Rodrigo Coutinho aprova voto de aplauso para criador do sistema de votação remota do Senado

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada por meio de videoconferência, na manhã desta terça-feira (14), o vereador Rodrigo Coutinho (SD) fez a defesa e conseguiu a aprovação do requerimento número 975/2020, de sua autoria, através do qual concede voto de aplauso ao secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello. O homenageado é recifense e, segundo o parlamentar, deu fundamental contribuição “no desenvolvimento e implementação do sistema de votação remota do Senado Federal de forma pioneira em todo o mundo”.

Ao justificar o voto de aplauso, Rodrigo Coutinho informou que a primeira sessão de votação à distância ocorreu no dia 20 de março de 2020, com a aprovação do Decreto que institui o Estado de Calamidade Pública no País, em razão da Pandemia da covid-19. “Em tempos de pandemia e, consequentemente, instabilidade política, social e econômica, a continuidade das atividades parlamentares são cruciais para a defesa da democracia e dos interesses do povo. Nesse sentido, a garantia da não interrupção das votações pelo sistema de votação à distância contribui sobremaneira para a manutenção e fortalecimento do regime democrático brasileiro”, disse.

O vereador acrescentou que “o pioneirismo do Senado Federal na votação à distância do decreto de Calamidade Pública no Brasil foi elogiado por vários parlamentos ao redor do mundo. A União Interparlamentar, Organização com sede em Genebra, Suíça, que reúne mais de 140 parlamentos de todos os continentes, elogiou o trabalho executado remotamente. Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais também adotaram o modelo, tendo a necessidade de se adequar à realidade atual. O Senado já trabalha na elaboração de um manual de transferência tecnológica para orientar essas Casas Legislativas. Nesse sentido, é inegável a importância e a relevância de Luiz Fernando Bandeira de Mello e de seus serviços, dando destaque à nossa Cidade e também ao nosso Estado no cenário nacional e internacional”.


Em 14.04.2020, às 15h38.