Notícias

A vereadora Aline Mariano (PSDB) pediu ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), a formalização da Comissão Especial pela Governabilidade, que vai identificar as obras paradas e a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura do Recife ao povo recifense. O pedido foi feito em plenário, durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 3 de setembro, para que os partidos que têm representação no legislativo municipal façam as indicações dos nomes dos componentes. “É importante que esse grupo esteja formado para acompanhar as ações do Poder Executivo até dezembro, para que a população não venha a ser prejudicada”, disse a vereadora.

O cônsul honorário da Áustria, Francisco Assis Ferreira da Silva, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, proposta pelo vereador Edmar de Oliveira (PHS). A solenidade aconteceu ontem na Câmara do Recife. Na justificativa o parlamentar argumentou que a concessão da comenda se dá em virtude da trajetória de vida do agraciado.

A Câmara Municipal entregou o título de cidadão recifense ao empresário cearense Heitor Bezerra de Brito, 62 anos, proprietário da Serviço, Obras e Locações (SOLL), por iniciativa do vereador Inácio Neto (PSB), em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 31. A reunião, foi presidida pelo vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC) e a mesa composta pelo vereador proponente, pelo diretor Operacional da Brennand Energia, Paulo de Tasso; o diretor Comercial da empresa SOLL, Lindenberg Freitas; a esposa do homenageado, Maria do Socorro Brito e a escritora Telma Brilhante, irmã do homenageado.

Por iniciativa do vereador Carlos Gueiros (PTB), o Bispo Dom Alexandre Barbosa Ximenes recebeu na tarde desta quinta-feira 30, o Título de Cidadão do Recife. O vereador disse que desde 1972, quando obteve o grau de bacharel em Teologia, Dom Ximenes, iniciou sua formação acumulando extenso curriculum. Já no começo de seu ministério, ainda pastor, presidiu a Aliança das Igrejas Congregacionais do Brasil, em especial a de Campina Grande na Paraíba.

Na manhã desta quinta-feira, 30, a Câmara Municipal do Recife recebeu a visita de alunos do 6º período do Curso de Jornalismo da AESO - Faculdades Integradas Barros Melo. Eles vieram conhecer o funcionamento do legislativo municipal, numa atividade proposta pela disciplina de jornalismo político. No plenário, os estudantes acompanharam palestras de profissionais que atuam nos setores legislativo, cerimonial e de imprensa da Casa de José Mariano.

Ao participar de reunião da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 30, o diretor de projetos da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, Manoel Damasceno, disse que “a CTTU não tem palavra de rei” e admitiu fazer alterações no binário da Estrada do Arraial e do Encanamento, na Zona Norte do Recife, implantado no dia 28 de julho. Diante das numerosas reclamações contra o binário, que teria atravancado o trânsito na região, ele adiantou que o órgão já está coletando informações para fazer os ajustes necessários. “O que estiver dentro das diretrizes serão implantado, se forem pertinentes”, admitiu.

A necessidade de se adotar uma política pública de defesa da vida animal no Recife, onde existem milhares de cães e gatos abandonados, cavalos usados para arrastar carroças além do peso suportável e a prática da eutanásia animal se pratica à revelia da lei, serviu de tema para audiência pública que lotou o plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ela foi realizada pela vereadora Aline Mariano (PSDB), na manhã desta quarta-feira, 29. Representantes de ONGs e pessoas que fazem parte do movimento social que exige respeito aos animais compareceram para discutir questões referentes ao Pacto Pela Vida Animal. “A proteção e o bem estar dos animais é um dos temas de relevância para o público em geral. Essa é uma questão ética, científica, econômica e política e que coloca o sentido da responsabilidade pública no cerne das discussões”, disse a vereadora.

Dois projetos de desafetação de logradouros públicos do Recife, que estavam em tramitação na Câmara Municipal, foram aprovados em segunda discussão durante reuniões realizadas nesta terça-feira, 28. Um deles desafeta as áreas da Rua Elias Gomes, localizado no Loteamento Pina de Dentro, no Bairro do Pina, em favor da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. O outro, refere-se a parte da Rua da Linha, no Bairro da Imbiribeira, para viabilizar importante obra de interesse público executada pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria das Cidades, e que integra a infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014.

A pauta da plenária desta terça-feira, 28, contou com quatro Projetos de Lei que foram aprovados em primeira e segunda discussão, após a instalação de reunião extraordinária, e seguirão para sanção do Executivo. Um dos aprovados é de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que declara de utilidade pública o Instituto Solidare, que desenvolve programas de assistência voltados para as áreas de educação, saúde, esporte e desenvolvimento social para os cidadãos que se encontram em situação de exclusão social.

O vereador Sérgio Magalhães (PSD) disse que os serviços de varrição e coleta de lixo do Recife estão precários e que a Vital Engenharia Ambiental, prestadora de serviço da prefeitura, já demitiu cerca de 300 servidores terceirizados que prestam serviços de Limpeza Urbana na cidade de Recife. Ele fez a afirmação no plenário da Câmara Municipal, durante reunião ordinária desta terça-feira, 28. “Há rumores de que a empresa, que já demitiu centenas de garis, já tem planos demitir outros 300”, disse.