Benjamim da Saúde reforça necessidade de contratar agentes de endemias

O vereador Benjamim da Saúde (PSB) fez um apelo para que a Secretaria da Saúde da Prefeitura do Recife realize o curso preparatório emergencial que vai permitir a contratação de 353 agentes de endemias, que já prestaram concurso público para ocupação do cargo. “Estamos numa verdadeira situação de guerra e esses agentes de saúde podem contribuir para salvar muitas vidas. Além da pandemia causada pela covid-19, eles também ajudarão a enfrentar a endemia da dengue, zika e chicungunha”, afirmou, em reunião realizada na Câmara do Recife, manhã desta segunda-feira (13), de forma remota, por videoconferência.

Benjamim da Saúde disse que até a semana passada havia um déficit de 403 agentes de endemias na saúde pública do Recife. Mas, na semana passada foram contratados 50 agentes de endemias de um total de 53 que já tinham realizado o curso e estavam aptos para assumir o cargo. “Quero agradecer ao prefeito Geraldo Julio pela contratação. Desse grupo, ainda falta contratar os três restantes. Mas, ainda assim, ficaremos com um déficit de  agentes. Vou repetir que eles são muitos importantes na pandemia, também, pois estão realizando a sanitização dos ambientes”, observou.

Ele registrou, ainda, que está muito preocupado com o andamento da liberação dos setores da sociedade, com a reabertura da economia, em Pernambuco. “As pessoas simplesmente não estão cumprindo o que determinam as autoridades de saúde. As praias, por exemplo, estavam lotadas no final de semana. Havia muita gente sem máscara e sem levar em consideração a necessidade de manter o distanciamento social. Eu sugiro que a Prefeitura do Recife faça como a do Rio de Janeiro, que está cobrando multa de quem desrespeita as regras sanitárias”, observou.



Em 13.07.2020.