Foi para comentar a decisão do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de desocupar o antigo Edifício Sulamérica, onde se encontrava a ocupação Marielle Franco, na Praça da Independência, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (8). “A desocupação teve início neste final de semana e o movimento preferiu adotar essa estratégia para possibilitar que mais obras de infraestrutura aconteçam naquele lugar e que as famílias sejam melhor atendidas.”
A Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública de Qualidade criou uma Comissão de Vereadores para visitar e fiscalizar escolas da rede municipal e ver de perto a situação delas. O grupo, formado por Ana Lúcia (PRB), Fred Ferreira (PSC) e Renato Antunes (PSC), foi à escola Oswaldo Lima Filho e encontrou um mutirão da Prefeitura colocando ar-condicionado e outras melhorias. No entanto, a vereadora Ana Lúcia disse que as medidas só foram tomadas após críticas realizadas na Câmara do Recife.
Nesta segunda-feira (8), o vereador João da Costa (PT) dirigiu-se à tribuna para elogiar o governador Paulo Câmara pela criação de um calendário de pagamento do 13º salário do programa Bolsa Família. “Foi um programa instituído pelo governo Lula e essa iniciativa do governador tem que ser entendida como uma ação que vai além do décimo terceiro. É uma demarcação política de que a orientação é de prioridade social, nesse momento em que 15 milhões de brasileiros estão desempregados".
O vereador Jayme Asfora (sem partido) discordou do veto do chefe do Executivo ao projeto de lei número 184/ 2014, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB). “Considero esse veto um absurdo”, disse o parlamentar na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (08), antes da votação da matéria que manteve o veto por 16 votos a oito.
O vereador Renato Antunes (PSC) chamou a atenção para os vetos do Executivo a projetos de lei aprovados na Câmara do Recife pelos parlamentares. Ele exemplificou através do PL 184/14, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB), propondo que seja afixada informação sobre o aleitamento materno e postos de coletas na cidade. Ele disse na tarde desta segunda-feira (8), que a justificativa do veto é sempre inconstitucionalidade. “O Executivo não se dá ao trabalho de vetar analisando o mérito, se é bom ou ruim, apenas veta. É uma prática política dessa gestão”.
O mês de abril é dedicado à prevenção de maus tratos contra animais, chamado de Abril Laranja. A iniciativa foi lembrada pela vereadora Goretti Queiroz (PSC), durante a reunião plenária desta segunda-feira (8). A parlamentar ressaltou, também, que o estado de Pernambuco não possui um protocolo de atendimento para a violência contra animais domésticos ou domesticados.
Foi para expor a sua indignação com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, que o vereador Chico Kiko (PP) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (8). Ele cobrou "mais respeito" com a Câmara por ser composta de parlamentares legitimamente eleitos pela população e que representam os anseios desses eleitores.
Promovido pela Associação das Mulheres Plus Size de Pernambuco, o Prêmio Mulheres Pérolas Negras homenageou diversas personalidades femininas através do projeto As mil Faces de uma Plus. A homenagem a 41 mulheres foi prestada pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), em reunião solene na noite desta sexta-feira (5), no Plenário da Câmara do Recife. A solene foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (PRTB).
Às vésperas de completar um mês da interdição do prédio Holiday, localizado em Boa Viagem, a Comissão Suprapartidária para acompanhar o Edifício Holiday, da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião com representantes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa distribuidora que cortou o fornecimento de energia elétrica do prédio sob a alegação de risco de incêndio. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (5), na Sala das Comissões, e os dirigentes da companhia foram objetivos: a religação só será feita se o condomínio apresentar um projeto elétrico detalhado, dizendo o que fazer com a subestação que alimenta as instalações internas e com cada uma ligações das 476 unidades de moradia do prédio. A interdição ocorreu no dia 11 de março.
Com uma área territorial de 218 km², o Recife tem apenas 42% com rede de infraestrutura de saneamento básico. Diante dessa situação, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor debateu em audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira (4) o tema: “desenvolvimento sustentável e política de meio ambiente e saneamento”. Foi a terceira audiência pública, de uma série de seis, que pretende realizar, para debater o projeto de lei do Executivo número 28/2018, que apresenta a proposta do Plano, e tem objetivo de viabilizar as estratégias de ordenamento territorial do Recife.