Notícias

O Recife pode ganhar um equipamento voltado para a educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para a capacitação de profissionais especializados no tema. A clínica-escola é alvo do projeto de lei nº 218/2019, que tramita na Câmara do Recife. Nesta quarta-feira (18), a proposta recebeu um parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa.

Milhares de carros de passeio, centenas de ônibus, motos e bicicletas disputam o espaço no entorno da Praça do Parnamirim, bairro de mesmo nome, fazendo daquela área uma das mais movimentadas da Zona Norte do Recife. Diariamente, ali é ponto de convergência do tráfego de pessoas que se deslocam de Casa Forte, Poço da Panela, Casa Amarela e diversos morros rumo à Avenida Rui Barbosa e ao centro da cidade. Os moradores do bairro estão temendo que o trânsito, que é caótico, possa piorar quando ficar pronto um empreendimento de impacto que está em construção na Rua Desembargador Góes Cavalcante, nº 452, onde funcionará uma unidade do grupo educacional GGE.

Preocupado com as reclamações de mulheres que usam aplicativo de transporte, que reportam situações de assédio, o vereador Felipe Francismar (PSB) propôs que as empresas de aplicativo de mobilidade urbana adicionem uma nova ferramenta na interface que permita ao passageiro do sexo feminino optar por escolher chamar motorista do mesmo sexo. Ele disse que essa modalidade dará mais conforto e segurança para as mulheres, incluindo as próprias condutoras. O projeto de lei 77/2019 foi aprovado em primeira discussão na tarde dessa terça-feira (17), na Câmara do Recife.

O vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, repercutiu a audiência pública que realizou no turno da manhã desta terça-feira (17) e que teve como tema a proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Recife. “A nossa intenção, ao promover o debate, não foi banir o uso das sacolas plásticas nos mercados e supermercados do Recife, mas estimular nos consumidores o uso consciente”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (16).

As melhorias empreendidas pela Prefeitura do Recife em passeios públicos do município e na avenida Conde da Boa Vista foram repercutidas pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta terça-feira (17). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar comemorou o adiantamento de duas etapas da obra da avenida e disse que a requalificação das calçadas demonstra a preocupação do Executivo com os pedestres.

O meio ambiente sofre com a degradação irracional provocada pelo homem afetando a qualidade de vida e colocando em risco as gerações futuras. Esses fatores justificam uma maior efetividade na preservação e proteção dos recursos naturais, tanto por parte da sociedade como por parte do poder público. Pensando nisso, o vereador Samuel Salazar (sem partido) presidiu audiência pública, na manhã desta terça-feira (17), tendo como tema a proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Recife.

Ao se reunir para analisar e emitir pareceres para 14 projetos de lei, no final da tarde desta segunda-feira (16), a Comissão de Legislação e Justiça aprovou oito, rejeitou dois, pediu vistas de dois e retirou de pauta os outros dois restantes. A reunião foi conduzida pelo vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, e contou a presença dos vereadores Aerto Luna (PSB), que é o presidente mas cedeu ocasionalmente o comando do colegiado; Eriberto Rafael (PTC) e Renato Antunes (PSC).

A plataforma digital Raio X das Escolas, desenvolvida pelo gabinete do vereador André Régis (PSDB), utilizada para pesquisa de campo das escolas públicas da rede municipal, através da qual fiscaliza o desempenho desse equipamentos, será fornecida à Prefeitura Municipal de Teresina, capital do Piauí. Ele disse na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, que o prefeito Firmino Filho, solicitou permissão para usar o instrumento de pesquisa e fiscalização de escolas. “O mais importante é que Teresina é capital brasileira de melhor Ideb no ensino fundamental e básico”.

A situação da Escola Professor José Lourenço de Lima, localizada no Ibura, foi tema de um debate na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com o vereador Renato Antunes (PSC), a nova sede da unidade deveria ter sido entregue em 2014, a um custo de R$ 1,7 milhão. A obra, entretanto, não foi concluída – e uma nova licitação aumentou esse valor inicial para R$ 2,2 milhões.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) voltou a destacar os serviços de requalificação e reforma da BR 101, durante a reunião plenária desta segunda-feira (16). “Nós sabemos que é de grande importância as obras entre o Barro e Jardim São Paulo”, disse o parlamentar, mas aproveitou para solicitar celeridade ao Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER-PE), responsável pelo trabalho.