Luiz Eustáquio repercute campanhas salariais e pré-conferência municipal sobre drogas

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) abordou dois temas em seu discurso na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (26): um deles foi a mobilização dos servidores federais por melhores salários, visando a reposição das perdas pela inflação dos últimos seis anos. O outro, foi a realização das pré-conferências, preparativas para a conferência municipal, que a Prefeitura do Recife vem realizando com vistas a elaborar uma política municipal sobre drogas.

“Os trabalhadores das universidades federais estão em luta desde o dia 11, quando entraram em greve. Eles lutam em defesa dos seus direitos, como também pelo reajuste salarial, pela revisão do plano de cargos e em defesa de uma melhor educação para os alunos”, disse Luiz Eustáquio, acrescentando que ontem esteve reunido com o comando de greve. Segundo ele, os trabalhadores da educação já promoveram sete reuniões com representantes do Governo Federal e até o presente não obtiveram propostas salariais.

O vereador disse ainda que vem acompanhando os servidores da Previdência, que também estão mobilizados. “Eu participei da primeira mesa de negociação, em Brasília. Estamos esperando uma proposta. Os trabalhadores estão mobilizados buscando garantir seus direitos. São seis anos sem recomposição salarial. Nesse período, perdemos mais de 30% da inflação sem reposição. O INSS e o pessoal do Ministério da Saúde estão mobilizados, junto com os trabalhadores da Educação”, afirmou.

Em seguida, Luiz Eustáquio tratou do outro tema, o das pré-conferências municipais. “Elas já estão ocorrendo no Recife, através do Conselho Municipal, da Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas e da Secretaria de Desenvolvimento Social. Elas estão trabalhando para que a ocorra a primeira conferência municipal de política sobre drogas do Recife. Essa conferência vai cumprir uma missão importante de cuidar das pessoas. Muitas e muitos estão presos nas drogas e precisam de apoio. A Conferência Municipal vai criar a política municipal para este setor e a Câmara Municipal do Recife precisa participar desse processo”, disse.

O vereador acrescentou que defende que a política sobre drogas seja desenvolvida através dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), mas também nas comunidades terapêuticas e nos consultórios de rua.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 Em 26.03.2024.