O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de discutir 14 requerimentos de sua autoria, durante reunião ordinária realizada por videoconferência, nesta terça-feira (28). Todas as proposições são demandas do setor da cultura e serão direcionadas à secretaria municipal. “A cultura precisa sobreviver porque é parte integrante da nossa cidade. Traz a ideia de representação porque é um direito humano. Aqui, no Recife, ela é parte importantíssima e as milhares de pessoas que fazem parte da cultura não podem ficar desassistidas”.
O uso de máscara como forma de prevenir a disseminação de covid-19. Foi esse o tema do discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PP) na reunião ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (28). Durante a reunião, que foi realizada por meio de videoconferência, o parlamentar pediu aos colegas que reforcem a importância do equipamento de segurança junto à população.
A classe artística está sem condições de trabalho em virtude da pandemia de covid-19 e contou com o apoio da vereadora Aline Mariano (PP). Ela pediu, durante reunião ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), o apoio da Prefeitura do Recife e dos colegas parlamentares para que subscrevam as solicitações feitas sobre o assunto para serem encaminhadas ao poder público. Ela sugeriu ainda uma audiência com a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura do Recife.
Considerando a pandemia causada pelo novo coronavírus, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) deu entrada ao requerimento número 1316/ 2020, solicitando a destinação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para idosos residentes em abrigos e lares para este público. Segundo ele argumentou, na reunião ordinária realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), as entidades privadas sobrevivem de doações e não têm como comprar os EPIs. O requerimento dele é no sentido de fiscalizar a distribuição e a visitação a estes locais.
Durante a reunião ordinária realizada por meio de videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de destacar o trabalho efetuado pelos profissionais da área de saúde durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. O parlamentar também ressaltou que muitos estão sendo discriminados, inclusive nos locais onde residem. “São grandes profissionais que estão na linha de frente, e tenho recebido relatos gravíssimos que falam muito do preconceito para com a classe, infelizmente”.
As posições e medidas adotadas pelo Governo Federal frente à crise da pandemia de covid-19 foram alvo de críticas do vereador João da Costa (PT) nesta terça-feira (28). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife – realizada por videoconferência –, o parlamentar indicou que as iniciativas do Planalto não atendem às necessidades de trabalhadores, servidores e microempreendedores.
A Câmara Municipal do Recife decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário, engenheiro, colecionador e incentivador das artes Ricardo Brennand. “É com profundo pesar que recebemos a notícia da morte deste ilustre pernambucano, considerado patrono das artes. Um homem apaixonado por sua terra, por sua gente e que transformou sonhos em realidade”, lamentou o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB).
Membros da Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB), se reuniram em videoconferência, na manhã desta quinta-feira (23), para analisar e votar 14 projetos de lei ordinária (PLO), dos quais onze foram aprovados por unanimidade, um deles foi pedido vista e dois rejeitados. O presidente solicitou aos demais membros da Comissão que dessem celeridade aos pareceres dos projetos que tratam de aspectos relativos ao combate ao novo coronavírus na cidade. Participaram da reunião, os vereadores Renato Antunes (PSC), Almir Fernando (PCdoB), e Samuel Salazar (MDB).
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes realizou a sua primeira reunião através de videoconferência, na tarde desta quarta-feira (22). Ao iniciar a transmissão, a presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), leu a ata da última reunião presencial e anunciou que “realizaremos a reunião remota, conforme aprovado por projeto de resolução da Casa, tendo em vista as medidas adotadas pelo governo do Estado para contenção da propagação do novo coronavírus”. Também participou da reunião, a vereadora Aimée Carvalho (PSB).
Na tarde desta sexta-feira (17), uma reunião por videoconferência foi convocada pela Câmara Municipal para esclarecer as ações da Prefeitura do Recife em relação à pandemia do novo coronavírus. Participaram o secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, que é o coordenador do Comitê Municipal de Resposta ao Covid-19; e o secretário de Governo e Participação Social, João Guilherme Ferraz. Eles responderam aos vereadores no terceiro momento da reunião. O primeiro aconteceu com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e o segundo, com a Secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna. A reunião foi conduzida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), presidente da Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise.