A vereadora Ana Lúcia (PRB) convidou a todos para participarem da audiência pública que acontece amanhã (16), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, com o objetivo de discutir ações que possibilitem a inclusão e o aprendizado dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo afirmou, trata-se de um tema muito importante, "Autismo e Escola: Os desafios da inclusão que possibilitem aos portadores de TEA a convivência social e aprendizagem”.
O vereador Renato Antunes (PSC) repercutiu, na tarde desta segunda-feira (15), uma audiência pública, de sua autoria, para discutir a situação da merenda nas escolas municipais do Recife. O evento aconteceu nesta manhã, no Plenarinho da Casa. “Deveríamos ter carinho com a merenda das crianças, já que é uma coisa fundamental”, disse o parlamentar na reunião ordinária.
A vereadora Goretti Queiroz (PSC) alertou para a matança de animais de rua alojados perto da ponte da Torre, no bairro da Torre, no Recife. Ela disse que foi praticada verdadeira chacina totalizando 19, ao todo, que apareceram mortos. “Solicitamos à Prefeitura, ao corpo de bombeiros e outras entidades providências para evitar esse tipo de acontecimento e nada foi feito”. Ela destacou na tarde desta segunda-feira (15), que há pesquisas mostrando que quem maltrata animais é potencialmente psicopata e pode praticar crimes contra pessoas.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) informou o adiamento da audiência pública para discutir o abastecimento de água na Zona Norte, que aconteceria no próximo dia 25. Segundo ele, o evento foi adiado por conta de um requerimento enviado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), informando que há uma mudança na direção da entidade. A nova gestão precisa estar a par de toda problemática para participar da audiência, disse o parlamentar, na reunião ordinária desta segunda-feira (15), na Câmara do Recife.
O vereador João da Costa (PT) denunciou a extinção de cerca de 700 Conselhos Federais de participação popular, ato assinado pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Foram instintos conselhos de políticas públicas para idosos, LGBT, de transparência pública, educação, de jovens e adolescentes, combate às drogas, de erradicação ao trabalho infantil entre outros. Segundo ele, os conselhos são instrumentos importantes de participação popular na elaboração de políticas públicas e socais. O vereador disse na tarde desta segunda-feira (15), que muitos dessas entidades foram criadas em governos anteriores aos do PT.
O crescimento da população idosa e a necessidade de políticas públicas para esse segmento. Através de informações e números contundentes, a vereadora Aimée Carvalho ( PSB), durante a reunião plenária na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (15), traçou o panorama atual do envelhecimento da humanidade. “Pela primeira vez na história, há mais avós no mundo do que netos”, afirmou. A parlamentar representa a Casa no Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
O incêndio que vem destruindo a Catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15), foi lamentado pelo vereador André Régis (PSDB), durante a reunião plenária na Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (15). A causa do incêndio ainda é desconhecida e não se sabe se há feridos no local. “A Catedral é um dos monumentos mais importantes da França, visitada por turistas do mundo inteiro. É um patrimônio universal”.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) dirigiu-se à tribuna na tarde desta segunda-feira (15) para repercutir o encontro com o secretário Municipal de Educação, Bernardo Juarez D’Almeida, sobre robótica. O parlamentar fez elogios à pasta e ao prefeito Geraldo Julio. “Quero agradecer ao secretário pela oportunidade de conversarmos sobre o assunto. É um programa muito bom, pois já vencemos em olimpíadas brasileiras e ficamos na frente de vários países”.
O líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Renato Antunes (PSC), realizou audiência pública para debater o tema “A situação da merenda nas escolas municipais do Recife”, na manhã desta segunda-feira (15). “Temos andado nas escolas e notamos que a quantidade e a qualidade da alimentação fornecida aos alunos destoam do que a Prefeitura do Recife mostra na propaganda institucional. Por isso, nada melhor do que convocar uma audiência pública, principalmente para ouvir o que gestão tem a mostrar. A responsabilidade do Poder Executivo é executar e a minha, como representante do Legislativo, é de fiscalizar”, explicou o vereador.
A passagem dos trinta anos da instalação da Comissão que elaborou a Lei Orgânica do Recife recebeu especial homenagem na Câmara Municipal. Em 1989, por determinação do artigo 29 da Constituição Federal, promulgada em 1988, ficou estabelecido que todos os municípios brasileiros elaborassem suas leis orgânicas, o equivalente às suas constituições. No Recife, trinta e seis vereadores fizeram parte da Câmara Constituinte da Cidade, presidida à época pelo então vereador José Neves, e como relator, o também então vereador Gustavo Krause.