-
Câmara do Recife realiza reunião pública para debater situação dos AADEEs
-
Para debater a situação dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), profissionais que trabalham com as crianças com deficiências ou transtornos, inclusive TEA (Transtorno do Espectro Autista), nas creches e escolas da rede municipal do Recife, os vereadores Osmar Ricardo e Liana Cirne, ambos do PT, realizaram reunião pública em conjunto nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal. O objetivo foi debater os principais desafios da categoria relacionados à regulamentação de suas funções, às condições de trabalho, à valorização profissional, à contratação de concursados e à efetividade da Política de Educação Especial Inclusiva instituída pelo Decreto nº 36.309, de 30 de janeiro de 2023. O Recife tem 194 AADEEs concursados e 507 contratados, para atender cerca de 10 mil crianças atípicas matriculadas.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09
-
Câmara promove homenagem ao Instituto Cabanga de Responsabilidade Social
-
Formação esportiva, preservação ambiental e programas educacionais. Esses são os três eixos de atuação do Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, entidade ligada ao Cabanga Iate Clube de Pernambuco e homenageada pela Câmara Municipal nesta terça-feira (16). A celebração, que ocorreu no plenário da Casa de José Mariano, é uma iniciativa do mandato do vereador Samuel Salazar (MDB). O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a cerimônia.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09
-
Thiago Medina apresenta moções de repúdio e voto de aplauso na Câmara do Recife
-
O vereador Thiago Medina apresentou três requerimentos na Câmara do Recife: duas moções de repúdio, uma ao médico Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, por postagens sobre o assassinato de Charlie Kirk, e outra ao ministro Alexandre de Moraes, por gesto obsceno e sua atuação no STF, além de um voto de aplauso ao ministro Luiz Fux, pelo voto que condenou Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Localizado em
Comunicação
/
TV Câmara do Recife
/
TV Câmara do Recife
-
Moções de repúdio e voto de aplausos são debatidos no plenário
-
Três requerimentos de autoria do vereador Thiago Medina (PL) foram debatidos durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (16). Dois deles concedem moção de repúdio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao médico e servidor público Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa. O outro pedido é um voto de aplausos ao ministro do STF Luiz Fux. Além do autor dos requerimentos, também discutiram, na tribuna da Casa e receberam apartes o vereador Gilson Machado Filho (PL), a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Fred Ferreira (PL).
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09
-
Câmara do Recife aprova votos de aplausos propostos por Liana Cirne
-
Por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara Municipal do Recife aprovou quatro votos de aplausos – à professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Eliete Santiago; ao superintendente da Sudene Francisco Ferreira Alexandre; e aos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão - na reunião plenária desta segunda-feira (16). “Ela é uma referência para todos nós, pois trabalha por uma educação libertadora”, disse a parlamentar em relação à professora, homenageada no requerimento de número 7963/2025. “É importante que a Sudene tenha um papel respeitado, com um pernambucano à sua frente”, disse Cirne sobre o advogado e engenheiro lembrado no requerimento de número 7964/2025. A senadora Teresa Leitão e o senador Humberto Costa receberam congratulações nos requerimentos 8073/2025 e 8096/2025, respectivamente. “Ambos são pernambucanos, filiados ao PT e receberam o Prêmio Congresso em Foco”, disse.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09
-
Júnior de Cleto apresenta giro de notícias com ações da Prefeitura
-
Uma lista de “boas notícias”, com pauta positiva que incluem ações e obras realizadas pela Prefeitura do Recife, foi apresentada pelo vereador Júnior de Cleto (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (16). “Vou dar um giro de boas notícias que estão ocorrendo no Recife”, anunciou o parlamentar, citando as obras no Mercado de São José, “que estão avançadas”; a abertura oficial dos jogos escolares no Ginásio Geraldão; as obras “em ritmo acelerado na Ponte Júlia Santiago”, no bairro da Estância, que ligará a Imbiribeira a Areias, na Zona Sul; e obras de contenção de encostas na Linha do Tiro, em Dois Unidos, Zona Norte, “para proteger famílias em área de risco”, entre outras.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09
