Servidores do Iasc pedem na Câmara realização de concurso

Dezenas de servidores do Instituto de Assistência Social e Cidadania, Iasc, participaram da sessão desta segunda-feira (15) na Câmara. Eles pediram apoio aos vereadores para a realização de um concurso. Até o momento, os funcionários recebem salários através de empenho, situação considerada irregular e que não garante direitos trabalhistas. Ficou agendada uma reunião nesta terça-feira (16), às 9 horas entre uma comissão de servidores, vereadores e a secretária de Assistência Social, Karla Menezes.

Antes mesmo de a vereadora Aline Mariano (PSDB) ocupar a tribuna para relatar a situação dos funcionários do Iasc, o vice-líder do governo, Inácio Neto (PTN), agendou o encontro com a secretária de Assistência Social e uma comissão de servidores. Mas Aline lembrou que desde julho do ano passado denuncia a situação dos servidores e, junto com os vereadores Daniel Coelho (PV) e Priscila Krause (DEM), vem buscando uma solução.

Para ela, a atitude do vice-líder, em se antecipar e agendar o encontro, sem convidar vereadores comprometidos com a causa desses servidores, parece uma solução mágica, de última hora. “O vice-líder, tarefeiro do governo, antecipou uma solução sem formar uma comissão de parlamentares envolvidos na questão desde o começo”. Inácio Neto argumentou que é um compromisso de todos os vereadores lutarem pelos direitos dos servidores e que só iria relaxar quando for realizado o concurso.

Aline lembrou que em julho do ano passado fez uma audiência pública com a secretária de Assistência Social e a presidência do Iasc. “Ficou acertado na época que até setembro estaria tudo resolvido. Estamos em março do ano seguinte e nada até agora. Nós estaremos na reunião de hoje.”

Daniel Coelho pediu para ser incluído na comissão que vai acompanhar a reunião dos servidores. Ele lembrou que o pagamento por empenho não é um problema novo e é irregular. “Quando se tem uma gestão incompetente, temos que cobrar. Não sei como o prefeito está explicando tantos pagamentos por empenho, um tipo de contratação proibida.”

Em 15.03.10, às 17h.