O vereador Ricardo Cruz (PPS) destacou o Maratona Verde – iniciativa da Prefeitura do Recife destinada ao plantio de 10 mil mudas de árvores. “Um projeto lançado com entusiasmo pelo prefeito Geraldo Julio. Vamos mobilizar toda a cidade. Pessoas que, como eu, são militantes da causa ambiental”, disse o parlamentar. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (27), ele destacou que esteve no lançamento do Maratona Verde durante a manhã.
A Casa de José Mariano aprovou nesta segunda-feira (27), em segunda discussão, o substitutivo ao projeto de lei nº 360/2017, que torna obrigatória a climatização dos ônibus que operam linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife. A matéria, que segue agora para a análise do Poder Executivo, prevê a instalação de equipamentos de ar-condicionado em toda a frota da capital em até quatro anos a contar de outubro de 2019.
O vereador Jayme Asfora, atualmente sem partido, considerou que a Câmara viveu um dia histórico nesta segunda-feira (27). “Foi duplamente histórico. Primeiro porque aprovou a obrigatoriedade de instalação de ar condicionado nos ônibus que circulam no Recife. E segundo, porque fez aquilo que o Consórcio Grande Recife devia ter feito e não fez”, disse, na reunião ordinária. Pela unanimidade dos vereadores presentes em plenário, foi aprovado o substitutivo 01/2019, do vereador Samuel Salazar (PRTB), ao projeto de lei 360/2017, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de climatização nos meios de transportes públicos coletivos de passageiros do Recife.
Nesta segunda-feira (27), 13 viaturas da Guarda Municipal do Recife foram apreendidas em cumprimento a uma medida liminar da 18ª Vara Cível da Capital. A decisão é resultado de uma ação movida por um banco contra a locadora dos veículos. Na Câmara do Recife, o assunto foi repercutido pelo vereador Renato Antunes (PSC), que fez questionamentos a respeito do contrato do serviço.
O vereador Chico Kiko (PP) abordou, na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), o encontro que teve com o prefeito Geraldo Julio na inauguração da Praça do Jiquiá, na Zona Oeste da cidade. O parlamentar disse também ter visitado a avenida Recife e o terreno onde será construído o Hospital do Idoso.
Uma conquista para os jornalistas. Foi assim que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) definiu a formalização da Cooperativa de Jornalistas do Estado de Pernambuco, ocorrida no dia 22 de maio. A parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27) para repercutir o tema.
O vereador Jayme Asfora (sem partido) comemorou o Dia do Procurador do Município do Recife, instituído em dia 27 de maio, por uma lei de sua autoria, a de número 18302/17. “Temos que registrar essa data. A categoria presta um grande serviço à administração pública municipal. Sua atuação fortalece a advocacia pública, zela pelo controle da legalidade e da moralidade dos atos públicos e defesa do patrimônio público. O que garante a transparência e a probidade administrativa”, disse, na reunião plenária desta segunda-feira (27).
A iniciativa da Prefeitura do Recife, que pretende plantar 10 mil mudas durante a Semana do Meio Ambiente, foi elogiada pelo vereador Samuel Salazar (PRTB) na reunião ordinária desta segunda-feira (27). “A defesa do meio ambiente é uma pauta de todos nós e merece receber o apoio dos parlamentares desta Casa”, disse. A PCR, dentro da estratégia deste ano, pretende contar com a ajuda da população, sociedade civil e instituições para plantar as mudas entre os dias 3 e 9 de junho, nos principais corredores viários, parques, praças, escolas e equipamentos de saúde.
A Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR) existe desde 2013 e consiste em um grupo de mães de pessoas com doenças raras, que desejam uma sociedade mais inclusiva. A AMAR atende 420 pessoas, significando um impacto direto na vida de 1.600. Estima-se que existam entre 6 a 8 mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo, que acomete algo em torno de 16 milhões de cidadãos no país. E na noite desta quinta-feira (23), a Aliança recebeu uma homenagem na Casa de José Mariano, numa iniciativa da vereadora Aline Mariano (PP).
Desde o ano passado, o Recife possui um Programa de Combate aos Crimes Contra a Dignidade Sexual no Transporte Público. A lei municipal nº 18.523/2018 – de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PRTB) – prevê objetivos e obrigações a serem cumpridos pelo Poder Público e pelas empresas que operam no setor. Nesta quinta-feira (23), a Câmara do Recife realizou, por iniciativa do parlamentar, uma audiência pública para discutir a aplicação do programa.