Lei assegura videochamadas para pacientes internados pelo coronavírus

A Lei Municipal 18.747/2020, sancionada em 26/08/2020, determina que sejam disponibilizadas visitas virtuais, por meio de videochamadas, de familiares a pacientes infectados pelo novo Coronavírus (covid-19) internados em unidades de terapia intensiva (UTI’s) do Recife. A iniciativa partiu do vereador Samuel Salazar (MDB). “A proposição tem por objetivo humanizar o atendimento, ampliando o acesso dos visitantes às unidades de internação, considerando o atual contexto da pandemia”.

As visitas virtuais são disponíveis para os familiares e pacientes, já que as visitas presenciais estão suspensas no Recife, e devem ser previamente autorizadas pelo profissional de saúde responsável pelo tratamento do paciente. Caberão às instituições de saúde a operacionalização e o apoio logístico.

O vereador Samuel Salazar argumentou que o distanciamento social provocado pela pandemia pode afetar emocionalmente as pessoas que precisam ficar em casa. No entanto, em muitos casos, essas pessoas contam com a presença de outros membros da família, dentro de sua residência, e têm com quem dividir esses momentos de uma forma que diminua os impactos psicológicos.

Para evitar que a distância de familiares e amigos possa impactar a saúde mental dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujas visitas presenciais estão suspensas, a proposta visa utilizar a tecnologia para amenizar o sofrimento dos pacientes. “E oferecer assistência integral através da comunicação virtual. Neste contexto, esta Lei busca uma alternativa viável para que o enfermo não fique tanto tempo sem ter contato com seus familiares”, ressaltou Samuel Salazar.

Em 25.01.2021, às 10h50.