Compaz do Coque foi denominado por projeto de Aerto Luna

Com previsão de ser inaugurado neste primeiro semestre de 2020, o Compaz Dom Hélder Câmara, da comunidade do Coque, no bairro de Joana Bezerra, recebeu esta denominação por força de um projeto de lei de autoria do vereador Aerto Luna (PSB), sancionada pelo prefeito Geraldo Julio. O religioso foi arcebispo de Olinda e Recife no período de 1964 a 1985 e destacou-se pela defesa dos mais pobres, dos Direitos Humanos e na proposição de novos caminhos para a Igreja. “Com seu dinamismo e habilidade diplomática, ele foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro, membro atuante do Concílio Vaticano II e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”, explicou o vereador.

Na justificativa do projeto de lei 87/2019, que já virou lei, Aerto Luna disse que, dentre os principais legados de dom Hélder Câmara, está a organização de mais de 500 comunidades eclesiais de base, fortalecendo a atuação social da Igreja junto aos mais pobres. “Ele recebeu a indicação para o prêmio Nobel da Paz em 1972 e era conhecido como o “Dom da Paz” e o “irmão dos pobres” porque possuía notável habilidade com a oratória e reunia multidões nas missas e conferências, atraindo a atenção principalmente da juventude católica”, disse o vereador.

O nome de dom Hélder está em processo de Beatificação e Canonização, no Vaticano, desde dia 3 de maio de 2015. Em dezembro de 2018, a Arquidiocese de Olinda e Recife concluiu a Fase Diocesana do Processo de Beatificação. Ele é reconhecido como “Servo de Deus”. O Compaz que leverá o nome dele teve construção iniciada em 2013, ainda na gestão do então governador Eduardo Campos. A obra ficou parada por causa da falência da empresa responsável pela construção, mas foi retomada em julho passado.

O equipamento oferecerá serviços de lazer, esportes, saúde e mediação de conflitos e tem o objetivo de proporcionar diversos benefícios para a localidade e comunidades do entorno. O projeto Compaz é destaque de melhor serviço de redução de desigualdade social do Brasil e recebeu o 3º prêmio Cidades Sustentáveis, da organização humanitária Oxfam Brasil.



Em 29.01.2020, às 9h40.

registrado em: aerto luna