parlamentar, que objetiva punir com o encerramento do contrato, as empresas prestadoras de serviços à Prefeitura, que não pagarem os salários aos funcionários por três meses consecutivos.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) analisou o requerimento nº 1664/2024, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife para que, nas contratações de serviços de segurança e vigilância terceirizados pela administração municipal direta, seja estabelecida a reserva de 30% das vagas para a contratação de mulheres. Diversas profissionais estiveram presentes nas galerias da Casa. A parlamentar também debateu o requerimento 1711/2024 que trata das obras que irão ocorrer na Rua do Lazer, bairro da Boa Vista. Os assuntos foram abordados nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que medidas recentes adotadas pela gestão municipal têm dificultado o acesso às informações no Portal da Transparência da Prefeitura. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (12), ele considerou que está em curso um processo de migração do sistema financeiro no Portal, mas reclamou que “não há nenhum aviso aos visitantes do site sobre a mudança ser temporária”.

As críticas do vereador Felipe Alecrim (Novo) à tramitação de um empréstimo da Prefeitura no valor de R$ 200 milhões junto ao Banco do Brasil voltaram a ser tema de debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (12). Durante a reunião plenária, o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), ocupou a tribuna para defender a conformidade da aprovação do empréstimo com o Regimento Interno da Casa.

Buscar soluções para o processo de doação de 24 hectares de terras pertencentes a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em favor da Comunidade de Nova Morada, no bairro da Várzea. É esse o objetivo de uma audiência pública que deve acontecer no plenarinho da Câmara do Recife na tarde da próxima segunda-feira (18). O assunto foi discutido durante a reunião plenária da Casa desta terça-feira (12) pelo vereador Davi Muniz (PSB), que propôs o debate por meio do requerimento nº 1144/2024.

Na manhã desta terça-feira (12), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife para parabenizar o passeio ciclístico Pedala Casa Amarela. “Eu quero homenagear, nesta manhã, o Pedala Casa Amarela que é um pedal muito importante e um dos maiores em nossa cidade”. Ele aproveitou a ocasião para tecer criticas as câmeras de reconhecimento facial e citou exemplos de outras cidades em que os equipamentos falharam e incriminaram pessoas inocentes.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (11), e fez a análise e aprovação de 17 proposições, sendo 12 projetos de lei Ordinária, quatro projetos de decreto legislativo e um projeto de resolução. O colegiado também realizou a distribuição de 24 proposições para serem analisadas outro encontro. A reunião contou com a presença da presidente do grupo, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), e com o vereador Hélio Guabiraba (PSB).