Notícias

A entrega do título de cidadão do Recife ao senador mineiro Aécio Neves provocou debate no plenário, durante a reunião desta segunda-feira. Antes da votação, o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador André Régis (PSDB), foi questionado por Carlos Gueiros (PTB) que alegou descumprimento do Regimento Interno da Casa, uma vez que o artigo 414 proíbe a entrega de cidadania recifense e medalha a pessoas em exercício de cargos eletivos.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 30, para destacar duas ações da Prefeitura do Recife. A primeira foi um projeto de lei encaminhado ao Poder Executivo, para a retirada de carros abandonados nas ruas da cidade. “Esses veículos só servem para dificultar a mobilidade e como lugar de consumo de drogas”.

No segundo quadrimestre deste ano, que corresponde aos meses de maio a agosto, o prefeito Geraldo Júlio cumpriu as metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e as contas públicas estão equilibradas. Isso ficou demonstrado em audiência pública na manhã desta segunda-feira, 30, na Câmara Municipal do Recife, para avaliar os números da execução orçamentária do Poder Executivo. A reunião, realizada por iniciativa da Comissão de Legislação e Finanças, é uma praxe que tem como objetivo permitir à população um conhecimento da situação financeira do município e dar aos vereadores a oportunidade de fiscalizar receitas e despesas.

O capitão-de-mar-e-guerra Anderson Luís Garcia de Castro recebeu a Medalha do Mérito José Mariano na manhã desta sexta-feira, 27. É a maior comenda entregue pela Câmara Municipal do Recife. “Esta casa orgulha-se em conceder a homenagem, reconhecendo suas ações em defesa das nossas crianças e na formação do caráter dos nossos jovens, futuros marinheiros, que conhecerão os segredos dos nossos mares, através dos ensinamentos daqueles que, como nosso homenageado, glorificam e envaidecem a Marinha do Brasil”, disse o vereador Eduardo Marques (PTB), que teve a iniciativa de entregar a medalha.

O Clube Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Ibura de Baixo visitou a Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta, 26. O grupo, formado por jovens com idades entre 9 e 15 aos, foi recebido pelo vereador Davi Muniz (PHS). Os jovens aprenderam como funciona a Casa de José Mariano e também receberam explicações do Diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério, e da Assessora de Relações Públicas, Ana Torti.

No 21 de setembro de 2006 entrou em vigor no Brasil a Lei Maria da Penha, que pune os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, permitindo a prisão, fixando penas para os agressores e determinando a criação de juizados especiais para lidar com os processos. Para lembrar a data, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 26, uma reunião solene, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).

A criação de um comitê gestor permanente para interferência em obras públicas que resultam em fiações soltas dos postes de energia elétrica e em buracos nas ruas foi a decisão tomada na primeira reunião de trabalho da Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos no Recife, da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 26. Os representantes de empresas privadas e públicas voltarão a se encontrar no próximo mês para estabelecer a formatação desse comitê, eleger um coordenador e começar a funcionar. Antes disso, será discutida a forma jurídica de criação do grupo, que poderá ser através de decreto lei municipal.

Representantes de movimentos estudantis reuniram-se hoje (25) com a Comissão Especial de Transporte Público e Passe Livre da Câmara Municipal do Recife. Durante o encontro, ficou acertado que um cronograma será criado pela Comissão com o intuito de discutir as questões do transporte público e Passe Livre, em conjunto com os estudantes.

Celebrado no último dia 19, o Dia do Educador Social foi lembrado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a reunião plenária desta quarta, 25. “Esses profissionais possuem grande relevância e trabalham coletando dados e dialogando com meninos e meninas de rua, dependentes químicos, atividades sócio-educativas para terceira idade, apoio a portadores de necessidades especiais e as mais variadas pessoas que precisam de assistência social”.

O vereador Raul Jungmann (PPS), líder da Oposição na Câmara, anunciou na reunião plenária desta quarta-feira, 25, que a bancada não fará mais parte da Comissão Especial de Transporte Público criada na Casa no último mês de agosto. Segundo ele, a decisão foi baseada em princípios de proporcionalidade e pluralidade. “Não é juízo de valor pelo trabalho que será desenvolvido por esta comissão. Desejamos amplo sucesso, mas achamos que o direito de representatividade da minoria nos foi negado”.