Felipe Alecrim discute projetos de lei

O vereador Felipe Alecrim (Novo) debateu, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (23), o projeto de lei nº 248/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que institui a “Semana Municipal de Conscientização Sobre o Abandono Paterno” no Calendário Oficial do Recife. O parlamentar também abordou o projeto de lei nº 288/2021, de sua autoria, que reconhece o trabalho voluntário como título para efeitos de pontuação em concursos públicos municipais.

“É muito importante tratar de situações de abandono que têm sido corriqueiras tanto aqui, no Recife, quanto em toda a Região Metropolitana. Eu tenho um projeto de lei similar, que tramita nesta Casa, que se chama Entrega Legal. Esse projeto de lei pede que seja ampliada a divulgação de que entregar os seus filhos para adoção não constitui crime, independente da pessoa que o faça. O propósito da matéria é mostrar para as pessoas que entregar o seu filho para adoção não constitui crime. Essas pessoas vão ser acolhidas pelo poder público, suas identidades serão preservadas e as assistências sociais existentes vão alcançar a vida dessa família”.

Felipe Alecrim também abordou o projeto de lei nº 288/2021, de sua autoria, que adiciona o art. 9º-a à Lei Ordinária nº 14.728, de 8 de março de 1985 (Estatuto do Servidor Público do Município do Recife), reconhecendo o trabalho voluntário como título para efeitos de pontuação em concursos públicos municipais. “Esse é um projeto importante que valoriza o terceiro setor. O terceiro setor que vem tomando conta de muitas ações em que o poder público não consegue chegar e não consegue alcançar. Hoje, nós vivemos muitos problemas em nossa cidade. E poder valorizar as pessoas que se lançam no voluntariado é, também, poder valorizar a vida. Temos hoje uma Casa do Pão, um trabalho voluntariado onde a arquidiocese de Olinda e Recife presta um serviço de assistência forte e intenso às pessoas que vivem em situação de rua”.

No aparte, Rinaldo Junior (PSB) ressaltou que o vereador Felipe Alecrim deveria ter tratado do projeto de lei de autoria da vereadora Elaine Cristina e não do Entrega Legal, mas que, mesmo assim, concorda com a matéria de Alecrim.  “Felipe Alecrim tratou de outro projeto. São assuntos semelhantes e o assunto deveria ter ficado no projeto 248/2023. Mesmo assim, eu concordo com a sua proposição de que não é crime a Entrega Legal. Tem meu apoio. Então, eu peço que vote favorável ao 248/2023, que é o projeto que estamos debatendo e discutindo nesse momento”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o projeto de autoria dele.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre reconhecimento de trabalho voluntário como título concursos.

Em 23.04.2024