Ricardo Cruz defende presença de médicos veterinários nos NASF

Fazer uma defesa da contratação de médicos veterinários para as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Foi com esse objetivo que o vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (5), durante a reunião plenária. A medida é prevista pela portaria n º 2.488/2011, do Ministério da Saúde. Em seu discurso, o parlamentar elogiou uma iniciativa do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) –, que na última terça-feira (4), encaminhou um requerimento ao Ministério cobrando informações sobre a tema.

Ricardo Cruz explicou que a presença dos médicos veterinários nos NASF é importante porque esse profissional é o mais capacitado para lidar com zoonoses, que são doenças transmitidas aos seres humanos pelos animais.  “É uma importante luta que tenho travado há algum tempo.”

Em novembro de 2017, o vereador promoveu, na Casa de José Mariano, uma audiência pública a respeito do assunto. “O deputado federal Eduardo da Fonte levantou essa causa em nível nacional, porque essa situação nos remete ao país inteiro. Minha luta fica no âmbito municipal.”

O parlamentar falou também sobre a visita que fez à Prefeitura nesta quarta-feira para tratar do assunto – e lembrou uma ideia que já havia proposto ao Executivo municipal. “Levamos uma sugestão: colocar alunos de Medicina Veterinária prestes a completar a graduação. Eles têm uma bolsa federal e a Prefeitura teria um custo pequeno. O secretário [de Saúde] está em Brasília por conta da epidemia do coronavírus, mas voltarei para cobrar. Não vamos nos cansar.”

Em 05.02.2020, às 16h33