O vereador André Régis (PSDB) dirigiu-se à tribuna hoje, 19, para discutir vários requerimentos de sua autoria e aproveitou a ocasião para denunciar as instalações da Escola Lojistas do Recife, no bairro do Curado. “As cenas que eu vi hoje são chocantes. Graves violações aos direitos humanos. As crianças que estudam nessa escola, em regime de ensino integral, não assistem às aulas, ficam num pátio abandonadas, umas cuidando das outras. O local tem condições de higiene inaceitáveis. Deveríamos sair daqui da Câmara, imediatamente, para fechá-la. Precisamos chamar o prefeito e os secretários. As centenas de crianças usam banheiros sem água, com fezes espalhadas pelo chão. O cheiro é um absurdo. Essas crianças estão perdendo a infância numa ambiente insalubre”, disse.
O Dia Mundial da Ação Humanitária é comemorado hoje, 19 de agosto. A data foi lembrada na tribuna, pela vereadora Michele Collins (PP). “De acordo com o escritório das Nações Unidas para assuntos humanitários, em todo o mundo o número de pessoas que precisam de ajuda é muito grande e um dos países que mais necessita de ajuda humanitária na atualidade, é a Síria, onde quase metade da população precisa de assistência”.
O governador que fez grandes mudanças administrativas, políticas e econômicas em Pernambuco, Eduardo Campos, morto há uma semana em desastre de avião, pode dar nome à maior obra viária das últimas décadas no Recife, a Via Mangue. Projeto de lei com esse objetivo foi apresentado à Câmara Municipal pelo vereador Felipe Francismar (PSB). As comissões de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e de Legislação e Justiça já estão analisando a matéria para emitir pareceres.
O reinício das plenárias na Câmara do Recife foi marcado pela emoção dos parlamentares. Ao abrir a reunião de hoje, o presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB) pediu a todos os presentes um minuto de silêncio pela morte trágica do ex-governador Eduardo Campos, assessores e dois pilotos, na última quarta-feira 13, em desastre aéreo, em Santos, litoral de São Paulo. Em seguida, o vereador Rogério de Lucca (PSL) pediu permissão à mesa e aos colegas para fazer uma oração.
O Brasil lamentou nos últimos dias a morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em um acidente aéreo que vitimou outras seis pessoas. “É o lamento de uma nação que durante muitos anos buscou nas lideranças do passado o espelho e os aconselhamentos para construir o presente e o futuro”. Com esse pensamento o vereador Antônio Luiz Neto (PTB) fez discurso em homenagem ao ex-governador na tarde desta segunda-feira, 18.
O vereador André Régis (PSDB) lamentou hoje, 18, a morte de Eduardo Campos , vítima de um desastre de avião na cidade de Santos, em São Paulo, no último dia 13. “Em nome do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) venho apresentar uma palavra de conforto à família. Lamentamos profundamente o ocorrido e a falta de Eduardo Campos será sentida por todos nós”, disse.
O vereador Gilberto Alves (PTN) foi à tribuna na tarde de hoje, 18, para destacar a vida política do ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, morto no último dia 13. “Estamos muitos sentidos com os últimos acontecimentos. Tenho acompanhado com muito pesar esse trágico acidente que vitimou 7 pessoas, dentre eles alguns companheiros de Pernambuco e, também, daquele que se tornou um grande líder em nosso estado de todos os tempos: Eduardo Campos. Eu vim aqui também para dizer como foi valorosa a convivência com o ex-governador. Recordo a gente militando no movimento estudantil e Eduardo Campos já era considerado uma liderança. Publicamente, quero reconhecer a importância do socialista para nós, daquela geração. Éramos amigos pessoais. Formávamos um grupo motivado em lutar pela democratização no nosso país e inclusão social. E, de forma repentina, bruta e dura, a gente perde o nosso líder, o nosso companheiro. Sinto muito que não possamos mais contar fisicamente com a presença dele”, disse.
“Remoer a dura perda de um político sério, promissor e que trabalhava por uma renovação política no Brasil”. Com estas palavras a vereadora Aimée Carvalho (PSB) iniciou o seu discurso na tarde desta segunda-feira, 18, lamentando a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB). A parlamentar fez questão de repetir a frase que disse mais ter ouvido nas ruas do Recife: “parece que foi um parente meu”.
Em luto oficial até quarta-feira por causa da morte do ex-governador Eduardo Campos, a Câmara Municipal do Recife realiza reunião ordinária na tarde desta segunda-feira, 18 , a partir das 15h. Por determinação do presidente da Casa de José Mariano, vereador Vicente André Gomes (PSB), a sessão, no entanto, não terá votações de requerimentos ou projetos de lei. Será uma homenagem ao líder político que governou Pernambuco nos últimos oito anos.
Preocupado com a disseminação do vírus conhecido como ebola e que já matou mais de mil pessoas, especialmente em países africanos, onde surgiu, o vereador Rogério de Lucca (PSL), fez na tarde desta segunda-feira 11, na Câmara do Recife, um alerta para que os cuidados sejam rigorosos nas fronteiras. Ele disse que vai elaborar requerimento no sentido de solicitar às autoridades mais rigor nos portos e aeroportos.