Aniversário da Unifafire é comemorado em solenidade na Câmara do Recife

Em comemoração aos 84 anos do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire) e aos 83 anos de sua Aula Inaugural, a Câmara Municipal realizou reunião solene na Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (26), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Ao justificar sua homenagem, a parlamentar argumentou que a instituição de ensino superior é de grande relevância para a cidade do Recife e para o estado de Pernambuco, e que “sua história é marcada por uma trajetória de excelência na educação, inovação no ensino e compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Almir Fernando (PSB), que compôs a mesa solene com a vereadora autora do requerimento; a reitora do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire), Irmã Graça; a provincial das Irmãs Doroteias na América Latina, Irmã Socorro; o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens; e a vice-reitora da Unifafire, Walnea Lima. Cida Pedrosa destacou que desde sua fundação, a Unifafire desempenha papel fundamental na promoção da educação de qualidade atuando diretamente na formação de profissionais qualificados e conscientes de seu papel na sociedade.

Cida Pedrosa começou dizendo que tem uma relação afetiva com a Fafire. “Como a universidade fica no centro, e passamos por lá, temos relação próxima. No meu caso, inclusive, porque realizamos lá o lançamento de livros”. Ela acrescentou que a Fafire é balizada nos princípios das Irmãs Doroteias, e explicou que se trata de uma congregação de mulheres que lutam por um espaço dentro da Igreja Católica, abrindo caminhos para que mulheres também sejam reconhecidas, valorizadas e protagonistas, dentro do Evangelho. “Mais de 70% da equipe universitária da Unifafire são mulheres, entre funcionárias, alunas e professoras. Isso diz muita coisa. Mostra a força das mulheres e a potencialidade que temos de ocupar e conquistar vários espaços de poder”.

A Fafire, destacou ela, também educa homens. “O fim dessa instituição não é só entregar bons profissionais ao mercado de trabalho. Mas, tem função social e cristão. Tem uma função de pensar o Evangelho enquanto instrumento dos direitos humanos, de formação do bem viver e da construção do bem social, independentemente da religião”, disse. Ainda de acordo com a justificativa da vereadora, a Aula Inaugural da Unifafire, ocorrida há 83 anos (um ano após a criação), simboliza o início da missão educacional, estabelecendo as bases da instituição que se tornaria referência no ensino superior no Brasil.

Cida Pedrosa observou que a universidade também se destaca por suas iniciativas de inclusão e acessibilidade, garantindo oportunidades de ensino superior para todos os segmentos da sociedade pernambucana. Ela destacou que a universidade, que participa da política de cotas, também trabalha o Prouni e faz a diferença. “Este espaço-tempo, que é a Fafire, significa a divisão do saber, da construção comunitária do saber e do quanto vocês juntos e juntas ajudam a construir o mundo. Esta solene é um congraçamento”.

Após o discurso, a vereadora Cida Pedrosa entregou uma placa  em homenagem ao  Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire), no ato representado pela sua reitora, Irmã Graça. Ela também recebeu um certificado pela sua eleição como segunda vice- presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior.

Na sequência, o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, ocupou a tribuna e fez discurso de saudação. “Esta casa tem realizado atos de reconhecimentos importantes”, disse. Ele contou a história da Fafire, falou do terceiro setor e das instituições que prestam serviços à comunidade, inclusive as da área da educação que oferecem bolsas aos estudantes de nível superior.

Ao ocupar a tribuna, a reitora do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire), Irmã Graça, agradeceu à Câmara do Recife e em especial à vereadora Cida Pedrosa pela solenidade e disse que “neste atual contexto, somos convidadas e convocadas, como irmãs Doroteias, a viver o Ano da Gratidão. Estamos celebrando, como congregação, 215 anos do nascimento da mulher que inspirou esta obra, da mulher que traduziu o sonho de Deus na vida dela e em nossas vidas. Foi o nascimento de Paula Frassinetti. Comemoramos os mais de 190 anos de fundação da Congregação das Irmãs Doreteias no mundo e 40 anos que Paula Frassineti foi declarada Santa pela Igreja Católica. Também dos 158 anos que as irmãs Doroteias desembarcaram no Recife. É o mesmo tempo da idade do colégio de São José”.

Ela disse que foi a partir do Colégio de São José que surgiu o sonho de criar uma nova instituição de ensino supeior A Irmã Graça leu documentos e registros que concederam o direito de fundação da instituição superior e que remontam a 1938, sendo publicados em 1940. “Mas essa é uma história de mais de 150 anos aqui no recife, construídas só por mulheres, desbravadoras, que construíram um prédio no centro do Recife. E que abriram espaço e horizontes para numerosas outras mulheres”. A reitora também exibiu e leu a ata da Aula Inaugural da Fafire, assinada pela Madre Julieta Dali, que foi a primeira reitora da Unifafire.

Durante a solenidade, foi lida uma mensagem do Conselho Estadual de Educação se congratulando com a solenidade. O coral da Unifafire fez uma apresentação musical e também foi exibido um vídeo sobre a instituição. No final, o vereador Elaine Cristina fez as suas observações sobre a importância da solenidade e convidou a todos para acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 26.03.2024.