Poeta do Forró recebe título de Cidadão do Recife

A sessão solene se transformou em um grande encontro de forrozeiros. O salão nobre da Câmara Municipal do Recife recebeu na manhã desta sexta-feira (20) talentos do forró como Mestre Camarão, Nadia Maia, Cristina Amaral, Liana Ventura, Roberto Cruz, Nerilson Buscapé, Júnior Vieira, entre outros. Eles prestigiaram a entrega do título de Cidadão do Recife ao músico Xico Bezerra. O vereador Josenildo Sinesio (PT) foi o autor da proposta. “Ele é defensor da música nordestina e através do seu trabalho ela vem se fortalecendo no cenário musical pernambucano”.

José Bizerra de Carvalho nasceu na cidade do Crato, no Ceará, e escreve poesias desde os 14 anos. Ele é o compositor regional mais gravado nos últimos cinco anos. Cerca de 200 artistas, nordestinos e de outras regiões, já gravaram músicas do poeta, entre eles a cantora Nadia Maia: “Xico Bizerra representa bem a música nordestina. Tenho a felicidade de poder cantar músicas dele, grandes sucessos como Se tu quiser”.

Em 1999, Xico Bizerra criou o projeto Forroboxote, que atualmetne reúne mais de 400 composições em diversos ritmos, mas com predomínio da sanfona. “A criação desse projeto é uma excelente oportunidade pra a divulgação de novos cantores e cantoras, que embora tenham reconhecimento de seu talento na região são desconhecidos fora dela. O Forroboxote tem divulgado a cultura nordestina em todo o país. É indiscutível a relevância da contribuição cultural que este ilustre poeta trouxe para a nossa música nordestina”, reconheceu Josenildo Sinesio.

 

A solenidade, presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), teve a presença do secretário municipal de Governo, Henrique Leite, da jornalista e radialista, Lina Fernandes, da escritora Jussara Khouryh e da presidente da sociedade dos forrozeiros, Teresa Acioly. O escritor Luiz Berto fez um discurso em homenagem ao novo cidadão do Recife: “É um escritor de raro talento e estilo marcante, dono de textos de tal leveza e sensibilidade que eu não canso nunca de admirar”.

 

A sessão solene terminou com uma apresentação da Orquestra Sanfônica que contou com a participação de sanfoneiros e cantores amigos do homenageado. “Sou cearense do Recife o que eu já me considerava, mas hoje foi oficializado. As pontes, os rios, os bairros, tudo o que sempre teve a minha admiração a partir de hoje ainda mais terá”, agradeceu Xico Bezerra.

 

Em 20.08.2010, às 15h20.