Notícias

Nascido no município de Queimadas, agreste paraibano, o Padre Gilvan Galdino Tavares, diretor da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, localizada no bairro do Bongi, no Recife, recebeu na manhã desta quinta-feira, 24, o Título de Cidadão do Recife. A reunião solene, realizada no Plenário da Câmara, foi proposta pelo vereador Jadeval de Lima (PTN) e teve a presença de dezenas de alunos e professores da instituição. O vereador Wilton Brito (PHS), que presidiu a homenagem, convidou para compor a Mesa o Padre Fábio Farias, diretor da comunidade Salesiana; Michele Bezerra e Paulo Maciel, funcionários da Escola Dom Bosco.

Por questões de segurança a Câmara Municipal do Recife suspendeu todas as atividades desta quarta-feira, 23. Informações de uma violenta manifestação divulgadas por panfletos e outros meios fizeram com que o presidente da Casa, Vicente André Gomes, tomasse a medida, com o objetivo de garantir a integridade física dos funcionários e de pessoas que circulam no local, bem como evitar danos ao patrimônio público. “Tivemos que seguir a orientação da segurança da Casa para prevenir qualquer tipo de problema e preservar as pessoas de situações de violência”, alertou o vereador.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu na tarde desta terça-feira, 22, o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 1982. “A pessoa idosa merece todo nosso respeito e carinho. Temos que fazer valer os direitos que eles possuem. Precisamos discutir e focar as questões da violência física, sexual e psicológica”.

A superlotação do cemitério de Casa Amarela foi tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta terça-feira, 22. “São aproximadamente 11.600 m², mas não é suficiente para atender a demanda. Quase que diariamente sou acionado pela população para conseguir um túmulo para enterrar alguém”.

Autora do projeto de lei criando a Semana Municipal da Alimentação Saudável, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) comemorou na tarde desta terça-feira 22, a criação da lei por meio da sanção do Executivo. Agora é lei e a semana será comemorada de 31 de maio a 5 de junho, quando também se comemora a Semana Nacional da Alimentação Saudável. “A semana municipal deve ter a participação da coletividade, instituições de ensino e de empresários na elaboração da programação e divulgação da importância de uma alimentação saudável”.

O vereador André Régis (PSDB) ocupou a Tribuna de hoje,22, para ressaltar que a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa estaria à disposição da Secretaria de Turismo do Recife, com o objetivo de propor melhorias ao setor. “Recentemente, foi anunciado que a Prefeitura fará uma revitalização na orla de Boa Viagem, e alertamos para um fato grave de que existem pessoas morando nos equipamentos. É inaceitável essa situação de desamparo àquelas pessoas dormindo expostas com crianças de colo. Uma cena constrangedora. O turista que vier ao Recife e fizer uma caminhada de poucos minutos saíra com a impressão de que a nossa cidade é insensível ao ser humano por permitir uma cena dessas”, disse.

Chegou à Câmara Municipal do Recife, com pedido de urgência, o projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre a eleição de gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a proposta, a escolha do diretor das escolas públicas do Sistema Municipal de Ensino do Recife será realizada em três etapas contínuas e sucessivas, que serão as seguintes: participação dos candidatos inscritos em Curso de Atualização em Gestão Escolar oferecido pela Secretaria de Educação; elaboração e aprovação do Plano de Gestão Escolar; e eleição direta, através de sufrágio facultativo, dos segmentos da comunidade escolar.

O presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), quebrou o protocolo na tarde dessa segunda-feira 21, e concedeu a palavra ao vereador Wanderson Florêncio (PSDB) pela segunda vez para apresentar sua despedida. O vereador já havia se despedido semana passada na tribuna da Casa. Ele agradeceu o gesto e fez balanço da passagem dele pela Casa José Mariano como suplente da vereadora Aline Mariano (PSDB), em licença maternidade, e que retornou hoje à Câmara.

Para facilitar a identificação de motoqueiros, o projeto de lei 82/2013 proíbe que condutores de motos façam uso do capacete ao entrarem em estabelecimentos como bancos, ou postos de gasolina na hora de abastecer. O autor do projeto, vereador Jurandir Liberal (PT), justificou a proposta afirmando que trabalhadores que fazem uso de motos estão sendo confundidos com marginais. Para ele o projeto já aprovado em primeira discussão na tarde dessa segunda-feira 21, evita essa confusão e garante mais segurança para todos. “Todos os estabelecimentos comerciais deverão ter uma placa informativa da regra. O capacete dificulta a identificação do condutor”.