Samuel Salazar repercute situação do Edifício Holiday

O vereador Samuel Salazar (MDB) disse que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é quem tem a competência para apresentar uma solução social para o Edifício Holiday, localizado em Boa Viagem. O prédio está abandonado. O parlamentar fez discurso sobre o tema na reunião Ordinária realizada por videoconferência, pela Câmara do Recife, nesta segunda-feira (22).

Para o vereador o Tribunal de Justiça de Pernambuco, que há dois anos determinou a interdição do prédio e a consequente desocupação, precisa agora encontrar uma solução social. “O prédio é de propriedade privada e está em situação deplorável. A Justiça agiu de forma correta quando mandou interditar o imóvel, mas agora é preciso tomar medidas para que o prédio se torne habitável”, alertou.

Samuel Salazar fez essa observação porque foi sugerido, na Câmara Municipal do Recife, a criação de uma frente parlamentar para acompanhar a situação do prédio, que está sem uso e sendo invadido. “Há cerca de dois anos, em abril de 2019, nós criamos uma comissão nesta Câmara Municipal para tratar do Holiday. Chegamos a fazer uma visita técnica e, no dia seguinte, o TJPE mandou interditá-lo”, disse.

Uma nova frente parlamentar, de acordo com o vereador, poderá não resultar de forma eficaz. “Existe um problema judicial, que só o TJPE pode resolver, pois ele continua interditado”, disse. Além disso, muitos dos proprietários dos 476 apartamentos não têm registro imobiliário em cartório, apenas a posse deles. “Nós sugerimos a regularização, após o registro dos imóveis, a partir de um levantamento criterioso. Dessa forma, cada apartamento pode conseguir um empréstimo em banco, para as reformas”, disse.

Somente dessa maneira, disse ele, os apartamentos poderiam se tornar habitáveis. “Essa determinação que poderia partir do TJPE e a posterior coordenação dessas iniciativas, primeiramente, têm que passar pelo TJPE”, observou. Em aparte, o vereador Paulo Muniz (Solidariedade) alertou que a situação do prédio é grave, pois é isso que tem constatado nas visitas diárias ao local. “De acordo com a Defesa Civil, o prédio está correndo risco número três de acidentes. Por isso, pode haver quedas e até incêndio. Com a s invasões, além dos riscos de morte, quero ressaltar que o prédio também está se tornando uma verdadeira cracolândia”, disse.

O vereador Alcides Cardoso (DEM), que também fez um aparte, afirmou que esteve em visita à sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). “Fui tratar da questão do Holiday e lá fui informado que existe um projeto pronto que pode ser utilizado na reforma do prédio”, disse. Alcides Cardoso também sugeriu a união dos Três Poderes para resolver a questão do Holiday.



Em 22.02.2021.