Rinaldo Junior cria Dia Municipal do Grêmio Estudantil

28 de março é o Dia Municipal do Grêmio Estudantil. A data foi incluída no calendário oficial de eventos do Recife a partir da Lei nº 18.708/2020, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB). No Brasil, a ideia dos grêmios estudantis nasceu com o surgimento dos grandes estabelecimentos de Ensino Médio. Organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outros eventos, os grêmios vêm cumprindo desde sua criação um papel relevante na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo dos jovens.

"Os grêmios estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Não há dúvida de que um dos seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades escolares, fazendo com que eles não só tenham voz ativa, mas também aprendam ética e cidadania na prática, junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores, auxiliando na programação e na construção das regras dentro da escola", afirma Rinaldo Junior.

O funcionamento dos grêmios como entidades autônomas de representação dos alunos foi assegurado pela Lei n°7398, de 1985. A data escolhida para marcar o dia dos Grêmios Estudantis é 28 de março de 1968, ocasião em que o estudante Edson Luís de Lima Souto foi assassinado pelo Regime Militar, numa manifestação estudantil.

"As atividades dos grêmios estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política, e a cidade do Recife sempre fortaleceu e reconheceu esse segmento. Escolher uma data para celebrá-los é uma forma de enaltecer a conquista democrática da livre organização estudantil nas escolas", justificou o autor.