Notícias

Os hospitais e as maternidades do Recife prestarão assistência especial às parturientes cujos filhos recém nascidos apresentem qualquer tipo de deficiência ou patologia crônica que necessite de tratamento continuado. É o que prevê o projeto de lei, de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB), aprovado pelos parlamentares na sessão plenária desta segunda-feira (15). A matéria precisa ainda de uma segunda votação para ser então encaminhada ao Executivo.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) comentou em plenário o resultado da reunião realizada nesta terça-feira (16) entre ela, os vereadores Luciano Siqueira (PCdoB), Daniel Coelho (PV), Inácio Neto (PTN) e a secretária municipal de Assistência Social, Karla Menezes. Eles discutiram a situação dos profissionais do Iasc, que estão há um ano e três meses trabalhando sem vínculo empregatício.

Durante a sessão o vereador Luiz Eustáquio (PT) saudou o Sindsprev, Sindicato dos Trabalhadores Publicos Federais, que completou 21 anos de fundação nesta terça-feira (16). “É importante registrar o aniversário deste sindicato tão brilhante na defesa dos direitos dos trabalhadores”. O vereador foi presidente da entidade por dois mandatos.

O aniversário de 62 anos de existência da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), foi comemorado na terça-feira (16) em clima de muita intranquilidade pelos funcionários da estatal. É dada como certa a incorporação da empresa à Eletrobrás, que passaria a gerir todas as decisões locais. Em plenário, o vereador Jurandir Liberal (PT) pediu apoio dos vereadores para que se juntem aos debates e protestos que deverão ser realizados pela manutenção do controle pela companhia.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães (PT), convidou para a audiência pública representantes da Secretaria de Educação do Recife e dos sindicatos dos trabalhadores em educação, SINTEPE, Sindicato dos trabalhadores em Educação de Pernambuco, SIMPERE, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação do Recife e CNTE, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Eles debateram o valor do piso salarial criado com a lei 11.738 de 2008, que acaba de completar um ano e oito meses.

Militante do Partido dos Trabalhadores desde 1983, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães, e os vereadores petistas Osmar Ricardo, Josenildo Sinesio, Jurandir Liberal e Luiz Eustáquio foram homenageados numa solenidade em comemoração aos 30 anos de fundação do partido, na noite desta segunda-feira (15) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A sessão solene foi promovida pelo deputado Isaltino Nascimento e presidida por André Campos, ambos do PT.

Dezenas de servidores do Instituto de Assistência Social e Cidadania, Iasc, participaram da sessão desta segunda-feira (15) na Câmara. Eles pediram apoio aos vereadores para a realização de um concurso. Até o momento, os funcionários recebem salários através de empenho, situação considerada irregular e que não garante direitos trabalhistas. Ficou agendada uma reunião nesta terça-feira (16), às 9 horas entre uma comissão de servidores, vereadores e a secretária de Assistência Social, Karla Menezes.

Mais proteção para as crianças do Recife. A inclusão das vacinas contra Hepatite A, Varicela, popularmente conhecida como catapora, e Prevenar no Programa de Vacinação Infantil do município foi aprovada pelos vereadores na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com o projeto de lei, uma iniciativa de Vera Lopes (PPS), que também é médica pediatra, o poder público vai disponibilizar as vacinas nos postos de saúde da cidade.

O trânsito do Recife foi alvo de críticas do vereador Carlos Gueiros (PTB) durante a tarde desta segunda-feira (15). Para ele, a cidade sofre com a deficiência de agentes de trânsito e está limitada a uma fiscalização virtual. “Nas horas de pico, quando precisamos do raciocínio de um homem para resolver o problema, a cidade fica engarrafada, porque os sinais estão vermelhos mesmo sem haver fluxo. Quando procuro os gestores do trânsito, eles dizem que o problema é a falta de agentes para atender à demanda”.

Os vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Aline Mariano (PSDB) repercutiram durante a sessão desta segunda-feira (15) a reunião da Frente Parlamentar contra o Crack realizada na semana passada com o Conselho Municipal de Álcool e Drogas e o secretário de Saúde, Gustavo Couto. Luiz Eustáquio fez uma análise positiva do resultado da reunião. “O compromisso da Frente e de todos os vereadores é poder fazer mais pelo Recife e proteger nossos jovens. Colocamos ao secretário que as políticas atuais são insuficientes e tivemos como resposta o compromisso de que o conselho eleja um presidente, e que trabalhe junto com esta Casa e outras secretárias para se elaborar uma Conferência Municipal de Combate ao Crack”.