No Brasil, quase 12 mil pessoas são hemofílicas e o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, segundo a Federação Brasileira e a Federação Mundial de Hemofilia. A doença é provocada por uma alteração genética e acomete apenas o sexo masculino. Sensibilizada com a difícil realidade dos pacientes, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) fez um pronunciamento no plenário da Câmara na tarde desta quarta-feira, 17, Dia Mundial da Hemofilia. “A doença não impede o trabalho e a produção, mas limita e exige cuidados”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) repercutiu no plenário, na tarde desta quarta-feira, 17, a notícia de que o Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades e superfaturamento na aquisição de materiais de limpeza para escolas da Rede Pública do Recife durante a gestão do ex-prefeito João da Costa.
Aprovado parcialmente pelo Senado Federal, o Estatuto da Juventude, que contempla jovens entre 15 e 29 anos, deverá ser novamente votado na Câmara Federal. Por isso, a vereadora Michele Collins (PP) pediu aos deputados e senadores da bancada pernambucana que votem nas mudanças e pela aprovação total do estatuto. Segundo ela, o projeto de lei em tramitação garante direitos essenciais a este público, estabelecendo entre outros benefícios a meia- entrada em eventos esportivos.
Na próxima sexta-feira, 19, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoverá uma audiência pública para discutir a Política Sobre Drogas no Recife. Na tarde desta quarta-feira, ele convidou os colegas a participarem do encontro que vai ajudar a elaborar um projeto de lei tratando a internação compulsória de viciados em crack e outras drogas.
Com o objetivo de esclarecer a formalidade dos Projetos de Lei produzidos pela instituição, a Comissão de Legislação e Justiça vai promover no dia 16 de maio, às 14h30, no Plenarinho da Casa, o Seminário “Técnicas e Normas do Processo Legislativo”. O anúncio foi feito durante a reunião da Comissão, realizada na manhã desta quarta-feira, 17. De acordo com o vereador Aerto Luna (PRP), o evento servirá para tirar dúvidas dos parlamentares e suas assessorias. “Nosso objetivo é que as matérias sejam elaboradas dentro da competência do Legislativo”, comentou.
De acordo com o boletim médico divulgado, na manhã de hoje, 17, pelo Hospital Santa Joana, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes, apresenta quadro clínico estável. "As lesões foram leves e ele se encontra consciente, orientado, com quadro clínico estável. A tomografia cerebral não mostra alterações".
A vereadora Michele Collins (PP) protocolou pedido de informação à Prefeitura do Recife sobre o andamento de convênio firmado com o governo federal na gestão anterior, onde a cidade foi pioneira na assinatura. Ela quer saber o que foi feito, o que está sendo feito e o que vai ser feito do dinheiro do convênio daqui para frente. “O convênio destinou verbas no valor de R$ 85 milhões e nada foi realizado até agora. Reafirmo a importância de se criar uma secretaria de Combate às Drogas. A PCR tem grupo intersetorial, mas não é suficiente. Enquanto não houver ações nesse sentido, vou falar na tribuna todos os dias se for preciso”.
Citando dados de uma reportagem de capa da Revista Nacional Isto É “O Brasil em guerra contra as mulheres”, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) revelou que a média diária de estupros no país subiu para 16 casos, e só em São Paulo são 35 diariamente. Este tipo de crime, segundo ela, agride as mulheres física e emocionalmente e expõe a fragilidade do país na apuração desses casos.
É considerado estável o quadro de saúde do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), que foi atropelado por uma moto na tarde desta terça-feira, 16. Ele está internado no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, Recife, onde se submeteu a uma série de exames e deve permanecer em observação nas próximas 24 horas. O primeiro boletim médico oficial será divulgado pelo hospital às 10h da manhâ desta quarta-feira.
Autor do projeto de lei que pune qualquer ato de discriminação contra homossexuais e institui 28 de julho como o Dia da Diversidade Sexual, o vereador Osmar Ricardo (PT) elaborou projeto de resolução para criar a Frente Parlamentar LGBT, que já atuou em outras legislaturas. A proposta dividiu opiniões e suscitou a reação contrária da bancada evangélica. Parte dos vereadores acha que o assunto pode ser debatido no seio da Comissão de Direitos Humanos existente na Câmara dos Vereadores. O parlamentar trouxe dados sobre avanços de outros países e cidades sobre a questão da diversidade sexual e sobre a homofobia, considerada crime no país.