Notícias

Promessa de campanha, a ordem de serviço do Hospital do Idoso vai ser assinada na próxima segunda-feira 17, segundo anunciou o vereador Chico Kiko (PP) na tarde dessa quarta-feira (12), na Câmara do Recife. Ele disse que o Prefeito vai ao terreno no bairro do Jiquiá, aonde deverá ser erguido o Hospital. “A gestão cumpre promessa feita iniciando o processo para execução da obra. Desde que iniciei meu mandato que peço uma unidade de saúde no bairro, agora vamos ter”.

Relatos de ações de entrega de uma cartilha sobre a Reforma da Previdência levaram o vereador Fred Ferreira (PSC) à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (12). Segundo o parlamentar, seu mandato recebeu reclamações de pais e mães que afirmaram notar, ao deixar seus filhos nas escolas municipais do Recife, que “professores conversavam com alunos de sete, oito e nove anos e distribuíam uma cartilha.”

O vereador Almir Fernando (PCdoB) lembrou que o Recife comemora nesta quarta-feira, 12 de junho, o Dia Municipal do Forrozeiro, por força da lei municipal 18.244/2016, sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, a partir de um projeto de lei de sua autoria. “Quero aproveitar para convidar a todos os recifenses para a reunião solene que realizaremos nesta quinta-feira, 13, a partir das 15h, no plenário da Câmara, para homenagear todos aqueles que trabalham, cantam, dançam, tocam, compõem, produzem e divulgam o gênero musical chamado Forró”, disse.

Nesta quarta-feira (12) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Na Casa de José Mariano, o tema foi levado à tribuna durante a reunião plenária pela vereadora Michele Collins (PP). A parlamentar citou dados e ações governamentais voltadas para esse problema – e destacou a importância de denunciá-lo.

A Gerente Geral de Articulação da Secretaria de Mobilidade, Marta Eugênia Cavalcanti Lima, é a mais nova cidadã do Recife. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), no Plenário da Casa de José Mariano, numa iniciativa do vereador Benjamim da Saúde (PATRI). “Hoje é mais um daqueles dias que tenho o orgulho de receber nessa Casa alguém que merecidamente recebe o Título de Cidadã Recifense. Não só pelo amor que tem por nossa cidade, mas também pelos serviços prestados à sociedade. Estamos falando de alguém que carrega na alma a sensibilidade de poucos e no coração o senso da justiça”, enalteceu o parlamentar. Diversos vereadoras e vereadores fizeram questão de acompanhar a reunião solene.

Três projetos de lei, sendo um que proíbe a contratação, com recursos públicos do município do Recife, de artistas que incentivem a violência e o desrespeito às religiões e seus símbolos; outro que institui o Programa de Incentivo às Microcervejarias Artesanais e um terceiro que torna obrigatória a aplicação de um percentual mínimo dos recursos empregados em publicidade pelo município do Recife no desenvolvimento de ações e programas de marketing voltados a estabelecer uma cultura de intolerância à corrupção, foram aprovados em reunião realizada na tarde desta terça-feira (11), pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

O vazamento de dados que indicam a possibilidade de orientação do ex-juiz federal Sergio Moro ao procurador da República Deltan Dallagnol no contexto da operação Lava Jato voltaram a ser debatidas na Câmara do Recife nesta terça-feira (11). Na tribuna da Casa de José Mariano, o vereador André Régis (PSDB) defendeu que as informações reveladas não apontam para a existência de delitos cometidos pelo atual ministro da Justiça ou pelos membros do Ministério Público Federal.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) elogiou a cerimônia de entrega de Título de Cidadão ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que ocorreu na Câmara do Recife, na semana passada. O parlamentar, na tarde desta terça-feira (11), chamou a atenção para o fato de que grandes homens do país conseguem se emocionar e choram como o homenageado, que foi às lágrimas ao ouvir a Orquestra Criança Cidadã.

Pela unanimidade dos vereadores presentes em plenário, a Câmara Municipal do Recife aprovou, em duas votações, na tarde desta terça-feira (11), o projeto de Lei do Executivo número 09/2019, que contém a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). É essa legislação que, quando sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, vai estabelecer o elo entre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) de 2020. A matéria, que é uma das principais legislações do orçamento público, precisava do voto de três quintos dos vereadores, e obteve 28 votos, tanto na reunião ordinária quanto na extraordinária, ultrapassando essa exigência.

O vereador Aerto Luna (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (11) para agradecer a Comissão Executiva da Casa, através do primeiro-secretário Romerinho Jatobá (PROS), por ter atendido o ofício da Arquidiocese de Olinda e Recife para apoiar a realização da Festa de Pentecostes, que ocorreu neste fim de semana, no Parque 13 de Maio. “O evento foi um sucesso e teve o apoio da Casa”, disse.