Notícias

Com saldo positivo e muitos números para comemorar, o presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereador Aerto Luna (PSB), contabilizou 124 projetos analisados, dos quais 18 projetos de lei do Executivo, 78 projetos de lei ordinários, 25 projetos de decreto legislativo, 2 projetos de resolução e 1 projeto de lei complementar. Ele informou na tarde desta terça-feira (02), na Câmara do Recife, que as reuniões da Comissão acontecem todas as segundas-feiras na Sala das Comissões.

No encerramento do semestre legislativo, o vereador Samuel Salazar (sem partido) fez balanço do mandato nesse primeiro semestre. Ele disse na tarde dessa terça-feira (02), na Câmara do Recife, que produziu 161 requerimentos, 14 projetos de lei, três projetos de decreto legislativo e aprovou duas leis. "Cheguei aqui de coração aberto para colaborar com a cidade e podem ter certeza de estou lutando para fazer o meu melhor".

O vereador Hélio Guabiraba fez um agradecimento nesta terça-feira (2) ao prefeito Geraldo Julio e à Polícia Militar de Pernambuco pelo apoio que ele recebeu para a realização das festividades juninas em comunidades da Zona Norte do Recife. “Foram os amigos que fizeram conosco as comemorações do São João e do São Pedro no Recife. Por isso, faço um agradecimento especial a eles e parabenizo as comunidades que organizaram os festejos”, disse, na reunião plenária.

"Sete anos de atraso, R$ 10 milhões executados e nenhuma perspectiva de entrega". O caso da ponte Iputinga-Monteiro foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (2) pelo vereador André Régis (PSDB), que cobrou à Prefeitura a conclusão da obra. De acordo com ele, existe um problema ainda mais sério decorrente do atraso: "o Banco Mundial, principal financiador do empreendimento, suspendeu a liberação dos recursos".

Ela foi “uma servidora exemplar deste poder”. E, também, “uma jornalista que sempre agiu com ética, integridade, dedicação, sabedoria, disciplina, respeito e determinação”. Essas referências e o reconhecimento foram feitos a Juliana Cuentro, em homenagem póstuma, pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), na reunião ordinária desta terça-feira (02). Além do discurso na tribuna, uma placa foi afixada na porta do Departamento de Comunicação da Casa de José Mariano, que, agora, tem um nome: Sala Jornalista Juliana Cuentro.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu sua última reunião do semestre nesta terça-feira (2), na sede do Poder Legislativo. Presidente do grupo, a vereadora Ana Lúcia (PRB) fez um balanço das atividades da comissão, que retoma seus trabalhos em agosto, após o recesso parlamentar. Na ocasião, os parlamentares também discutiram e aprovaram pareceres a cinco projetos de lei – distribuindo, ainda, outros dois aos relatores.

Às vésperas de iniciar o novenário dedicado à padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, a imagem peregrina visitou a Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (02), cumprindo um roteiro que também faz parte das celebrações dos 100 anos de coroação canônica e eclesiástica da santa como copadroeira do Recife, ao lado de Santo Antônio. Durante uma hora e meia, a imagem ficou instalada no hall de entrada da Casa de José Mariano, para visitação pública.

As Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento da Câmara analisaram e emitiram parecer favorável, na tarde desta segunda-feira (1º), ao Projeto de Lei do Executivo (PLE) número 16/2019. A medida acrescenta o artigo 5º à Lei Municipal número 18.207/ 2015, autorizando o poder Executivo a conceder remissão de créditos tributários do IPTU e da Taxa de Resíduos Sólidos, para imóveis a serem destinados ao Programa Federal "Minha Casa Minha Vida".

O vereador André Régis (PSDB) elogiou a iniciativa brasileira de assinar o acordo celebrado entre o Mercosul, do qual o Brasil faz parte, e a União Europeia, peça fundamental para o intercâmbio econômico entre esses povos. Ele disse na tarde desta segunda-feira (01), na Câmara do Recife, que a associação entre países sul-americanos era esperança de recuperação econômica da região, mas ficou paralisada durante os governos petistas. Para ele, com o fechamento desse acordo há expectativa de recuperação, pois haverá melhores condições de negociação, com mais competitividade e circulação de bens, capitais e serviços.

O plenário aprovou o parecer número 399/2019, da Comissão Mista da Câmara que opinou sobre as Contas de 2014 do Poder Executivo. O relator do colegiado, vereador Samuel Salazar (sem partido), leu a íntegra do parecer na tribuna da Casa, na tarde desta segunda-feira (1º). O relatório acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovando com ressalvas as contas de 2014 da atual gestão da Prefeitura do Recife. “Tendo a segurança da idoneidade, imparcialidade e competência do TCE, conclui-se que as Contas do Poder Executivo do exercício financeiro de 2014 estão em consonância com a legislação aplicável à espécie, sobretudo com a Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica do Recife e Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou o parlamentar.