Notícias

Na reunião plenária desta tarde, 2, o vereador Sérgio Magalhães (PSD) utilizou o pequeno expediente para tratar de um assunto que segundo ele, é de suma importância para a Casa. “O prefeito João da Costa comprovou em sua última resposta sobre a questão do lixo, que a Prefeitura do Recife (PCR) mente e muito. Eu quero dizer que quando fiz o primeiro pedido de informação à PCR, me disseram que não tinham conhecimento sobre a sociedade da empresa Vital com a CTR Candeia e depois me mandaram um documento com a ata onde mostrava que a Vital tinha comprado 1/3 do empreendimento”.

No último domingo do mês de abril, dia 29, foi comemorado no Recife o Dia da Consciência Jovem. O autor da lei que instituiu esse evento no calendário municipal, vereador Alfredo Santana (PRB), foi à tribuna da Câmara na tarde de hoje, 2, agradecer aos parlamentares que o ajudaram a criar essa data aprovando a sua proposição.

Na tarde desta quarta-feira, 2, o vereador Inácio Neto (PSB) enfatizou no pequeno expediente da Casa, a atuação dos membros do programa de televisão “Custe o que custar” (CQC). “O CQC veio ridicularizar os parlamentares como fizeram com alguns que foram entrevistados. Não é certo uma equipe de imprensa andar pelo país a fora denegrindo os políticos e não sou obrigado a dar entrevista a eles e não darei”, disse.

O vereador Maré Malta (PSD) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife na tarde desta quarta-feira, 2, para protestar contra a violência nos bancos e em especial ao assalto ocorrido em uma instituição localizada dentro de um hospital particular do Recife, que resultou na morte do vigilante Maurício Lopes da Silva. “Os bancos se mostram omissos no quesito segurança quando oferecem uma estrutura vulnerável e que a gente já critica há bastante tempo”, disse.

Dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo – o que reduz a abrangência das isenções fiscais nos eventos de grande faturamento e o que altera a estrutura organizacional da Administração Indireta, criando empregos na URB-Recife – foram aprovados pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife. A reunião que analisou os projetos ocorreu na manhã desta quarta-feira, 2, no gabinete do vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da comissão.

No início de todos os shows artísticos e eventos culturais com aglomeração de público no município do Recife serão exibidos vídeos ou áudios educativos antidrogas, para fins de acesso à informação, conscientização, prevenção e combate ao uso de substâncias alucinógenas ou entorpecentes, caso seja aprovado o projeto de lei que tramita na Câmara Municipal do Recife, de autoria do vereador Maré Malta (PPS). A matéria foi distribuída às comissões de Legislação e Justiça; Educação,Cultura, Turismo e Esportes; Finanças e Orçamento; Defesa dos Direitos Humanos e de Saúde e Bem-estar Social para análise e emissão dos pareceres.

Para ampliar a participação dos diversos setores sociais no Plano de Mobilidade do Recife, cuja minuta do projeto de lei tramita na Câmara Municipal do Recife, a Comissão de Mobilidade e Acessibilidade promoveu audiência pública para debater o transporte público. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, e foi a quarta de uma série de encontros em que estão sendo ouvidos especialistas e a população. “O objetivo é realizar discussões segmentadas para enriquecermos o Plano de Mobilidade e ao final, apresentarmos um grande relatório. Já tivemos audiência com os taxistas, com as pessoas ligadas ao transporte fluvial e com os interessados na questão da acessibilidade. No próximo dia 3, será a vez de debatermos sobre as ciclovias e em seguida, a problemática das motos e de cargas e descargas no Recife”, anunciou o vereador Gilberto Alves (PTN), presidente da comissão.

A mais alta comenda da Câmara do Recife, apenas outorgada àqueles que de alguma forma serviram à cidade, foi entregue na tarde desta quinta-feira 26, ao cantor e compositor Geraldinho Lins, pelo vereador Gilberto Alves (PTN). O parlamentar disse que o agraciado poderia ser classificado com muitos adjetivos, pai, guerreiro, empreendedor, mas o que melhor lhe cabia era o de vencedor. “São 20 anos de carreira artística e tenho convicção que ninguém representa melhor o Recife do que ele. Nosso homenageado teve grandes pelejas, caiu e levantou. É um vitorioso. Sua trajetória mostra que uma vida deve ser erguida tijolo por tijolo”.

Numa iniciativa conjunta dos vereadores Aerto Luna (PRP) e Josenildo Sinésio (PT), a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, na manhã desta quinta-feira, 26, para o lançamento do selo comemorativo da beatificação e canonização de Frei Damião. O evento abriu as homenagens aos 15 anos de falecimento do frade e ao encerramento da fase diocesana do processo de beatificação e canonização do religioso que é considerado “santo” por muitos nordestinos. O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados por religiosos e católicos para assistir à solenidade.

Para homenagear a passagem dos 14 anos de criação do Jornal Folha de Pernambuco, o vereador Gilberto Alves (PTN), propôs uma reunião solene na tarde de hoje (25), na Câmara do Recife. O parlamentar pediu licença para contar um pouco da história do grupo e da criação da Folha, jornal que segundo ele inaugurou uma nova página no mercado editorial do Estado.