Reunião solene homenageia Conservatório Pernambucano de Música

Uma reunião solene foi realizada na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (17), através do mandato do vereador Tadeu Calheiros (MDB), em homenagem ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM), por suas atividades desenvolvidas ao longo dos seus 94 anos de existência. Com a criação dessa instituição, jovens da periferia passaram a ter acesso a uma arte que, até então, era privilégio da elite. Durante a solenidade, que foi presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), 30 pessoas foram homenageadas com certificados.

Além do presidente da solenidade e do autor do requerimento, participaram da mesa de honra a diretora do Conservatório Pernambucano de Música, Janete Florêncio; o gerente de Ensino do CPM, Lucas Guerra; gerente administrativo-financeira do CPM, Isabel Lafayete; o representante da secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, Natanael Silva; o assessor especial do Governo de Pernambuco, José Pereira Souza.

Em seu discurso, o vereador Tadeu Calheiros disse que “é com grande alegria que venho hoje homenagear uma das instituições mais importante para o fomento e formação de músicos instrumentistas e para a nossa cultura, o Conservatório Pernambucano de Música. Quando pensamos em realizar esta solene, após uma visita ao CPM, foi a forma de agradecer a todos vocês pelo brilhante e relevante serviço no planejamento, gestão, execução de política pública, pesquisa, ensino e propagação da música pernambucana”. Ele lembrou da visita que fez ao prédio do CPM, destacou a conservação dos instrumentos, elogiou os consertos realizados pelo alunos e também a dedicação dos professores.

O vereador Tadeu Calheiros afirmou que “o Recife tem uma das maiores escolas de música do planeta” e que o CPM é referência não só no Brasil como também no exterior. “Hoje, o CPM possui cerca de 2.000 alunos, e um corpo docente formado por 137 professores”, disse. A fundação do CPM deu-se em 17 de julho de 1930 com o objetivo, desde os primórdios, de difundir o ensino teórico e prático da música, acessível a todas as classes sociais, criar uma biblioteca e um museu da música entre outros. A sede do CPM se localiza em dois prédios na Avenida João de Barros. Possui uma biblioteca especializada em Música, o Memorial Ernani Braga, e um dos melhores estúdios de gravação do Estado e oferece diversos cursos de cordas, percussão, teclado, percussão etc.

Após o discurso, o vereador Tadeu Calheiros entregou os certificados aos homenageados, cuja lista com os nomes dos 30 homenageados, está publicada abaixo. Uma placa também foi entregue ao CPM, no ato sendo representado por Janete Florêncio. Na sequência, Janete Florêncio fez o discurso de agradecimentos. “É uma emoção estar aqui representando esta instituição tão importante. Antes de falar do Conservatório agora, é preciso lembrar a história”, disse.

Ela contou que o Recife dos anos 1920 consolidava-se como uma liderança entre as capitais brasileiras. “A riqueza cultural nas letras, teatro, arquitetura e música, ganhava um novo patamar com uma consistente temporada de concertos desenvolvida pela Sociedade de Cultura Musical, colocando Pernambuco no mapa de concertos do mundo. Entre os músicos trazidos estavam os pianistas Manoel Augusto dos Santos, Ernani Braga e o violinista Vicente Fittipaldi. Para eles, o Recife ainda precisava criar uma orquestra sinfônica e um conservatório”. E o conservatório  finalmente foi fundado na década de 1930.

Janete Florêncio disse que o primeiro diretor escolhido para o CPM foi o maestro Ernani Braga, que deu grande impulso à instituição. Depois, ela  citou vários nomes que deram importantes contribuições e apresentou os agradecimentos a todos os gestores, professores e músicos que passaram pelo conservatório. Após o seu discurso, duas músicas foram apresentadas pelo Combo CPM, grupo formado pelos músicos do Conservatório Pernambucano. No final, o vereador Marco Aurélio Filho fez considerações sobre a solenidade que presidiu e convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife, executado pelos músicos do CPM.

 

LISTA DOS HOMENAGEADOS

 

ADMINISTRATIVOS

Alexsandro Alves de Freitas

Amara Alves Ramos

Carlos Frederico Pereira

Catarina Alves de Figueiredo

Lúcia Helena de Oliveira Braz

Olga Beatriz da Costa Domingos Vital

Paula Maria Caneca Milet Araújo

Sandra Lúcia Coelho de Alcântara Campos

 

PROFESSORES

Ana Raquel Melo do Monte

Angélica da Silva de Arruda

Bruno César Souza

Elizete Félix de Lira

Guilherme Calzavara de Araújo

Hadassa Rossiter Gonzaga

Jediel Dutra da Cruz Filho

Jefferson Cupertino Alves

Jonatas Zacarias de Oliveira

Luciana Maria Barros Almeida

Luciana Bezerra da Silva Brito

Nilton Machado Rangel

Paulo Barros Vieira Filho

Roberto José da Silva

Sérgio Accioly Campelo

Sergio Augusto Nilsen Ribeiro Barza

Viviane Guedes Pimentel

 

EX-DIRETORES

Clóvis Pereira dos Santos

Elyanna Silveira Varejão

Jussiara Maria Albuquerque Corrêa de Oliveira

Roseane Hazin Cordeiro Melo

Sidor Hulak

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 17.04.2024.