Durante o Pequeno Expediente desta segunda (22), o vereador Alfredo Santana (PRB), parabenizou os 55 anos da Igreja Evangélica Brasil para Cristo. “Na noite de ontem (21), em Beberibe, o pastor Paulo Simplício estava com um povo maravilhoso, numa grande festa e alegria. Estavam comemorando 55 anos de uma igreja que tem sido lutadora dia após dia para levar às pessoas uma vida plena e melhor através da fé do Deus vivo, senhor Jesus”, disse.
Pelo menos três vetos totais do Executivo a projetos de lei foram rejeitados na tarde desta segunda-feira na Câmara do Recife por 26 votos. A votação foi secreta e se deu por maioria absoluta. Assim, os projetos da vereadora Priscila Krause (DEM) criando a obrigatoriedade de exibição de placa para livre acesso de parlamentares em repartições municipais, o do vereador Rogério de Lucca (PSL) sobre aplicação de vacina contra o HPV na rede pública, e o do vereador Inácio Neto (PSB), vedando a cobrança de valores maiores nas creches quando se tratar de criança especial, receberam votação favorável.
Além dos projetos de lei que serão analisados na reunião ordinária desta segunda-feira, a Câmara Municipal do Recife votará requerimentos dos vereadores solicitando obras emergenciais nas comunidades. Os requerimentos são a estratégia encontrada pelos moradores dos bairros da periferia para fazer chegar os seus pleitos, de forma mais rápida, aos gabinetes dos dirigentes municipais de empresas das administrações direta e indireta.
O veto do prefeito João da Costa a cinco projetos de lei aprovados pelos vereadores será debatido e votado na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira, 22. Os projetos, que tramitaram nas comissões temáticas e foram aprovados em plenário, não foram sancionados, mas receberam vetos parciais ou totais porque esta é uma prerrogativa do Poder Executivo. Os projetos são de autoria dos vereadores Estéfano Menudo (PSB), Alfredo Santana (PRB), Priscila Krause (DEM), Rogério de Lucca (PSL) e Inácio Neto (PSB).
Está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor e Finanças e Orçamento, o Projeto de Lei 45/12, de autoria do vereador Erivaldo da Silva (PTC), que determina as diretrizes gerais para disciplinar novas instalações e reordenamento das linhas de transmissão de energia elétrica e de telecomunicações, aérea e subterrânea, no Recife.
O vereador Alfredo Santana (PRB) fez pronunciamento durante o Pequeno Expediente desta quarta (17) para agradecer a votação recebida nas urnas no último dia 7. “Foi o apoio brilhante dos 7.854 eleitores que nos trouxe para esse novo mandato a partir de 2013. Serão mais 4 anos que exerceremos o papel que temos desenvolvido no Recife, buscando trazer melhoria para o nosso povo sabendo que muito foi feito, porém sabemos que mas há muito trabalho a ser realizado”, disse.
Depois de observar a tramitação da lei orçamentária na Assembleia Legislativa, que conta com formulário específico e integrado à intranet (rede interna de comunicação), agilizando a confecção de emendas pelos parlamentares estaduais, o vereador Estéfano Menudo (PSB), propôs na tarde desta terça-feira 16, uma visita à Casa Legislativa Estadual para conhecer de perto estes mecanismos. Ele lembrou que a Câmara do Recife está na fase de elaboração de emendas ao PPA e à Loa, projetos que estimam receitas e despesas do município. Para o próximo ano o prefeito contará com R$ 4, 218 bilhões distribuídos entre os programas e ações constantes dessas peças.
A vereadora Priscila Krause (DEM) analisou as eleições municipais, durante o Grande Expediente desta terça (16) . “Estou grata pelos 13.368 eleitores que me confiaram o mandato de representação popular na Câmara de Vereadores da cidade do Recife. Um forte desejo de mudança foi revelado no dia 7 de outubro. Tão forte e tão amplo que não houve confronto dialético “continuidade versus mudança”, “governo versus oposição”, unilateralmente presente no jogo dos pleitos democráticos. A impossibilidade existencial foi superada pela possibilidade política, ratificada pela maioria absoluta dos votos que elegeu Geraldo Júlio ”, disse.
O vereador Maré Malta (PSD) agradeceu, durante o Pequeno Expediente de hoje (16), os votos recebidos na eleição realizada no último dia 7. “Infelizmente não obtivemos o número necessário de votos para nossa reeleição, mas quero saudar minha equipe e família que fizeram um trabalho incansável”. O parlamentar ainda saudou os candidatos que venceram a disputa eleitoral. “Parabenizo os que conseguiram e considero a renovação salutar e importante para a democracia”, disse.
Com o sistema viário esgotado por causa do crescente número de veículos que a cada dia entra em circulação na cidade, o Recife pode vir a ter uma lei que disciplina a permissão do estacionamento de carros nas vias “arterial principal”, “arterial secundária” e “coletora”. O projeto de lei número 104/2012, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), com esse objetivo, está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça e na de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito onde aguarda emendas, análise da proposta e emissão dos pareceres.