Audiência Pública revela estado de equipamentos de esportes e lazer

O vereador Paulo Muniz (SDD) realizou a primeira audiência pública do mandato dele para debater a situação dos equipamentos públicos de esportes e lazer nos bairros de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem. Disse que a ação integra o projeto ‘Transforma Zona Sul’, criado para estudar os bairros que compõem a Zona Sul do Recife. Ele informou, na tarde desta quarta-feira (24), durante o encontro, por videoconferência, que 97,9% dos equipamentos necessitam de reparos e que o principal problema é a falta de iluminação pública. Participaram os vereadores Doduel Varela (PSL), Hélio Guabiraba (PSB), Alcides Cardoso (DEM), o secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho, além do presidente do Conselho Regional de Educação Física (Crefi), Lúcio Beltrão, e o professor de Educação Física Marcos Rodrigues.

Paulo Muniz revelou que o relatório produzido na pesquisa será disponibilizado ao prefeito da cidade, secretário de Esportes, Crefi e quem mais se interessar.  Lembrou que há muitos professores voluntários nas comunidades, que trabalham sem receber nada. Salientou a necessidade da população ajudar na manutenção dos equipamentos. Comentou ainda que existem muitos campos de várzea nas comunidades que estão sendo engolidos por casas e prédios, e que muitos deles são improvisados.

Doduel Varela disse que há locais no bairro de San Martim, e outros nas redondezas, como no Jóquei Clube, sem espaço para lazer e esportes, como mini campos, e no entanto, dispõem de áreas para construção. “Minha reivindicação é que se criem novos espaços e que a secretaria de Esportes mostre novos projetos, e não apenas realizar a manutenção dos já existentes”.

O secretário Rodrigo Coutinho disse que, como ex-vereador, participou de  causas esportivas e estava sempre aberto para conversar e trocar ideias sobre esportes no Recife. Salientou que nesse momento com a pandemia as dificuldades aumentam, mas que a Secretaria está buscando trazer a iniciativa privada para deslanchar projetos. “Há regiões com toque de recolher, mas, sabemos que a prática de esportes ajuda no combate ao estresse e a enfrentar a doença”.

Ele agradeceu o relatório e disse que o usou para cruzar dados com os da Secretaria, no sentido de melhor entender o que o esporte recifense já tem. Pontuou que os esportes e lazer da cidade atingiram outro patamar no momento em que o prefeito criou uma Secretaria exclusiva para tratar do assunto. “Estamos de mãos atadas por enquanto porque  a Emlurb é que faz todos os serviços de manutenção e está lotada na secretaria de Infraestrutura. Mas a empresa não faz só isso. Cuida de lonas, de corrimão e muitas demandas nos bairros. Estamos trabalhando para encurtar esse caminho”.

Rodrigo Coutinho informou que tem reativado esses polos, mas com muita responsabilidade. “E já temos algumas entregas programadas como o Skate Park na  Rua da Aurora, complemento do Skate do Pina e do Parque Santana, bem como duas novas quadras de futevôlei no Coque e na Campina do Barreto. São três novos equipamentos em menos de cem dias de trabalho”.

O presidente do Crefi, Lúcio Beltrão, enfatizou que os esportes são o maior fenômeno social do planeta e que é uma questão de saúde pública. Também disse que é preciso pressionar por mais equipamentos em 2021 pois a inatividade física não ajuda, lembrando que a maioria dos óbitos de covid-19 está relacionada a comorbidades, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade, muitas por falta de exercícios físicos. 

Ele salientou que precisa haver uma política pública estadual e municipal de esportes,  começando pelas escolas da rede municipal, pois a maioria não tem quadras cobertas e professores capacitados, formados em Educação Física. Sugeriu a redução de ISS e de IPTU para academias que dessem aulas gratuitas a professores da rede pública, além de  atletas, guardas municipais. Disse, ainda, que é preciso criar mais modalidades e explorar mais  o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão. E também normatizar o uso de parques públicos.

O vereador Hélio Guabiraba parabenizou Paulo Muniz pela inciativa da audiência sobre equipamentos de esportes e lazer, e disse que fica animado com a  determinação do vereador em incentivar crianças e adolescentes a praticarem esportes mais e mais. “Conseguimos uma Academia da Cidade na Guabiraba, e reformar a da Macaxeira, dando acesso aos jovens destas comunidades, além de equipamentos melhores no Parque da Macaxeira”.  O vereador Alcides Cardoso, por sua vez,  parabenizou o colega pela iniciativa e disse que todos estão lutando por um só motivo ou seja um Recife melhor para todos.

 

Em 24.02.2021