O lançamento do programa Trampolim, pela Prefeitura do Recife, recebeu elogios da vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária desta quarta, 2. O Trampolim oferecerá cursos e trabalho a 160 jovens maiores de 18 anos egressos da Funase e usuários em liberdade assistida.
Dois assuntos levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) subir à tribuna nesta quarta, 2. O primeiro foi comunicar a eleição de uma mulher na presidência do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil. “Antonieta Trindade foi eleita no último sábado (28) para comandar o Comitê Municipal do PCdoB e, na verdade, todas as mulheres saíram vencedoras nesse processo. Ficamos felizes porque Antonieta comandará o nosso partido. Desejo muito sucesso e que o PCdoB cresça em nossa cidade, em Pernambuco e no Brasil também.”, disse.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna para repercutir dois assuntos. O primeiro foi a respeito da paralisação das obras do canal de Guarulhos, localizado no bairro de Jardim são Paulo. “Esse trabalho será retomado em breve, mas falta um pouco de compromisso da empresa contratada pela URB para que haja a conclusão. Estarei sempre vigilante a respeito disso”.
O Sistema Municipal de Unidades Protegidas, que será uma espécie de Plano Diretor do Recife para o Meio Ambiente e está sendo elaborado com a intenção de funcionar como um dos legados do prefeito Geraldo Júlio para a cidade, foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 2, pela secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, à Câmara Municipal. Acompanhada de três secretários executivos, ela compareceu à reunião da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, para compartilhar com os vereadores as ideias do sistema que atualmente estão sendo discutidas internamente na Prefeitura do Recife, antes de a minuta ser enviada para o Poder Legislativo, na forma de projeto de lei.
Nos últimos dez anos o Brasil dobrou o número de doadores. Os transplantes aumentaram de 7.500 para 15.141 cirurgias. Isso significa que mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder um ente, são favoráveis à doação de órgãos. Os dados foram trazidos ao plenário na tarde desta terça-feira, 01, pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), para destacar a importância do Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado na última sexta-feira.
Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, o vereador Jairo Britto (PT) comunicou durante a reunião plenária desta terça-feira, 01, que os parlamentares podem apresentar até o dia 21 de outubro emendas ao Plano Plurianual – PPA - e à Lei Orçamentária Anual – LOA. Os dois projetos do Executivo chegaram à Câmara nesta segunda-feira.
Relator da revisão do Plano Diretor do Recife, aprovado em 2008, o vereador Jurandir Liberal (PT) cobrou na tarde desta terça-feira, 01, o cumprimento de uma emenda de sua autoria proibindo novos prédios com mais de 14 andares ou 42 metros na Avenida Boa Viagem e na Avenida Navegantes. Segundo o parlamentar, em Alagoas e na Paraíba, por exemplo, as construções à beira mar não podem passar dos seis andares. “A ideia era prevenir o futuro e evitar que a situação ficasse pior. Quem já tinha projeto aprovado, tudo bem, mas o que tenho visto são prédios pequenos serem derrubados, a exemplo do Caiçara, para construção de espigões. Aconteceu na gestão de João da Costa e na atual gestão. Não podemos ser irresponsáveis e não fazer esta cobrança”.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) subiu à Tribuna nesta terça, 1, para reforçar a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”. Lançada nessa semana pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado, a campanha conta com o apoio da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República e da ONU Mulheres. “O objetivo é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014. É importante dizer que fica difícil defender os interesses femininos quando as mulheres não tem espaço no meio político.
Os 10 anos do Estatuto do Idoso foram lembrados pelo vereador Jurandir Liberal (PT), durante Reunião Plenária desta terça, 1. Promulgada em 1º de outubro de 2003, a lei nº 10.741 estabeleceu a criação do Estatuto que, segundo o parlamentar, trouxe avanços para a população. “No ano de 2003, no governo Lula, podemos destacar o passe livre, melhorias na mobilidade, o senso de acolhida e de Instituições de Longa Permanência. Ou seja, são vários itens que ajudam a vida dos idosos. Na realidade, o Estatuto é um marco jurídico na legislação brasileira e sempre busca a proteção necessária.”, disse.
Os 60 anos da TV Record foram comemorados pelo vereador Alfredo Santana (PRB), durante Reunião Plenária desta terça, (1). “Minhas palavras, hoje, são em homenagem à rede de televisão que mais cresceu nas últimas décadas, em nosso país, a TV Record que, na última semana comemorou 60 anos de existência. Sendo a mais antiga emissora de TV e, atividade no país, a Recordo deu início às transmissões em 27 de setembro de 1953 com um programa musical. A emissora que, na década de 60, foi a primeira em audiência no Brasil, começou a regredir financeiramente a partir de 1970, o que se refletiu na qualidade de programação.”, disse.