Comissão dos Direitos da Mulher aprova dois projetos e recebe professora convidada

A Comissão dos Direitos da Mulher realizou reunião na tarde desta terça-feira (26), quando aprovou dois projetos de lei Ordinária (PLO), distribuiu sete para análise de relatores e também recebeu a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rosário Andrade. A professora fez um convite para a participação popular na Conferência Livre de Mulheres e Meninas na Ciência, em Pernambuco.

Os dois projetos de lei aprovados foram: o PLO 33/2024, de autoria de Chico Kiko (PSB), que institui o “Programa Amamentação Solidária” no âmbito do município do Recife. O programa proposto consiste na distribuição gratuita de frascos de armazenamento de leite humano às mães lactantes que se disponham a doar o seu leite materno. O segundo projeto de lei aprovado foi o PLO 20/2024, que cria o Selo Lilás, de autoria da vereadora Aline Mariano (PP). O selo será um reconhecimento às empresas que adotarem medidas efetivas de combate à violência contra a mulher no ambiente de trabalho e em suas relações comerciais.

A reunião foi presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e contou com a presença da vereadora Elaine Cristina (PSOL). A professora Rosário Andrade, que participou como convidada, é arquiteta, doutora em Estudos Ibero-Americanos; mestre em Desenvolvimento Urbano; pós-doutora em Ciências Humanas e Investigadora Visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Ela convidou para a Conferência Livre Meninas e Mulheres nas Ciências, um evento que durante três dias vai realizar palestras, debates e a construção de um grupo de trabalho em Pernambuco para atuar na Conferência Nacional da Ciência e Tecnologia.

A Conferência Livre Meninas e Mulheres nas Ciências, em Pernambuco, será aberta a todas as pessoas interessadas em contribuir para a igualdade de gênero e a valorização das mulheres em suas carreiras. Ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2024, no  Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 26.03.2024.