Foi para repercutir a matéria “Aqui jaz um rio”, publicada no Diário de Pernambuco de domingo, que o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou no Plenário, na tarde desta terça-feira, 08. O parlamentar citou que o texto do jornal retrata que antigos rios da cidade do Recife hoje são canais. “Esses antigos rios estão, desse jeito, por falta de planejamento.”, disse.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) comunicou na Tribuna desta terça, 8, que deu entrada no Projeto de Lei 273/2013, que dispõe sobre a exclusividade de execução para músicas de artistas pernambucanos nas Academias da cidade do Recife. “A Academia, por si só, já é um vitória. É um espaço destinado para exercícios e também para as pessoas se encontrarem. Mas entendemos que é um grande espaço onde podem ser divulgadas músicas de Pernambuco. E nosso projeto pretende instituir para que toquem músicas dos nosso compositores.”, disse.
A Comissão de Juventude da Câmara aprovou na tarde desta terça-feira, 08, durante reunião do grupo, a criação do Fundo Municipal de Juventude. A proposta do Executivo recebeu parecer favorável da relatora Isabella de Roldão (PDT) e também dos vereadores Davi Muniz (PHS) e Romerinho Jatobá (PR), mas ainda não tem data definida para ser votada em plenário.
Diante da polêmica sobre a demolição do prédio Caiçara, há uma semana, o vereador Jayme Asfora (PMDB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal do Recife para preservar o vizinho, o Edifício Oceania, localizado na Avenida Boa Viagem, nº 560, bairro do Pina. Caso a matéria, que tramita nas comissões permanentes da casa seja aprovada, ele passará a ser considerado Imóvel Especial de Preservação, nos termos da Lei Municipal 16.284, de 22 de Janeiro de 1997. De imediato, ficará livre da especulação imboliária, que vem vem descaracterizando a cidade em favor das torres que os construtores chamam de modernas.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda, 7, na Câmara. Foram aprovadas 9 matérias, sendo duas do Executivo e o restante Projetos de Lei Ordinária, de autoria de vários parlamentares. Também foram distribuídos 10 projetos entre os membros do grupo.
A atuação do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, à frente do ministério da Integração nacional por dois anos e nove meses, recebeu elogios do vereador Marco Aurélio (Solidariedade), na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira, 07. O vereador elencou os atos do ex-ministro, que saiu do cargo a pedido do PSB.
O vereador Raul Jungmann (PPS) elogiou o projeto de lei aprovado, na tarde desta segunda-feira, 07, pela Câmara do Recife regulamentando o acesso à informação sem as restrições propostas por outro projeto, do Executivo, que catalogava informações como ultrasecretas, secretas e sigilosas. “A lei aprovada demonstra a transparência dessa Casa legislativa e sua resposta a um projeto que está sendo questionado pelo Supremo Tribunal Federal”. Foi mais além e criticou os números apresentados pela gestão municipal no segundo quadrimestre do ano. Segundo ele, apenas 41% do proposto foi realizado, ou seja, dos R$ 4,1 bilhões ainda faltam executar R$ 2,4 bilhões.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez uso da Tribuna nesta segunda, 6, para repercutir reclamações de deficientes físicos em relação à mobilidade no Recife.
Durante a Reunião Plenária desta segunda,7, a vereadora Michele Collins (PP) parabenizou a realização da sétima edição da Marcha Sim à Vida, organizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife, ontem, dia 6, na orla de Boa Viagem. O objetivo da ação foi protestar contra o aborto e reafirmar o direito sagrado e inalienável à vida, desde a concepção até a morte natural.
O vereador Marco Aurélio (SOLIDARIEDADE) repercutiu o acidente que ocorreu com Rodrigo Wanderley Nunes de Souza, 8 anos, eletrocutado após encostar em um poste, na rua Azeredo Coutinho, na Praça da Várzea. O assunto foi abordado na reunião plenária desta segunda-feira, 07. O parlamentar criticou a conduta da Companhia Energética de Pernambuco, Celpe, em relação a esse e outros fatos semelhantes. “Essa empresa faz muito mal aos Recifenses, ela tem que ter respeito e mostrar uma solução para que isso não aconteça mais”.