Vera Lopes critica falta de ambulâncias no SAMU

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (9) a vereadora Vera Lopes (PPS) denunciou o que ela identifica como descaso com a saúde das pessoas no Recife e lamentou o descumprimento da Constituição Brasileira de 1988 que em seu artigo 196 diz que “a saúde é direito de todos e dever do estado”. A parlamentar se mostrou indignada com a morte do porteiro Edvaldo Francisco Macedo na quinta-feira da semana passada após esperar várias horas por remoção para uma UTI.

Vera Lopes lembrou que os pacientes fazem verdadeira peregrinação pelos hospitais e unidades de saúde da cidade para encontrar atendimento. Segundo ela, na quarta-feira da semana passada o porteiro Edvaldo passou mal e foi atendido na UPA da Imbiribeira, entrou em convulsão e foi para uma policlínica. Depois de uma parada respiratória, o paciente foi entubado, mas ficou nos corredores aguardando remoção para uma UTI. A vereadora disse que ligou pessoalmente para o SAMU para remover o porteiro cujo estado era delicado e foi informada que só havia duas ambulâncias, uma em atendimento e outra quebrada. “Consegui um leito de UTI no Hospital Alfa, que é particular, através de amigos meus, mas não consegui a remoção. Os parentes chamaram a imprensa e só depois disso é que ele foi removido para um hospital, cinco horas depois. O paciente veio a óbito à noite”.

Vera considera essa situação uma vergonha e por isso vai dar entrada em um requerimento para indagar dos gestores da saúde quantas ambulâncias existem e qual o tempo de espera dos pacientes. “Tenho um projeto de lei aprovado aqui na Câmara e que se encontra nas mãos do prefeito para ser avaliado e que impede que as macas das ambulâncias fiquem retidas nos hospitais”. A parlamentar também aproveitou a tribuna para repercutir o manifesto dos médicos à nação onde eles apresentam reivindicações ao novo presidente da república para dar respostas urgentes aos problemas da saúde no país.

Em 09.08.2010, às 17h30.