Notícias

A vereadora Vera Lopes (PPS) lembrou na tribuna sobre Projeto de Lei de sua autoria, que está tramitando na Casa, sobre a inclusão da vacina contra a varicela, mais conhecida popularmente como catapora, nos postos de saúde do Recife. “Nós, que somos da área de saúde, temos conhecimento de que o Recife está com surto de catapora. A febre é altíssima, o corpo fica com bolhas e a catapora passa para os adultos que nunca tiveram a doença. É altamente contagiosa, com repouso de pelo menos 15 dias. A vacina não existe no calendário da nossa cidade, só pagando na rede particular”, disse.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) falou na tribuna da Câmara, durante o pequeno expediente, sobre o 14º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS), realizada nos dias 26 e 27 de maio no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Vários jovens de Pernambuco participaram do evento, refletiram e trocaram experiências. O encontro possibilitou avaliar os anseios da juventude e discutir as barreiras que impedem o seu desenvolvimento”, disse.

Na tarde desta terça-feira, 29, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu a tribuna da Câmara Municipal do Recife para fazer um apelo ao presidente da Compesa, no sentido de rever a cláusula da companhia que impossibilita a individualização das contas de água nas residências. “Isso trás um grande transtorno porque uns gastam mais e outros menos, ou até mesmo uns cumprem com os pagamentos e outros não”, destacou.

Durante audiência pública da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal do Recife, o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães, disse que no primeiro quadrimestre de 2012 a Prefeitura do Recife cumpriu as metas fiscais estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A avaliação, que é uma exigência prevista na mesma lei, funciona teoricamente como uma parada nos primeiros quatro meses para saber se as contas do município estão indo no caminho certo. “Os resultados ocorreram dentro do esperado e a Prefeitura do Recife está equilibrada. Isso sinaliza que vamos atingir as metas esperadas para o final do exercício”, disse ele.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) falou sobre os moradores desalojados da Comunidade do Bom Jesus, bairro de Boa Viagem, no último dia 23. Eles ocuparam o hall da Câmara Municipal do Recife e solicitaram uma intermediação com a Prefeitura que os retirou da ocupação localizada nas proximidades do túnel Augusto Lucena. Segundo a vereadora, a intermediação da Câmara Municipal do Recife foi fundamental para resolver o impasse. “Os desalojados passaram a noite nesta Casa, e graças à interlocução desse poder e após uma reunião de 6 horas, conseguimos os encaminhamentos necessários”, disse.

Durante o pequeno expediente, o vereador Alfredo Santa (PRB) criticou a Marcha das Vadias, ocorrida no sábado passado (26), no Recife. “É de total repugnância essa marcha, um assunto realmente terrível para a sociedade. No passado, a mulher era cortejada e o homem a tinha como um prêmio. Hoje, devido a um grupo de mulheres, tem-se uma visão totalmente contrária”, disse.

Na tarde desta segunda-feira, 28, a vereadora Vera Lopes (PPS) subiu a tribuna da Câmara, para defender a categoria dos agentes comunitários de saúde e agentes ambientais. “Eu faço parte da comissão que discute o reajuste desses funcionários junto a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR)”, enfatizou. De acordo com a parlamentar, em reunião recente com o secretário municipal de saúde, ele argumentou que está há pouco tempo no cargo e ainda não tem conhecimento sobre os fatos acontecidos.

Usada em todas as lavanderias, na lavagem a seco, a substância química percloroetileno pode causar câncer. Atento ao perigo que o uso do produto representa, o vereador Estéfano Menudo (PSB) encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal do Recife estabelecendo que as lavanderias situadas nos shoppings centers, hipermercados, hospitais, dentre outras instaladas em ambientes públicos que utilizam ar condicionado, somente poderão utilizar produtos contendo a substância tóxica em qualquer concentração, se possuírem sistema de absorção de gases capaz de esgotar o percloroetileno residual do tambor de lavagem.

Um amplo debate sobre o uso da motocicleta no trânsito foi realizado pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade da Câmara Municipal do Recife, em audiência pública na manhã desta sexta-feira, 25. Cerca de 110 mil motos estão diariamente nas ruas da capital pernambucana e os acidentes se avolumam, o que representa não só um impacto no trânsito como também na saúde pública. Essa realidade norteou as discussões da comissão que está ouvindo todos os segmentos da sociedade antes de elaborar o Plano de Mobilidade do Recife.

A intermediação da Câmara Municipal do Recife foi fundamental para resolver o impasse entre a Prefeitura do Recife e ex-moradores da Comunidade do Bom Jesus, retirados dos seus casebres na manhã de quarta-feira. Após seis horas de reunião e negociações com representantes do Poder Executivo, na tarde de quinta-feira, 24, a vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos; o primeiro secretário da Casa de José Mariano, vereador Augusto Carreras (PV); e a vereadora Vera Lopes (PPS), obtiveram alternativas concretas para as famílias que não têm onde morar desde que os seus casebres foram retirados das margens e de cima do Túnel Augusto Lucena, no bairro de Boa Viagem.