Ivan Moraes enfatiza projeto Parque Capibaribe

Na manhã desta segunda-feira (6), durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, o vereador Ivan Moraes (PSOL) relembrou as etapas do processo para a criação do Parque Capibaribe e comentou que o projeto sofrerá sua terceira licitação.

“Essa luta vem desde o ano de 2013. Em 2016 houve o destrato do consórcio que comandava a obra. Houve nova licitação e outra empresa assumiu com recursos do PAC da Mobilidade. A empresa teve problemas, as contas foram bloqueadas e a Prefeitura rescindiu contrato. Mais uma vez foi iniciado novo processo licitatório e fica agora a nossa cobrança para que dessa vez as obras sejam realizadas. Já é a terceira licitação de uma obra que não é grande, com pouco mais de um quilômetro”.

O projeto Parque Capibaribe é fruto de convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. A ideia é transformar os 30 km de margens do rio na cidade em uma via-parque, visando elevar a taxa de área verde pública, que hoje é de 1,2 m² por habitante, para 20 m² por habitante em 2037, quando o Recife completa 500 anos. O projeto  prevê ações num raio de 500 metros a partir de cada margem, o que resulta em uma área de influência de 7.250 hectares. Assim, abrange 35 bairros, atingindo 400 mil habitantes da cidade.

Segundo Ivan Moraes, a Associação Por Amor às Graças é uma grande protagonista pela implementação do projeto Parque Capibaribe que trará benefícios à capital pernambucana. “Precisamos trazer essa obra importante para a cidade. O Parque Capibaribe precisa chegar contemplando as duas margens para que as comunidades possam ser afetadas de forma positiva”.

 

Em 06.07.20 às 13h12.