Carlos Muniz ressalta importância de retornar à Câmara

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (15), o vereador Carlos Muniz (PSB) realizou um pronunciamento na tribuna da Casa ressaltando a importância de retornar ao Poder Legislativo. Muniz se licenciou do cargo em janeiro de 2021 para chefiar a secretaria de Governo e Participação Social, pasta que comandou até fevereiro de 2023, quando foi nomeado secretário de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife. “Essa Casa é lugar de construção e do diálogo. A democracia é construída por meio do debate de ideais. Ideais estes muitas vezes antagônicos entre si, que deixam ainda mais forte o nosso processo democrático”

“Inicio meu discurso saudando a Mesa Diretora e os parlamentares aqui presentes e também todos os servidores da Câmara Municipal do Recife. É uma honra estar nessa Casa e retornar depois de três anos e meio como secretário da Prefeitura do Recife, na gestão do prefeito João Campos. Tive o privilégio de trabalhar com esse prefeito novo e aguerrido que já nasceu com a história de Arraes, Eduardo Campos e tem uma gestão com mais de 80% de aprovação transformando o Recife para melhor”.

O parlamentar detalhou que possui 39 anos dedicados ao serviço público e recordou momentos significantes como a área de educação. Segundo ele, foi um momento de transformação pessoal e profissional. “Como metroviário, fui chefe do departamento de licitações e compras e fiquei no metrô até 2003. Depois fui para a Emlurb, como presidente daquela autarquia, onde tive o privilégio de comandar aquela empresa. Posteriormente, exerci o cargo de secretário executivo de Estrutura da Educação do Recife, trabalhando diuturnamente para aprimorar e capacitar o atendimento da nossa rede municipal, garantindo uma educação de qualidade para todos. Essa experiência transformou minha vida pessoal e profissional. A educação é uma bandeira que levantei durante a minha luta política. É prioridade. Eu digo que transformou a minha vida pessoal porque existem gestoras que transcendem as paredes da escola. Elas vão buscar o aluno, resgatar uma família e vão fazer com que a educação promova o crescimento daquele jovem”.

Carlos Muniz pontuou que se colocava à disposição dos pares e recordou do ex-vereador Carlos Gueiros, falecido em 24 de novembro de 2019 após complicações cardíacas resultantes da insuficiência da válvula mitral. Ele estava internado na Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP). “Como relatei aqui, toda minha experiência no serviço público foi construída no Poder Executivo. E por isso, humildemente, me coloco à disposição dos meus pares para com a experiência de cada um aprender um pouco mais nessa nova fase e contribuir com os trabalhos dessa Casa atuando em unidade e harmonia para beneficiar a população recifense. Por fim, não poderia esquecer do vereador Carlos Gueiros que participou intensamente dos trabalhos dessa Casa entre 1992 até 2019, exercendo sete mandatos consecutivos. Para aqueles que o conheciam era uma referência, um profundo conhecedor do Regimento Interno e da Lei Orgânica. O vereador Carlos Gueiros foi um ferrenho defensor da Casa José Mariano. Ele defendia a imagem dessa Casa  com muito amor e muito carinho. E era por isso que ele era muito respeitado. Agradeço em nome da família o gesto feito pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte que aprovou em 19 de dezembro do ano passado a resolução que denominou o plenarinho vereador Carlos Gueiros. Obrigado a todos, em especial os vereadores condutores da propositura: Ana Lúcia (Republicanos), Hélio Guabiraba (PSB) e vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).

No aparte, Rodrigo Coutinho (Republicanos) enalteceu o trabalho de Carlos Muniz e recordou quando Carlos Gueiros atuava na revisão do Pano Diretor. “Para mim, foi uma honra servir ao seu lado por quase três anos na Prefeitura da Cidade do Recife. Eu tive o prazer de aqui ser vereador, junto com Carlos Gueiros, com quem eu dividia muitas das minhas dúvidas e desafios, a exemplo da Comissão da Revisão do Plano Diretor e diversas outras atuações dentro da Comissão de Planejamento Urbano e Obras e vê-lo ser sucedido por Vossa Excelência, para mim, é motivo de muita alegria. Sobretudo pelo servidor que sempre foi. Seja bem-vindo, você é um craque, não só na Prefeitura como foi ao longo desses tantos anos. Tenho certeza e convicção de que também vai ser um craque aqui, na Câmara Municipal do Recife. Conte comigo e com toda essa Casa”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 15.04.2023