Quando se aproxima o carnaval a Prefeitura do Recife coloca tapumes em monumentos espalhados pela cidade, notadamente no Palácio do Campo das Princesas – Palácio do Governo – e o Teatro de Santa Isabel, no intuito de proteger esses equipamentos. No entanto, o vereador André Régis (PSDB), durante a reunião plenária desta segunda-feira (18), criticou a colocação alegando que passa imagem negativa do recifense.
Na volta às aulas, cerca de 80 crianças estariam sem atendimento na creche municipal Zacarias do Rêgo Maciel, no Alto Santa Terezinha. A informação foi levada à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (18) pela vereadora Ana Lúcia (PRB). De acordo com ela, a unidade está com quatro de suas salas interditadas e sua máquina de lavar industrial quebrada.
Presidente do bloco carnavalesco Cordeiro Folia há 26 anos, o vereador Chico Kiko (PP) informou que o desfile da agremiação carnavalesca, domingo passado (17), repetiu o sucesso dos anos anteriores, levando para as ruas do bairro do Cordeiro, na Zona Leste, milhares de foliões. “Por isso, venho aqui agradecer o apoio que recebemos, por mais um ano, da Prefeitura do Recife. Ela nos deu condições para a realização do evento”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (18).
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) parabenizou o trabalho de limpeza dos canais que cortam a cidade, que vem sendo realizado desde janeiro pela Prefeitura Municipal. “Somente no bairro de Jardim São Paulo, 12 áreas cortadas pelo canal estão sendo limpas, numa ação preventiva, o que vai facilitar o escoamento de água no período de chuvas", disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (18).
Na última quarta-feira (13), foi instalada na Câmara Municipal a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor. Na ocasião, o vereador Aerto Luna (PRP) foi eleito relator do projeto de lei do Poder Executivo nº 28/2018, que revisa a política municipal de desenvolvimento urbano do Recife. Nesta segunda-feira (18), o parlamentar falou na tribuna da Casa sobre as perspectivas de sua nova missão.
O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, foi homenageado na noite desta quinta-feira (14) com a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta distinção da Câmara do Recife. Empossado no cargo em 2017, o embaixador recebeu a honraria em uma reunião solene na sede do Poder Legislativo municipal. O evento ocorreu por iniciativa do vereador Renato Antunes (PSC).
Começou a contagem regressiva para as discussões do Plano Diretor do Recife, na Câmara Municipal. No final da tarde desta quarta-feira (13) foi instalada a Comissão Especial de Revisão do documento mais importante para definição das políticas de desenvolvimento do município e que tem força para interferir na vida de todo cidadão recifense. O colegiado é formado por sete vereadores, que terão um prazo de 180 dias para discutir, realizar audiências públicas, aperfeiçoar a proposta da Prefeitura do Recife e votar a matéria em plenário.
O Supremo Tribunal Federal está julgando duas ações sobre criminalização da homofobia para decidir se há ou não omissão do Congresso Nacional. A primeira ação é uma ADO (ação direta de inconstitucionalidade por omissão), de autoria do PPS. Enquanto que a segunda ação trata de um mandato de injunção impetrado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros. Em virtude desse julgamento, que deverá acontecer em dois dias (hoje 13 e amanhã 14), no STF, a vereadora Michele Collins (PP) se posicionou contrária à votação pelo Supremo Tribunal Federal, por considerar que esta deve ser uma tarefa do Congresso. Os crimes contra pessoas LGBT no Brasil são tratados como lesão corporal, tentativa de homicídio ou ofensa moral, não sendo caracterizados como crimes de ódio.
A Comissão de Saúde da Câmara do Recife foi instalada para o biênio 2019-2020 nesta quarta-feira (13), numa reunião realizada na sede da Casa de José Mariano. Na ocasião, o vereador Rogério de Lucca (PSL) foi reconduzido para o cargo de presidente do grupo. Já a vice-presidência será ocupada pelo vereador Benjamim da Saúde (PATRI).
Através do requerimento de número 285/2019, a vereadora Ana Lúcia (PRB) solicitou à Mesa Diretora que todos os gabinetes e demais setores administrativos da Câmara Municipal do Recife sejam identificados não só em português mas também em código braile, para garantir o acesso dos serviços da casa às pessoas cegas. “Faço este apelo porque entendo que os vereadores precisam ter um olhar diferenciado para as pessoas que são diferentes na questão da acessibilidade e que precisam ter os seus direitos garantidos”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (13).