-
Osmar Ricardo salienta papel do PSB no arco de alianças do PT para 2026
-
O vereador Osmar Ricardo (PT) fez uma série de comentários sobre o cenário político atual durante a reunião plenária desta terça-feira (16). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar tratou da eleição nos membros da diretoria executiva do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, teceu críticas à relação da governadora Raquel Lyra (PSD) com o Governo Federal e abordou as alianças projetadas pelo PT a partir do Encontro Nacional realizado em agosto deste ano. De acordo com ele, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do vice-presidente Geraldo Alckmin, é “prioridade nesse debate”.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09
-
Felipe Alecrim questiona veto da Prefeitura a projeto de lei de sua autoria
-
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (16), o vereador Felipe Alecrim (Novo) questionou o motivo pelo qual o projeto de lei nº 136/2025, de sua autoria, foi vetado pela Prefeitura do Recife. A proposição dispõe sobre a implantação de busto em homenagem ao jornalista, político, escritor e historiador Leonardo Dantas. "Eu quero mais uma vez falar sobre o papel da Prefeitura, sobre o papel desse Poder Legislativo, sobre o enfraquecimento da nossa capacidade institucional de legislar. Falo isso porque recebi da Prefeitura um veto a um projeto de lei nosso que pedia a instalação de um busto de uma personalidade marcante inestimável para a nossa cultura, que é o saudoso Leonardo Dantas. Ele foi um renomado historiador, escritor, jornalista, pesquisador pernambucano que se destacou profundamente por causa da sua dedicação à cultura e à história de Pernambuco", pontuou.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09
-
Rinaldo Junior cobra cumprimento de contratos de empresas terceirizadas
-
O vereador Rinaldo Junior (PSB) lembrou, em reunião plenária desta terça-feira (16) na Câmara do Recife a importância da lei municipal nº 18.626/2019, de sua autoria, que anexou à lei de contratos públicos do Recife a previsão de quebra de contrato unilateral com empresas terceirizadas que não comprovem o pagamento de salários, FGTS e INSS dos trabalhadores. Ele apontou ainda o nome de empresas que prestam serviço à Prefeitura do Recife e estariam descumprindo contratos e acordos trabalhistas, seriam as empresas B1 Vigilância, Toppus e Pernambuco Terceirização. “Há nove anos, desde meu primeiro dia nesta tribuna, que faço essas cobranças em defesa dos trabalhadores, mas me parece que muita gente não dá atenção, então o jeito é endurecer”, afirmou. O vereador informou que vai oficiar todas as secretarias apontando onde está a dívida de cada empresa e exigindo o cumprimento da lei. “Esse trabalhador não merece estar passando o que passa. A Prefeitura está em dia com o contrato, não justifica o trabalhador estar sem receber seu salário. Isso vai ser até quando”?
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09
-
Eduardo Moura propõe reflexão sobre honestidade
-
O vereador Eduardo Moura (Novo) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (16) para fazer uma reflexão sobre o que chamou de honestidade intelectual e moral. Ele usou dois episódios recentes para comparar a reação das pessoas em relação a cada um dos atos. Um comentário feito por um médico em suas redes sociais sobre o assassinato do ativista americano Charlie Kirk e o assédio sofrido por uma modelo enquanto fazia vídeos na Avenida Boa Viagem. “Estou repudiando aqui os dois atos e trazendo uma reflexão. Um monte de gente de um espectro político achou um absurdo a menina ser assediada – e eu também acho –, mas não achou absurdo um cara que ser formou em medicina mandar um ‘salve’ para o cara que matou um pai de família. A que ponto vai a desonestidade intelectual e moral de cada um de nós? Faço um apelo para que vocês façam essa reflexão, do quanto estamos sendo intelectual e moralmente honestos conosco mesmos”.
Localizado em
Comunicação
/
…
/
2025
/
09