Câmara do Recife realiza eleições do Parlamento Jovem

A Câmara do Recife deu início a uma nova edição do programa Parlamento Jovem, que concede a 39 jovens entre 15 e 29 anos a oportunidade de viver de perto, por um ano, o cotidiano do Legislativo Municipal. As eleições para o 8º Parlamento Jovem do Recife aconteceram nesta sexta-feira (04), no plenarinho da Casa, por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC).

O parlamentar destacou a importância do programa e falou sobre as atividades que os jovens vereadores poderão desempenhar. Além de acompanhar as atividades da Casa de José Mariano, os participantes podem apresentar projetos que, se aceitos pelos vereadores eleitos da Câmara, tramitarão no Legislativo. “Pelo terceiro ano consecutivo, nós estamos puxando o Parlamento Jovem. Especialmente em um momento como este, em que o país precisa de uma renovação, de energia, a contribuição da juventude é muito importante. Estamos muito felizes por estarmos promovendo mais uma vez o Parlamento Jovem do Recife, que já contribuiu com vereadores eleitos aqui na Câmara do Recife e em outras Câmaras Municipais, como a de Abreu e Lima. O Parlamento Jovem é, de fato, um caminho importante para que a juventude possa ser protagonista do cenário político da nossa cidade.”

Segundo Wanderson Florêncio, os jovens parlamentares são escolhidos a partir de sua atuação em sete segmentos presentes na capital pernambucana: trabalho e renda, universitário, secundarista, partidário, religioso, cultural, e social. “A eleição é um processo que tem a autonomia da comissão formada, que conduz esse processo. Nele estão sendo representados vários segmentos. É um retrato de como se coloca a juventude na cidade do Recife.”

Os jovens eleitos nesta sexta-feira tomarão posse no plenário da Câmara do Recife no dia 18 de maio. “Após isso, no dia 25 de maio, será realizado um curso de formação política, em que eles vão aprender como funciona o trâmite aqui na Casa, tanto na apresentação de projetos como o trabalho das comissões. E a partir daí passam a ter autonomia sobre os seus mandatos, que duram um ano, podendo inclusive usar os espaços aqui da Casa oficialmente.”

Em 04.05.2018, às 17h