Notícias

O Dia Internacional da Família, comemorado hoje, foi instituído pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 1994. A data foi lembrada pelo vereador Eduardo Chera (PTN) na reunião plenária desta quarta-feira, 15. “A família desempenha um papel importante na formação do indivíduo, pois constitui sua essencialidade. É nela que o homem concebe suas raízes e torna-se um ser capaz da elaboração de competências próprias”.

A prefeitura anunciou esta semana o investimento de R$ 20 milhões para melhorar a mobilidade dos pedestres recifenses. Serão realizados serviços nas calçadas e rampas no entorno dos prédios públicos municipais. O assunto foi repercutido pelo vereador Aderaldo Pinto (PRTB) na reunião plenária desta quarta-feira, 15. “É de suma importância valorizar e olhar para a questão do pedestre em nossa cidade. Esta iniciativa visa beneficiar 300 mil metros quadrados de calçadas, além de garantir mais de mil rampas de acesso”.

O Programa Pacto pela Vida comemorou seis anos de existência com uma queda de 35,4% nos crimes violentos no Estado e 52,1% no Recife. Com esses números, Pernambuco foi o único estado do Nordeste a apresentar redução nos índices de violência. Ainda em abril, houve um dia em que nos 184 municípios não foi registrado um único homicídio. Por isso, o vereador Gilberto Alves (PTN), líder do governo na Câmara do Recife, anunciou na tarde desta quarta-feira 15, que Pernambuco recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU), pela segunda vez, o Prêmio de Gestão Pública, como a melhor iniciativa de gestão estadual no mundo no último ano, em escala internacional.

Uma reunião pública com a presença do secretário de Finanças da Prefeitura do Recife, Roberto Pandolfi, será agendada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, ainda sem data prevista, para aprofundar as discussões sobre o projeto de lei número 13/2013, do Poder Executivo, que altera os dispositivos da Lei Municipal 15.563, de 27 de dezembro de 1991, que é o Código Tributário. A realização da reunião foi decidida pelo vereador Jairo Brito (PT), presidente da comissão. Ele também vai pedir a reabertura do prazo para recebimenmto de emendas, que terminaria nesta quarta-feira, 15, por mais 10 dias, para acolher novas sugestões que ampliem os propósitos da matéria legislativa.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) comemorou a recriação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, após aprovação do projeto de lei de sua autoria na Câmara do Recife. Ele disse na tarde desta terça-feira 14, no plenário da Casa, que conhece o compromisso de todos os vereadores quando o assunto é crack. “Muitos colegas já se colocaram à disposição para fazer parte desta Frente, entre eles Priscila Krause (DEM), Almir Fernando (PCdoB), Aline Mariano (PSDB), Michele Collins (PP), Eurico Freire (PV), Wilton Brito (PHS) e Rogério de Lucca (PSL). Estamos abertos a muitas outras participações”.

O vereador Raul Jungmann (MD) criticou na tarde desta terça-feira, na Câmara do Recife, o que ele classificou de falta de programa de governo. Mostrou a manchete de um jornal local falando da retirada de carros das calçadas, para demonstrar que não há programa em andamento e sim ações pontuais, que segundo ele não mudam a vida do recifense. Mas o vice líder do governo, vereador Carlos Gueiros (PDT) rebateu o colega afirmando que se trata de fato de uma das ações do executivo em destaque na mídia. “Não se lê ali nenhuma referência a um programa de governo, mas sim a uma das ações em andamento na cidade”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB), líder da oposição na Câmara do Recife, vai ingressar com uma ação de descumprimentode de preceito fundamental (ADPF) contra o projeto de lei do executivo, já aprovado pelos vereadores, e que limita o acesso à informação, ao classificá-las como ultra-secretas, secretas e reservadas, além de estabelecendo prazos para que sejam divulgadas. Ela disse que vai ingressar com a ação para que essa lei não seja uma “lei de caráter restritivo” por entender que transparência é um dos instrumentos mais adequados para a sociedade caminhar. “Esta lei diminui a poder da Câmara”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu na tribuna de hoje (14), a Audiência Pública de sua iniciativa, realizada no último dia 9, que tratou sobre os campos de várzea. Ele frisou a importância desses espaços para a população recifense. “O tombamento e requalificação desses campos são importantes para a cidade e as comunidades, pois incentiva o esporte e cidadania. Naquele momento contamos com a presença da Secretaria de Esportes do Recife, OAB, que sempre comparece quando solicitada, representantes comunitários, líderes populares e de organizadores de time de futebol da periferia”, disse.

O vereador Eduardo Chera (PTN) foi à tribuna de hoje (14) para parabenizar o governador Eduardo Campos e representantes da Polícia Militar, pelo programa Polícia Amiga que atuará no reforço da segurança em diversos locais. “É um projeto que foi criado para atender as comunidades com o maior índice de violência do Estado. Cada bairro terá uma viatura caracterizada e intitulada de Polícia Amiga. Estas viaturas estão equipadas com celulares, onde o número estará sendo disponibilizado, junto aos Conselheiros Eleitos, que são moradores da própria comunidade, tendo o total conhecimento de causa, como áreas de risco e situações vulneráveis”, disse.

A vereadora Michele Collins (PP), durante o Pequeno Expediente desta terça (14), fez questão de reiterar convite para a solenidade a ser realizada amanhã (15), que irá comemorar o Dia Internacional da Família. “Gostaria de convidar todos para o debate e fortalecer a importância da família, justamente hoje, onde os valores estão trocados: o certo é o errado, e o errado é certo. Vamos falar também da nova família que está se surgindo com os casais formados por homens e que vem adotando crianças, além de mulheres com mulheres. Trataremos também de analisar as questões do futuro da família, aborto e pornografia infantil que vem agredindo nossas crianças. Inclusive, elaborei um projeto de lei, e que na sexta-feira passada foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, proibindo os outdoors no Recife que exibam cenas de sexo. Hoje em dia são tantas coisas incitando a sexualidade, que as questões sexuais são prematuramente tratadas. Amanhã (15), estaremos abençoando a vida das famílias do povo do Recife, com a presença de representantes da Arquidiocese de Olinda e Recife, pastores e juízes das varas de família”, disse.